Menu

Pesquisar
Close this search box.

Professores se vestem de “super-heróis” para levar conteúdo a alunos de escolas rurais no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Fotos: Mardilson Gomes/Secom


Professores da rede pública de ensino rural da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e Esportes (SEE) do Acre encontraram uma maneira de chamar atenção e evitar que os estudantes que moram longe da zona urbana não percam o interesse pelos estudos neste momento de pandemia da Covid-19. Nessa semana, eles se vestiram com trajes de super-heróis e levaram atividades e todo o conteúdo da sala de aula pessoalmente aos alunos e seus familiares.

Anúncios


Eles foram na comunidade ribeirinha do município de Porto Acre (a 80 quilômetros de Rio Branco). As atividades foram entregues para alunos das escolas rurais Santa Fé e Nossa Senhora Auxiliadora, a mais de duas horas de barco desde Porto Acre. A ação é uma forma recomendada pela SEE para que as comunidades rurais que não têm internet não fiquem com seus filhos sem aula por conta da pandemia, evitando também a perda do ano letivo de 2020.


Teve Superman, Batman e Mulher Maravilha, Homem Aranha, Ladies Bugs. Batgirl, a Supergirl e outros. Segundo a diretora do Núcleo da SEE, Francileide de Souza, a missão de levar textos e exercícios aos estudantes das comunidades mais distantes evita que eles se dispersem dos estudos e comprometam o andamento dos trabalhos escolares, já duramente afetados pelos efeitos da infecção por Covid-19.


“Eles já estavam há algum tempo parados, sem estudar. E isso não pode acontecer. A injeção de ânimo hoje é essencial. E viemos assim como uma forma lúdica, para lembrá-los de que estudar pode ser também divertido, que eles podem despertar neles próprios o super-herói que está adormecido”, disse a educadora ao portal Notícias do Acre, do governo.


A escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Fé atende a cerca de 600 estudantes, a maioria filho de produtores agroextrativistas da Colocação Santa Tereza. “Temos alunos que caminham até oito quilômetros de ramal para chegar à beira do rio. Depois de pegar o barco, eles fazem ainda três horas e meia de viagem quando está no inverno, que o rio está cheio e a embarcação não encalha, para chegar aqui à Santa Fé”, explica Francisco Egídio Batista, formado em Letras e professor-titular da escola. Ele vive dentro da comunidade há pelo menos 31 anos. Na escola Nossa Senhora Auxiliadora, o número de alunos é bem menor. São cerca de 40, mas nem por isso considerada menos importante para a gestão escolar. O material entregue conta com exercícios de todas as disciplinas. Após algumas semana, uma nova equipe de educadores voltará à casa dos alunos para fazer as correções devidas e tirar as suas dúvidas, quando, então, o aluno também será avaliado.


Fonte: Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido