Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre recebeu mais de 44 mil migrantes e refugiados de 36 países

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Comitê Nacional para Refugiados (Conare), realizou capacitação online para 56 servidores públicos estaduais e municipais do Acre, além de representantes da sociedade civil como a Caritas – organização humanitária da igreja católica.


O objetivo é instruir quanto ao uso do Sistema do Comitê Nacional para Refugiados (Sisconare) visto que muitos profissionais que trabalham nessa área apresentaram dificuldades no acesso a plataforma digital. A capacitação foi solicitada ao MJSP pelo próprio estado, para que houvesse uma melhoria e celeridade no atendimento a este público.

Anúncios


Com base nos dados da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres do Acre desde o segundo semestre de 2010, mais de 44 mil migrantes e refugiados de 36 nacionalidades passaram pelo estado do Acre.


De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados do Acre, Maria da Luz Maia ressaltou que o Acre tem vivenciado um grande movimento migratório, se tornando uma volumosa porta de entrada e passagem de migrantes e refugiados no país: “O Sisconare é uma forma dos cidadãos regularizarem a sua permanência dentro do Brasil com a garantia dos direitos de acesso às políticas públicas como a saúde, educação e trabalho”, destaca.


O Sisconare é uma plataforma digital que solicita o reconhecimento da condição de refugiado no Brasil. O Sistema permite que o solicitante registre suas informações, receba notificações, acompanhe o andamento do seu processo e mantenha os seus dados de contato atualizados.


O Conare já capacitou cerca de 700 pessoas nos estados de Porto Alegre, Brasília, Curitiba, São Paulo, Manaus, Boa Vista, Belém, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e na cidade de Santarém. A Coordenadora de Políticas de Refúgio do Departamento de Migração do MJSP, Gabriella Oliveira orienta aos estados que sentirem a necessidade de fazer o curso, solicitarem ao MJSP: “O papel das redes de atendimento é inestimável no auxílio a solicitantes e a refugiados, e essas capacitações buscam orientar sobre a utilização do sistema e facilitar o seu uso. Uma das nossas tarefas mais importantes é auxiliar, no que for possível, para que a utilização do Sisconare seja fluida e dinâmica”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido