Menu

Pesquisa do IBGE revela que mais de 500 mil acreanos passaram por insegurança alimentar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 17, uma Pesquisa de Orçamentos Familiares “POF” com informações sobre a composição orçamentária doméstica e sobre as condições de vida da população acreana. Os dados são referente aos anos de 2017 e 2018.


O resultado apresenta a relação da situação de Segurança Alimentar (SA) ou Insegurança Alimentar (IA) existente nos domicílios acreanos com as características do orçamento doméstico e o modo de viver das famílias.

Publicidade

Em 2017-2018, a POF estimou um total de 234 mil de domicílios particulares permanentes no Acre. Dentre esses, 41,3% estavam em situação de segurança alimentar enquanto 58,7% domicílios (521 mil pessoas) particulares restantes estavam com algum grau de insegurança alimentar.


Neste período, a proporção de domicílios em IA leve foi de 32,5%, sendo que 13,8% dos domicílios particulares estavam em IA moderada e 12,4% em IA grave.


Considerando o nível de IA grave como a forma mais severa de baixo acesso domiciliar aos alimentos, é possível afirmar, com base nos resultados da POF 2017- 2018, que cerca de 29 mil de domicílios (12,4%), passaram por privação quantitativa de alimentos, que atingiram não apenas os membros adultos da família, mas também suas crianças e adolescentes.


“Houve, portanto, ruptura nos padrões de alimentação nesses domicílios e a fome esteve presente entre eles, pelo menos, em alguns momentos do período de referência de 3 meses”, afirmou o IBGE.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido