Menu

Acre vai analisar decretar situação de emergência por queimadas e seca nos rios

Foto: ac24horas.com/Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: ac24horas.com/Sérgio Vale


A situação das queimadas somada com a seca em todas as bacias do Rio Acre pode resultar em decretação de estado de emergência na próxima semana. Autoridades da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Casa Civil do Acre vão se reunir na próxima segunda-feira, 31, para verificar se os critérios analisados até agora em relação aos incêndios ambientais e recursos hídricos são suficientes para o decreto de emergência ou não.

Publicidade

Na capital acreana, o manancial está marcando 1,47 metros e se aproxima da menor cota já registrada nos últimos quatro anos. A situação se repete nos municípios do interior. Em Brasileia, o rio baixou 4 centímetros nesse sábado, 29, e marca apenas 1,22 metros.


“Estamos em todas as bacias do Rio Acre com cotas baixas e com isso aparecem as dificuldades. Uma delas é a questão da captação de água pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa)”, explica o coronel James Gomes, da Defesa Civil do Estado.


O Depasa, inclusive, já está fazendo a captação de água com bombas flutuantes, o que reduz a capacidade de abastecimento à população. A previsão atual é de que o Acre passe os próximos sete dias sem chuva. “Com isso, as variáveis climáticas vão contribuindo para que favoreça a questão dos incêndios”, destaca Gomes.


Sem chuvas, elevação da temperatura e redução da umidade relativa do ar, as queimadas têm um cenário ideal e preocupante no Estado. “As queimadas desse ano estão acima da quantidade do ano passado. Toda essa situação complica a saúde das pessoas, somada a pandemia do coronavírus, que fica bem mais complicado”, salienta o coronel.


Possibilidade do estado de emergência

A reunião da próxima segunda-feira vai verificar o nível da situação das queimadas e escassez dos recursos hídricos neste período. A decretação do estado de emergência depende de critérios, como: redução do nível das águas, ausência de chuvas, quantidade de focos de calor, entre outros. “Esse cenário está contribuindo pra que a gente decrete situação de emergência, mas vamos ter que conversar pra ver como o Acre está, se ainda tem recurso que possa atender essa situação para nós fazermos o plano de contingência”, afirma a Defesa Civil.


Em alguns municípios acreanos, já estão sendo acampadas brigadas do ICMBio ajudando na questão dos incêndios ambientais, como em Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido