Menu

Cruzeiro do Sul inicia campanha de alerta e prevenção ao suicídio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Setembro é o mês dedicado ao combate ao suicídio. Para reforçar a promoção da política pública de saúde, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciaram nesta terça-feira, 1º, a Campanha ‘Setembro Amarelo’. O prefeito Clodoaldo Rodrigues, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde Janaína Negreiros fizeram a abertura da campanha em um ato simbólico, onde junto com os servidores soltaram balões e acederam as luzes da Catedral, principal cartão postal da cidade, com a cor amarela.


Com objetivo de alertar a população sobre o problema, o mês marcado pela campanha de conscientização conta com inúmeras ações que serão desenvolvidas nas unidades de saúde, como rodas de conversa, palestras, atendimentos e acompanhamentos psicológicos e esclarecimentos sobre o tema nas unidades de saúde de cada bairro. A Secretária de Saúde. Municipal, Janaína Negreiros destacou que as ações devem ter um olhar voltado também para os agravos causos durante o período de pandemia.

Publicidade

“Além das ações que já costumamos desenvolver, estamos intensificando ainda mais os atendimentos, pois este momento de pandemia nos faz perceber ainda mais a importância e relevância desse tema, quando temos uma parte da população assustada e amedrontada e com alguns problemas fortalecidos em decorrência da pandemia. Nossa intenção como saúde é prevenir qualquer tipo de forma e minimizando qualquer sintoma”, declarou a secretária municipal de saúde Janaína Negreiros.


O prefeito enfatizou a importância do amor, da doação de carinho ao próximo com gestos de solidariedade, sabendo sempre ouvir e dar a atenção necessária, podendo assim ajudar quem mais precisa.



“O suicídio temos que trabalhar a prevenção. Temos que está próximos, saber o que a pessoa está passando e enfrentando. O que leva as pessoas a cometerem o suicídio muitas vezes são problemas que elas guardam para si, não compartilhar, e o Setembro Amarelo vem para isso, para que o município possa está conscientizando e acompanhando essas pessoas que precisam de amor, pois quem ama cuida”, destacou o prefeito.


O suicídio pode acontecer com qualquer pessoa e nas mais diversas famílias e comunidades. Porém, há fatores que aumentam o risco de alguém cometer suicídio e, portanto, é necessário estar atento: pessoas que sofreram violências, fragilidade de suporte familiar e social, desemprego ou dificuldades financeiras, transtornos mentais, perda de uma pessoa querida, dependência de álcool ou outras drogas, pessoas que já tiveram tentativas de suicídio.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido