Conecte-se agora

Professora leva a série CSI para a sala de aula no município de Tarauacá

Publicado

em

Estamos em Tarauacá, no Acre, onde um terreno foi isolado após a descoberta de uma ossada humana enterrada. Um crime brutal, que precisa ser elucidado com a ajuda de peritos e dos responsáveis pela investigação: alunos da Escola Estadual Djalma da Cunha Batista. Sim, você leu certo: a polícia não irá interferir neste caso. Pois, o que parece a cena de um assassinato é, na verdade, uma aula. Inspirada na famosa série “CSI”, a professora Tamayra Hanan decidiu levar a investigação criminal para dentro do colégio. E, neste Dia do Biólogo (03/09), vira história com seus estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, mostrando que é possível ir muito além das aulas tradicionais para ensinar a matéria.

“Busquei criar, neste projeto, algo que pudesse associar a biologia aos sonhos dos alunos. Algo que eles pudessem aplicar aos seus projetos de vida”, conta a docente, que recebeu formação do STEM Brasil, da ONG Educando. A iniciativa, que durou seis meses, vai ao encontro da proposta do programa, que enfatiza a prática para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática.

Além da biologia, a matéria eletiva criada por Tamayra envolveu, também, química, física e matemática, e foi dividida em dois momentos: no primeiro, mais teórico, mas nem por isso menos atrativo, a professora convidou profissionais que atuam na área para falar com os alunos, tais como advogados e uma dentista, que ensinou como a odontologia pode auxiliar na resolução de crimes: por exemplo, identificando marcas de mordidas. Em um segundo momento, os estudantes uniram a teoria à prática, simulando cenas de crimes e usando o conhecimento adquirido e equipamentos como luvas, máscaras, lupa e máquinas fotográficas para registrar as “provas” e solucionar os casos, como verdadeiros peritos.

Em uma das cenas montadas ao longo do curso, eles tiveram que usar álgebra e proporcionalidade para descobrir o tamanho do sapato do autor do crime. Já a química foi usada para revelar, usando o vapor do iodo, as impressões digitais deixadas no local, permitindo que os alunos colocassem em prática o que aprenderam sobre reações de oxidação.

Na biologia, foi trabalhado genética, biologia molecular, paleontologia e o corpo humano. Neste último, os estudantes fizeram uma autópsia fictícia em um boneco, onde investigaram a causa mortis da vítima. Do lado externo da escola, onde havia mais uma cena de crime isolada por fitas e munidos de pás e pinceis, eles tiveram que usar a arqueologia forense para desenterrar, com cuidado, a réplica de um esqueleto encontrado e solucionar o crime com a análise da arcada dentária.

Conhecimento ampliado

Alunos que participaram do projeto elogiaram a iniciativa, afirmando que a matéria ampliou o conhecimento. “A professora trouxe a diversidade do mercado de trabalho em uma só matéria eletiva, unindo medicina, química, investigação e o mundo forense. Coisa que os alunos tinham pouco contato até então”, afirma Gabriela Mesquita, 17 anos.

Já Saula de Paiva, também terceiranista de 17, conta que a iniciativa abriu os olhos de alguns para novas possibilidades. Para outros, reforçou e incentivou um sonho: “A matéria me ajudou muito, não a mudar meu projeto de vida, mas para ter certeza do que eu quero”, conta.

Diretor do STEM Brasil, o professor Marcos Paim, explica que a formação permite ao docente não apenas aplicar a metodologia desenvolvida, como também a troca de experiências com outros profissionais. “Com isso, ganha o aluno, que consegue conectar o que se aprende na escola ao mundo real”, conclui.

Sobre o STEM Brasil

O STEM Brasil começou em Pernambuco, em 2009, e já formou 6.533 professores em 768 escolas de 17 estados brasileiros, alcançando um impacto positivo em mais de meio milhão de alunos (575 mil). O sucesso levou o programa a ser adaptado para o currículo mexicano, e o STEM México foi implantado no país no ano passado. Segundo levantamento da consultoria internacional ManpowerGroup, engenheiros e profissionais de TI são cargos em que há grande carência de mão de obra em ambos os países.

O programa oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas e facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. A formação envolve quatro áreas: física, química, biologia e matemática. Cada professor passa por 180 horas de formação distribuídas ao longo de dois anos. “O objetivo do STEM Brasil é incentivar o professor a despertar a sua paixão nos alunos”, afirma Kelly Maurice, diretora executiva da Educando.

Anúncios

Cidades

Município e Estado realizam operação gota em comunidades de difícil acesso

Publicado

em

A operação tem por objetivo imunizar e com isso levar mais qualidade de vida para as comunidades

Durante a manhã de quinta-feira, 17, a equipe de saúde da Secretaria Municipal de Cruzeiro do Sul, juntamente com o Estado e Aeronáutica, estiveram presentes na Comunidade Prainha com o atendimento de vacinação para as pessoas daquela região.

A vacinação é um importante meio de imunização contra doenças como influenza, febre amarela e outras. “Esse atendimento que estamos realizando, é de grande importância, pois muitas dessas pessoas não tem como se locomover até a cidade, e a vacina ajuda a proteger contra muitas doenças,” destacou o coordenador de imunização Joab Rocha.

A ação foi desenvolvida em várias comunidades como Simpátia, Três Bocas e Vista Alegre ao todo foram vacinadas mais de 340 pessoas.

Segundo a moradora da comunidade Prainha, Maria Francisca, a vacinação facilita, pois os moradores não precisam se deslocar. “Como moramos na zona rural, acabamos não tendo condições de levar os nossos filhos para a cidade, então esse atendimento prestado aqui nos ajuda muito,” contou ela.

A vacinação nessas localidades ocorreu conforme a situação vacinal de cada indivíduo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Cidades

Prefeito de Cruzeiro do Sul recebe em seu gabinete a deputada Jéssica Sales

Publicado

em

Durante toda semana o prefeito Clodoaldo Rodrigues vem recebendo em seu gabinete diversos parlamentares da bancada federal. Nesta quinta-feira, 17, foi a vez da deputada federal Jéssica Sales, MDB, que veio fazer uma visita institucional ao prefeito Clodoaldo Rodrigues para reafirmar o compromisso com a liberação de recursos para o município.

A reunião foi muito proveitosa, pois Jéssica Sales garantiu todo o apoio na liberação dos mais de R$ 75 milhões destinados à prefeitura, Bem como também garantiu o empenho na alocação de mais recursos para o município.

“Já destinei mais de R$75 milhões somente para Cruzeiro do Sul. São recursos para diversas obras de infraestrutura que estão e serão liberadas para melhorarmos a qualidade de vida da nossa população”, frisou a deputada.

A parlamentar agradeceu a receptividade do prefeito Clodoaldo e afirmou que o trabalho em parceria continuará.

”Nosso prefeito Clodoaldo sempre foi um amigo e hoje vim dizer a ele que continuarei trabalhando firme e agora com mais empenho pela nossa cidade. Conheço a seriedade do Clodoaldo e continuaremos trabalhando firme e em parceria”, enfatizou.

O prefeito Clodoaldo Rodrigues afirmou que continuará a boa relação com todos os parlamentares da bancada federal. Pois, o empenho de cada parlamentar acarretará nas melhorias de vida da população cruzeirense.

“Estou muito contente com as visitas de nossos parlamentares, continuarei com essa relação de amizade e receptividade. Pois, são nossos parlamentares que correm atrás de recursos em Brasília para ajudar os prefeitos a governarem”, destacou Clodoaldo.

O prefeito também agradeceu a presença de Jéssica Sales e todo o seu empenho em trabalhar por Cruzeiro do Sul e afirmou que mesmo sendo de partidos diferentes sempre estará buscando ajuda da parlamentar.

Continuar lendo

Cidades

Pista do aeroporto de Feijó está em fase final de obras para ser homologada pela Anac

Publicado

em

Fotos: Secom

O aeroporto do município de Feijó vem recebendo serviços de melhorias para que o aeródromo ofereça condições aos usuários dos serviços. A partir daí, pode receber a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já foram feitos testes com a iluminação por meio do Departamento de Estradas de Rodagens (Deracre) e operação tapa-buracos utilizando asfalto frio.

O chefe da Divisão de Aeroportos do Deracre, Sócrates Guimarães, diz que o Estado vem pleiteando há tempos junto à Anac a homologação do aeroporto. “Mas para que aconteça a certificação da estrutura é preciso que ela se encaixe perfeitamente nas normas pré-estabelecidas pela Agência”, enfatizou.

O aeroporto também deve passar por uma reforma, segundo o governo. “O Estado irá implantar voos noturnos para Feijó. O aeroporto de Feijó tem a pista ampla, sendo ela de 24 metros de largura por 1.200 metros de comprimento”, destacou.

Continuar lendo

Cidades

Prefeito Clodoaldo Rodrigues vistoria frentes de serviço em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

As obras em Cruzeiro do Sul estão a todo vapor. A prefeitura está atuando com 10 frentes de serviço em várias localidades da cidade, na zona urbana e rural. Na manhã desta quinta-feira (17) o prefeito Clodoaldo Rodrigues, acompanhado do secretário de Obras Mauri Barbosa, o Sinhor, visitaram as principais ruas que recebem as ações.

Na rua Pará, no bairro do Telégrafo, e na rua Pocedônio Rodrigues, no Remanso, a Secretaria de Obras está realizando a recuperação do acesso, como ainda a instalação de bueiros e sarjetas. Outro local visitado pelo gestor foi a Rua Djalma Dutra, no bairro da Escola Técnica, onde as máquinas trabalham na abertura do acesso. O Prefeito Clodoaldo esteve ainda na Rua Antônio Costeira, no bairro João Alves, que estava com o tráfego obstruído há quase dez anos. No local, a prefeitura está recuperando todo trajeto.

“Hoje estamos visitando os trabalhos realizados na cidade. Essa rua no João Alves era um desafio, onde não mexiam há mais de 09 anos, soubemos até mesmo de um estupro que ocorreu nesta localidade. Aqui próximo estamos recuperando a Avenida Cultural, na frente do Teatro dos Náuas, e esta via proporcionará acesso de forma mais fácil, e principalmente, proporcionando benefícios para várias famílias”, destacou o prefeito Clodoaldo.

O secretário explicou que as equipes de serviço foram ampliadas, por determinação do prefeito, para que possam aproveitar o período sem chuvas para executar e concluir o maior número possível de obras.

“Temos que correr contra o tempo como o prefeito determinou. Teremos que trabalhar dia e noite para concluir os serviços, principalmente os que já estão em andamento. Nosso objetivo é oferecer trafegabilidade em todos esses locais que já foram iniciados os trabalhos”, enfatizou o secretário.

O prefeito destacou ainda que as frentes de serviço realizam inúmeros trabalhos, dentre eles: reabertura de ruas, recuperação, serviços de drenagem, recapeamento, asfaltamento e tapa buracos. Segundo ele, a gestão,junto com a equipe de planejamento, está concluindo projetos para buscar recursos em Brasília, com os parlamentares, e também parcerias com o governo do estado.

“Estamos fazendo tudo que é possível, buscando recursos com governo do estado, com nossos parlamentares, e já estamos encaminhando projetos para Brasília. Se tivermos os recursos financeiros e o tempo nos ajudar ainda faremos muitas coisas na nossa cidade”, finalizou Rodrigues.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas