Conecte-se agora

Cruzeiro do Sul ganha prêmio nacional com Projeto de Melhorias de Espaços Escolares

Publicado

em

O município de Cruzeiro do Sul ganhou o 1º lugar no Prêmio Nacional da plataforma Conviva Educação. Com o tema “Fortalecendo a Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do município de Cruzeiro do Sul-Acre”, a equipe apresentou um Projeto voltado para melhorias de Espaços Escolares, demonstrando a importância dessa prática para efetivação da aprendizagem, utilizando a ferramenta da Plataforma do Conviva Educação.

Como premiação, o município recebeu Kits de Literatura Infantil para rede municipal de ensino e o outro prêmio seria uma viagem internacional promovida pelo Conviva no primeiro semestre de 2020 com destino à Colômbia, para conhecer experiências exitosas na Educação, voltada para o Secretário Municipal de Educação Amarízio Saraiva e para a responsável técnica pela apresentação Maria José Caetano. Devido a pandemia a viagem foi cancelada e o prêmio convertido em kits de livros literários, para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e kits com álcool em gel para uso individual e coletivo, que devem ser recebidos em outubro pelo município.

“Já faz quase um ano que participamos desse concurso a nível de Brasil. Recebemos um prêmio agora que será para coletividade. O Prêmio ganha uma importância diferente, sendo contemplada a coletividade, com o recebimento de um kit de livros literários, de acordo com a BNCC, e outro kit de material higiênico com álcool em gel para ajudar nas escolas quando o ano letivo iniciar”, destacou o secretário de educação Amarísio Saraiva.

Como aconteceu

Para concorrer a premiação era necessário apresentar um relato com referência ao uso do Conviva na criação e/ou implementação de melhoria nos processos de gestão da secretaria ou rede de ensino. O concurso tem o objetivo de reconhecer os municípios que utilizam a plataforma Conviva para obter resultados positivos nas ações cotidianas da Secretaria e das escolas, com aprimoramento dos processos de gestão.

O Concurso contou com a participação de 244 municípios do Brasil, sendo dividido em diferentes etapas de classificação. Na primeira foram eliminadas as cidades que não obedeciam aos quesitos e regras exigidas. Já na segunda fase, ocorreu a seleção técnica dos 10 municípios finalistas, sendo estabelecida uma nota para a classificação dos relatores, considerando pontos como: a articulação e mobilização, a metodologia, o aperfeiçoamento e inovação, o fortalecimento e desenvolvimento da gestão e o uso qualificado do Conviva em 2019.

Na última etapa, a 3º fase, ocorreu o encontro presencial formativo, realizado de 11 a 15 de novembro de 2019 no Rio de Janeiro com os 10 finalistas. O Acre foi representado pelo o município de Cruzeiro do Sul através da técnica Maria José Caetano, responsável pelo relato, e o Dirigente Municipal de Educação do município Amarisio Saraiva.

No encontro presencial, os 10 finalistas, realizaram uma apresentação estruturada sobre suas experiencias para 4 especialista em educação e também gravaram um vídeo depoimento na TV Cultura com o relato de sua experiência inscrita, que foi disponibilizado para avaliação do público – como parte da categoria “votação popular”.

Dentre os 10 (dez) finalistas, foram declarados vencedores da 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva: na categoria “votação popular” – 1 (um) município cuja experiência foi a mais votada no site da 4ª Ação de Reconhecimento, e na categoria “técnica” – 2 (dois) municípios cujas experiências foram consideradas como as melhores pela banca de especialistas.

A Ação de Reconhecimento é realizada desde 2014 e tem o objetivo de identificar as boas práticas de gestão realizadas com o apoio da plataforma.

PLATAFORMA CONVIVA EDUCAÇÃO

A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito que tem por objetivo apoiar os dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias municipais de educação nos processos de gestão. Conviva é uma iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com treze institutos e fundações, sendo elas: Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Humanize, Instituto Natura, Instituto Votorantim, Itaú BBA, Movimento Todos Pela Educação e Porticus.

A plataforma foi lançada em 2013 e possui cerca de 5.000 municípios cadastrados, o que corresponde a mais de 90% municípios do Brasil. A Ação de Reconhecimento é realizada desde 2014 e tem o objetivo de identificar as boas práticas de gestão realizadas com o apoio da plataforma.

Anúncios

Na rede

Escola de Cruzeiro do Sul vence os Jogos Escolares Virtuais 2020

Publicado

em

A escola São José, uma das mais tradicionais de Cruzeiro do Sul , com 62 anos de fundação, foi a campeã dos jogos escolares virtuais de 2020. A escola Militar Dom Pedro II, em Rio Branco, ficou em segundo lugar. A campeã ganha um kit esportivo de R$ 5 mil e a segunda colocada receberá um kit de R$ 2 mil reais.

52 escolas participaram dos Jogos Escolares 2020 iniciados no dia 7 de julho. A disputa foi online este ano por causa da pandemia do Coronavirus. As competições foram dividas pelas regionais Alto Acre, Baixo Acre, Tarauacá/Envira e Juruá.

Escola São José

A unidade de ensino foi inaugurada no dia 19 de março de 1948 pelo Bispo Diocesano D. José Hascher e funcionava como seminário, sendo aberta ao público, para alunos externos em 1974. Em 1977 , a escola deixou de ser particular e passou a ser conveniada com o governo Estado, tornando – se gratuita. O governador Gladson Cameli foi aluno da Escola São José.

A coordenadora da Regional de Educação de Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino e o chefe do setor de esportes de Cruzeiro do Sul, Adelcimar Carvalho , agradeceram pela votação . ” Um orgulho pra nós esse resultado “, citou Adelcimar.

Continuar lendo

Na rede

PF apreende quase meia tonelada de carne de caça em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Federal em Cruzeiro do Sul apreendeu nesta sexta-feira, 18, em um comércio localizado na BR-307, próximo a Unidade Prisional Manoel Neri, 18 jabutis e cerca de meia tonelada de carne de caça. Quatro pessoas que estavam no local foram conduzidas para a delegacia para lavratura do auto de prisão em flagrante. Os jabutis e a carne de caça ficaram sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), que realizará os procedimentos administrativos.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal, a operação foi fruto de investigação. Os policiais federais descobriram o local onde ocorria a comercialização de carne de caça e, hoje, ao chegarem ao lugar, sentiram um cheiro forte característico de cura de carne.

Já dentro do comércio, flagraram quatro indivíduos pesando e separando carnes no fundo do estabelecimento. Foram encontradas seis sacas, contendo aproximadamente 60 quilos de carne de animais silvestres. Havia carne também em dentro de uma caixa de isopor, de um carrinho de mão e numa sacola. Havia ainda 19 jabutis vivos.

Por causa do grande volume, três viaturas foram utilizadas para o transporte do produto ilegal do comércio até a sede da PF e ao IMAC. De acordo com os agentes, a carne havia sido adquirida no Rio Gama, originária da região do Rio Boa Fé, no Amazonas. Além dos animais e da carne, a polícia apreendeu um veículo de carga, que teria sido utilizada pelos suspeitos para o transporte da carga.

Continuar lendo

Na rede

Suposto usuário de drogas é morto a tiros em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Um homem ainda não identificado pela polícia, mas que segundo testemunhas teria o apelido de “Elmo”, foi morto a tiros na noite desta quinta-feira, 17, no bairro do Remanso, localizado em Cruzeiro do Sul.

A Polícia Militar esteve no local em busca de informações sobre o autor do homicídio, mas até o momento ninguém foi preso ainda.

Segundo informação de moradores do bairro, o homem seria usuário de drogas e também era acusado de praticar roubos no local. No entanto, a Polícia Militar ainda não confirmou a informação.

Continuar lendo

Na rede

Pescador salva três passageiros que caíram com carro em igarapé

Publicado

em

Um carro com três pessoas caiu no final da tarde desta quinta-feira, 17, dentro do Igarapé Mesquita, situado na BR-307, em Cruzeiro do Sul. Segundo testemunhas, os passageiros chegaram a ficar cerca de 3 minutos dentro do carro e só não se afogaram porque um pescador cortou os cintos de segurança para que todos pudessem sair do veículo e da água.

Duas pessoas ficaram feridas, engoliram bastante água e foram levadas ao Hospital do Juruá em uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nenhum dos passageiros foi identificado ainda.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, apesar de a BR-307 ser uma rodovia federal, como em Cruzeiro do Sul não há Polícia Rodoviária Federal, a PM foi ao local atender a ocorrência.

Moradores afirmam que a ponte sobre o Igarapé Mesquita, onde o acidente aconteceu, está em situação precária.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas