Menu

Bombeiros de Xapuri já atenderam mais de 20 ocorrências de incêndio em vegetação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A informação divulgada nesta quarta-feira, 26, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de que a regional do Alto Acre está, atualmente, com níveis de risco de fogo em Alto e Crítico tem sido confirmada pelas ocorrências registradas nos últimos dias pelo 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Xapuri.


De acordo com os dados fornecidos pelo comando do 8º BEPCIF, as ocorrências de incêndios atendidas no município entre os dias 1º e 26 de agosto deste ano (17) já superam o acumulado para todo o mês nos anos de 2018 (3) e 2019 (13). Desde o começo do ano, já foram atendidas 21 ocorrências de fogo na vegetação.

Publicidade

Nos últimos dois dias, os Bombeiros de Xapuri atenderam a cinco ocorrências de incêndios na vegetação apenas na área urbana. Quatro delas foram em um mesmo bairro, o Cageacre, que fica ao lado de uma região de vegetação de pequeno e médio porte que se encontra extremamente seca nesta época do ano.


Relatos de moradores dão conta de que os incêndios são propositais. Na última terça-feira, 26, vizinhos disseram que dois homens que fumavam próximo a uma das áreas atingidas pelos incêndios atearam deliberadamente fogo na vegetação em local próximo a residências.


De acordo com o último Relatório de Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar da Sema, elaborado com dados INPE, entre 1º de janeiro e 26 de agosto deste ano, Xapuri teve o registro de 49 focos de incêndio. Se for considerado apenas o mês de agosto, o número de focos no município é de 33.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido