Menu

Interior do Acre recebe novos sistemas cartorários que agilizam emissão de documentos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As Serventias Extrajudiciais Oficializadas dos municípios de Jordão, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus receberam a instalação de sistemas cartorários modernos. A ação visa possibilitar mais agilidade na expedição de documentos como Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito. Marechal Thaumaturgo deu início ao uso do sistema mês passado, Santa Rosa e Jordão, agora em setembro.


Com os novos sistemas, o judiciário afirma que a população dessas localidades será beneficiada com prestação de serviço de maior qualidade e eficiência. A implantação dos sistemas é uma ação do TJAC e da Corregedoria-Geral da Justiça para que as serventias extrajudiciais oficializadas possam disponibilizar um serviço adequado à comunidade que sofria com a descontinuidade do serviço em razão dos problemas técnicos apresentados nos sistemas antigos, que causavam paralisação.

Publicidade

Os sistemas instalados estão integrados ao Sistema Extrajud, o que permite um acompanhamento mais próximo em relação à prática dos atos notariais e de registro naquelas serventias. O sistema instalado nas três serventias oficializadas está configurado para emissão de arquivos em formatos compatíveis com sistemas de informação utilizados pelo INSS – para uso no controle de despesas previdenciárias – e pelo IBGE – para alimentação de dados estatísticos de cada Município –, o que tornará a transmissão destes dados obrigatórios mais rápida e segura, já que não haverá mais a necessidade de preenchimento manual destas informações.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido