Menu

Em agosto, Acre teve mais de 5 mil novos infectados na fase amarela e 77 óbitos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ac24horas fez um levantamento junto aos dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) do dia 1º ao 31 de agosto, mês em que o Acre saiu da bandeira laranja da Covid-19 e passou para amarela, onde permanece até o momento. Segundo os dados, o Acre registrou 5.257 novos contaminados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) nos 22 municípios acreanos durante esse período. A média é de 169 casos confirmados por dia.


Além disso, do dia 01 até 31 de agosto, foram contabilizadas 77 mortes decorrentes de complicações da doença, assim, registrando em média 2,5 mortes por dia. Já em relação ao número de altas, o Estado registrou um aumento considerável: no início do mês eram 14.147 e encerrou com 16.620, registrando um número de 2473 acreanos curados da Covid-19, gerando assim, em média, 80 altas por dia.

Publicidade

No dia 05 de agosto, data em que o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 anunciou a nova classificação de risco definida pelo Pacto Acre sem Covid, todas as regionais do estado avançaram para o Nível de Atenção (Bandeira Amarela), mas após ser feita uma nova avaliação no dia 19 de Agosto, o Comitê decidiu por manter o Acre na faixa de amarela.


O motivo?

As avaliações feitas entre os dias 2 e 15 de agosto, colocaram o Acre mais próximo de um regresso para a fase de alerta (representada pela cor laranja), do que para a faixa verde de cuidado, que é a última do plano de retomada das atividades montado pelo Pacto Acre Sem Covid.


Um dos motivos para o mantimento da faixa foi a falta de controle da doença em algumas regionais do estado. Com isso, todas as regionais se mantiveram na fase de atenção.


“Se nós relaxarmos nas medidas teremos um retrocesso. Queremos o avanço, mas no momento não temos esse preparo e esse cenário. Temos um cenário em algumas regionais pouco controlado e em outras que podem regredir”, explicou a coordenadora do Comitê, Karolina Sabino.


Ainda segundo a coordenadora, a região do Vale do Juruá é a que se encontra com o melhor cenário dos indicadores. Já a do Alto Acre, nos últimos 14 dias, teve um aumento no número de mortes e de novos casos.


Uma nova rodada para analisar os números do dia 16 de Agosto até o encerramento deste mês está prevista para ocorrer essa semana.


Cenário amenizado

Nessa última semana, segundo levantamento feito pelo ac24horas, o Acre não apresentava desde o fim de abril uma taxa tão baixa de mortes pela doença. Os dados levam em conta o intervalo de 8 dias.


No dia 23 de agosto, o número de mortes pela pandemia era de 600 pessoas. Neste domingo, dia 30, o registro de óbitos é de 609 vítimas fatais, ou seja, no período de oito dias foram confirmadas 9 mortes pela doença. A média que é de 1,12 morte por dia é a comprovação de que se a população mantiver os cuidados necessários de higiene e evitar aglomeração, é possível vencer a pandemia. Vale ressaltar que o Acre viveu semanas onde a taxa foi de quase 9 mortes diárias.


Desde o registro do primeiro óbito, em 6 de abril, 609 pessoas já morreram por conta da doença. Desse total, 69,6% são de pessoas acima de 60 anos. No Acre, morrem mais homens (60,8%) do que mulheres (39,2%). Apesar da grande maioria dos óbitos (66,8) ser do grupo de risco, a doença também acomete àqueles que mantêm uma vida saudável, já que 33,2 não tinham histórico de comorbidades.


Embora já tenha apresentado uma diminuição, o número de novos casos continua alto. Entre os dias 23 e 30 de agosto, o Acre registrou 928 novas pessoas contaminadas com o novo coronavírus, o que gera uma média aproximada de 115 novos casos por dia.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido