Menu

Por 67 a 26, Conselho da Ufac aprova ensino remoto e aulas devem voltar em outubro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em reunião do Conselho Universitário (Consu) a Universidade Federal do Acre aprovou nesta quarta-feira, 26, o plano para retomadas das aulas no formato de Ensino Remoto Emergencial. O retorno está previsto somente para Outubro deste ano.


A reunião começou por 8h,  a votação começou às 12h e encerrou por volta das 14 horas. O placar ficou 67 votos a favor, 26 contra e quatro abstenções.

Publicidade

Segundo as diretrizes, o período letivo excepcional terá limite de disciplinas e carga horária, de modo a não sobrecarregar alunos e professores com atividades de ensino à distância.


Apesar das críticas dos estudantes e professores, que argumentaram que muitos alunos ficariam prejudicados, já que alguns não têm acesso a computador ou mesmo a internet.


A reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Guida Aquino, afirmou na reunião do Conselho, que nos próximos dias a instituição deverá lançar um edital de auxílio emergencial de apoio à inclusão digital aos acadêmicos da Ufac.


Segundo ela, esse apoio será para acadêmicos em situação de vulnerabilidade social e deverá constar aquisição de notebook e dados móveis.


A proposta da UFAC consta que a adesão será opcional tanto aos professores e aos alunos. Segundo as diretrizes, o colegiado de cada curso definirá as disciplinas que poderão ser ofertadas no período letivo excepcional, por meio do ensino remoto emergencial.


Os acadêmicos terão um período de rematrícula dos componentes curriculares ofertados de forma remota. A prioridade será oferta de matérias para alunos em fase de conclusão de curso e iniciantes.


Se caso os alunos reprovarem em alguma matéria durante o período de aulas em formato EAD, a reprovação não constará no histórico acadêmico.


Já os professores que não quiserem ou não tem equipamentos apropriados para o formato de aulas EAD, a UFAC irá garantir espaços físicos e equipamentos para os professores que optarem pelo ensino remoto emergencial, mediante agendamento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido