Menu

Testes rápidos de Covid-19 só são realizados com pedido médico

Brasília faz testes em massa contra o coronavírus (Covid-19), no dia do aniversário de 60 anos. Moradores fazem o teste no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Sérgio Lima/Poder360 21.04.2020
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre divulgou como funciona o fluxo de atendimento do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) para teste de Covid-19 em Rio Branco. Segundo a secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a unidade, que atua desde o último dia 10 de agosto como referência para pessoas que apresentem sintomas de infecção pelo novo coronavírus, faz uma triagem dos pacientes, que são encaminhados para avaliação médica.


A avaliação indica se o paciente precisa de internação ou apenas ficar em observação. A diretora do Into-AC, Lorena Seguel, disse ao Notícias do Acre que testes rápidos não estão sendo efetuados na unidade, e são encaminhados apenas com o pedido do médico. “O que nós colhemos são os swabs, que também são realizados de acordo com a indicação médica”, explicou.

Publicidade

No momento, os testes rápidos são oferecidos principalmente nas Unidades Básicas de Saúde. Em Rio Branco, são disponibilizados aos grupos prioritários que estejam com sintomas da doença, no caso, idosos, gestantes, profissionais da Saúde e da Segurança. São realizados os agendamentos dos testes para esses grupos. A Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Maria Barroso é a referência para o atendimento de idosos e gestantes. Já a Policlínica Barral y Barral atende os profissionais da Saúde e da Segurança.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido