Conecte-se agora

Maioria dos partidos fará convenção presencial na pandemia

Publicado

em

Será dada a largada das convenções partidárias em Rio Branco com vistas às eleições municipais de 2020 nesta sexta-feira, 11, começando pelo Partido Progressista (PP), Partido Social Democrático (PSD) e partidos aliados. Embora a capital acreana esteja enquadrada na Bandeira Amarela (nível de Atenção) na classificação de risco da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), apenas o Partido dos Trabalhadores (PT) optou por realizar a convenção totalmente online, transmitida pelas redes sociais do partido. Os demais farão encontros presenciais, garantido obedecer às medidas sanitárias de distanciamento, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.

Uma série de eventos está marcada por Rio Branco neste próximo final de semana para a escolha de candidatos e formação de coligações majoritárias, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). O PP, PSD e partidos aliados tentarão emplacar Tião Bocalom na prefeitura da capital acreana. Boca tem como vice a ex-deputada Marfisa Galvão – esposa do senador e representante do PSD local, Sérgio Petecão. Em seguida é a vez do Partido Social Cristão (PSC) apresentar o pré-candidato Jamyl Asfury, que tentará sentar na cadeira de prefeito da cidade.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) escolheu o ex-Reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, para apresentar como pré-candidato na convenção. Também no final de semana, o Avante tentará chegar à prefeitura de Rio Branco com o pré-candidato Jarbas Soster, empresário local. Na disputa deste ano, o PT deve apresentar o deputado estadual Daniel Zen como pré-candidato. Já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) farão a convenção em Rio Branco na próxima segunda-feira (14). O MDB terá como opção de pré-candidato a prefeito o deputado estadual Roberto Duarte e o PSB a atual prefeita de Rio Branco, a professora Socorro Neri.

A nova legislação imposta pela pandemia determinou que as convenções sejam realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro. O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizadas, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro. Este ano, os partidos políticos têm a opção de realizar suas convenções em formato virtual e as legendas devem garantir ampla publicidade das datas e medidas que serão adotadas.

No formato online, as agremiações poderão usar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, no entanto, obedecendo aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019.

O Código Eleitoral determina que só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos. A convenção serve para reunir os filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).

Convenções municipais em Rio Branco:

• Convenção PSD – Bocalom – Dia 11 (sexta-feira), às 18 horas, na Stars Som – Avenida Getúlio Vargas nº 4.176, bairro Raimundo Melo [antiga JPFerro]

• Convenção PSC – Jamyl Asfury – Dia 12 (sábado), às 16h, no Palácio da Indústria, Avenida Ceará.

• Convenção PSDB – Minoru – Dia 12 (sábado), às 19 horas, no Hotel Terra Verde.

• Convenção Avante – Jarbas Soster – Dia 12 (sábado), às 19 horas, no Hotel Holiday Inn.

• Convenção PT – Daniel Zen – Dia 13 (domingo), às 18h, nas redes sociais do partido.

• Convenção MDB – Roberto Duarte – Dia 14 (segunda-feira), às 18 horas, no Ginásio do Colégio Meta.

• Convenção PSB – Socorro Neri – Dia 14 (segunda-feira), às 18h30, no Afa Jardim.

Anúncios

Acre

Vice-presidente da República cumpre agenda no Acre na próxima quarta-feira

Publicado

em

O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia, cumpre agenda no Acre na próxima quarta-feira, 23. Os compromissos de Mourão no Estado ainda não foram divulgados. 

Nos últimos dias um dos principais assuntos em torno do Governo tem sido o aumento das queimadas no país em 2020.

Em resposta ao contato do ac24horas, a jornalista Nayara Lessa, uma das diretoras da Secretaria Estadual de Comunicação, confirmou a vinda do vice-presidente na quarta-feira, mas afirmou não ter autorização, no momento para divulgar a agenda.

Continuar lendo

Acre

Domingo tem apenas 18 novos casos e uma morte pela Covid-19

Publicado

em

Assim como em finais de semanas anterior, o número de registro de novos casos da Covid-19 despenca no Acre.

Foi o que aconteceu neste domingo, 20. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) houve o registro de apenas 18 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Assim, o número de infectados subiu de 27.061 para 27.079, nas últimas 24 horas.

O Acre, até o momento, registra 69.101 notificações de contaminação pelo novo coronavírus, sendo que 41.976 casos foram descartados. Ainda, 46 testes de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 24.298 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 80 seguem hospitalizadas.

Mais 1 óbito foi registrado neste sábado, sendo uma mulher de 27 anos: J. Q. C., moradora de Sena Madureira que deu entrada no dia 5 de setembro no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu neste sábado,19, fazendo com que o número oficial de mortos pela doença suba para 649 em todo Acre. 

Continuar lendo

Acre

Com gol aos 50 minutos, Rio Branco estreia com vitória na Série D

Publicado

em

Foi no sufoco, mas o Estrelão começou com o pé direito sua caminhada no Campeonato Brasileiro da Série D neste sábado, 19. A partida também marcou a estreia do técnico Celso Teixeira, que teve apenas dois dias para preparar a equipe.

Jogando contra o Independente do Pará no estádio Arena Acreana, o Rio Branco foi melhor durante toda a primeira etapa. Mesmo assim, teve dificuldades para abrir o placar. Somente aos 36 minutos e contando com a sorte foi que o time acreano saiu na frente. O azar foi do zagueiro do time paraense Natan que acabou marcando contra.

O Rio Branco poderia ter ido para o intervalo com o placar ainda maior. Aos 49 minutos, Marcos cobrou pênalti, mas parou no goleiro Renan Paredão do Independente.

Na segunda etapa, o sufoco. Aos 27 minutos, a arbitragem marcou pênalti para o time paraense. Raygol foi para cobrança e marcou gol de empate.

Quando tudo caminhava para o sentimento de frustração, já nos acréscimos, aos 50 minutos veio o alívio. Linyker, de cabeça, deu a vitória ao time estrelado, que fez uma enorme festa logo após o gol.

Com a vitória, o Rio Branco larga na frente do Grupo 1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Os demais representantes do Acre na competição jogam neste domingo, 20. Enquanto o Galvez, campeão acreana, recebe o Fast do Amazonas, às 5 da tarde, na Arena Acreana, o Atlético estreia fora de casa contra o Ji-Paraná. A partida acontece às 2 da tarde, horário do Acre.

Crédito da foto: Alberto Casas

Continuar lendo

Acre

Gladson Cameli confere obras que vai inaugurar em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O governador Gladson Cameli conferiu neste sábado, 19, em Cruzeiro do Sul, as obras dos equipamentos de cultura e esportes que compõem a Avenida Cultural que ele vai inaugurar no dia 28 de setembro, aniversário da cidade. Trata-se do Teatro dos Nauas, Centro Cultural Corbélia Lima e Ginásio Alailton Negreiros. Na entrada da Avenida está sendo erguido um portal.

Outro compromisso de Cameli foi com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues. Este é o primeiro encontro institucional do governador com o recém-empossado gestor do município . Eles firmaram parceria para melhorar a infraestrutura de Cruzeiro com ênfase nas melhoria de ruas. Segundo Cameli, a união entre Estado e prefeitura otimiza recursos, compartilhamento de projetos e definição de obras estratégicas para o município.

“Quando o governo e a prefeitura trabalham juntos, só quem ganha é a população. Desde o início da nossa gestão, firmamos parcerias com todas as prefeituras e aqui em Cruzeiro do Sul não foi diferente. Temos muitos projetos que queremos executar aqui e o apoio do prefeito Clodoaldo é muito importante para que possamos melhorar a vida das pessoas. Sabemos que o desafio é grande, mas com muito trabalho e seriedade, nossos objetivos de melhorar a vida da população, gerar mais emprego e renda serão alcançados”, declarou.

Clodoaldo Rodrigues destacou que só com a parceria do governo prosseguirá com os investimentos que Cruzeiro do Sul necessita para melhorar a área de infraestrutura.

“Saio muito satisfeito dessa reunião e com a garantia do governador de novas parcerias com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul para que possamos dar continuidade aos serviços de melhoria de infraestrutura em nosso município. O governo é o nosso principal parceiro e o governador Gladson Cameli só reafirmou seu compromisso de ajudar a nossa gestão”, disse.

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas