Menu

Nicolau Júnior quer candidato próprio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS) quer o seu partido com candidato próprio a prefeito de Cruzeiro do Sul. Foi o que disse ontem ao BLOG. Na sua visão, o PROGRESSISTAS aguarda o resultado de um recurso para saber se o ex-prefeito Ilderlei Cordeiro (PROGRESSISTAS) reverterá a cassação do seu mandato, em análise no TSE, que definirá se poderá ou não ser candidato á reeleição. “Nós não podemos abandonar um companheiro pelo caminho”, ponderou Nicolau. Para Nicolau, o PROGRESSISTAS é uma sigla grande no município, e não pode simplesmente ser levado para apoiar o MDB, como se fosse um partido pequeno.  Ele defende que, em caso de continuar o impedimento de Ilderlei, o partido tem outro bom nome que pode ser lançado para a disputa da prefeitura. O do ex-vice-prefeito Zequinha (PROGRESSISTAS). “As coisas mudaram muito, ninguém é dono dos votos de Cruzeiro do Sul,” enfatizou ao BLOG. O professor Zequinha pode representar este novo momento, e ele ser o nosso candidato a prefeito, pontuou. Nicolau também admite abrir um diálogo sobre uma coligação com o PSD, para somarem numa chapa única. A decisão sobre como será formada a chapa deverá acontecer ao longo da próxima semana. O PROGRESSISTAS precisa de palanque próprio, até para ajudar a sua chapa de candidatos a vereadores.


UMA AULA JURÍDICA


Quando saiu uma lista do TCE com nomes de prefeitos, ex-prefeitos, com contas as reprovadas naquele colegiado, eu fui taxativo em dizer que a publicação não tinha força jurídica para impedir que os citados fossem candidatos nesta eleição. O artigo do advogado e Doutor em Direito, Hilário de Castro Melo Junior, no ac24horas, confirma em uma aula o que publiquei.


MUITO CUIDADO


Quando se escreve sobre um assunto que passa pela área jurídica tem que se informar bem.


NÃO METERIA A CARA


Fala-se no nome do médico Eduardo Veloso com uma opção de ser vice em uma das chapas que disputará a prefeitura de Rio Branco. Fosse o Eduardo ficaria quieto para evitar exploração negativa. Sabe do que se trata. Numa campanha majoritária, a ética passa léguas de distância.


NINGUÉM SEGURA


Numa campanha para prefeito não há quem segure uma baixaria e os ataques morais. Quem não quiser se submeter a ter que enfrentar estes vexames, que então não dispute a eleição.


 AS URNAS E SEUS MISTÉRIOS


O Jorge Viana era governador de alta popularidade, de dar autógrafo aonde chegasse, pois bem, apoiou um candidato ético, o professor Raimundo Angelim (PT), e este perdeu a eleição da PMRB para o Flaviano Melo, que morava em New York, e veio só para ser candidato.


RECOMENDAÇÃO AOS CANDIDATOS


Aos candidatos a prefeito recomenda-se que esqueçam um pouco quem lhes apóia e partam para conseguir conquistar a simpatia e a confiança da população durante a campanha. Conseguindo estes dois requisitos, todo o restante é complemento para conseguir a vitória.


SIMPATIA TUCANA


O BLOG tem informação de que o nome do engenheiro Thiago Caetano teria a simpatia de grande ala entre os tucanos se fosse apresentado como vice do candidato a prefeito Minoru Kinpara (PSDB). Mas, isso teria que passar por uma aliança com o PL, onde está filiado.


PALAVRA FINAL


Teria que neste caso ter a palavra final da ex-deputada federal Antônia Lúcia, presidente do PL.


 UMA RODA VIVA


A política é uma roda que não para de girar. O vereador Gilson da Funerária (SD) fez uma gravação clandestina do prefeito André Maia (MDB), passou para a PF, o caso foi á justiça, André foi preso, saiu e hoje ambos se enfrentam na disputa da prefeitura de Senador Guiomard. Esqueceu o vereador Gilson, que na política se morre e se ressuscita.


BOM DEBATE


Quem trazido bons temas para o debate nesta pré-campanha pela prefeitura de Xapuri é o candidato do MDB a prefeito, Carlos Vinicius, e tudo em alto nível na mídia eletrônica. O prefeito Bira Vasconcelos (PT) tem de aceitar que, gestor público algum é imune às críticas.


NÃO FORAM OMISSOS


Não concordo com muitas bandeiras que defendem, mas como jornalista do campo político, com mais de quatro décadas no ramo, não tenho o direito de me furtar de reconhecer que, os vereadores Marcos Luz (MDB) e Emerson Jarude (MDB) foram atuantes nos seus mandatos.


DEU CHABU


A unidade da oposição em Sena Madureira para combater a reeleição do prefeito Mazinho Serafim (MDB) foi aquele foguete que deu chabu, não disparou. A oposição terá dois candidatos a prefeito: deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS); e, a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB). Se juntos já seria dificultoso derrotar o Mazinho, divididos fica ainda mais difícil.


MIRANDO 2022


Petistas com os quais converso costumam traçar um roteiro para a eleição de 2022: o Jorge Viana tentando voltar para o Senado, e o Marcus Alexandre mirando ser deputado federal.


TUDO DEPENDE DO CONTEXTO


A chance de ambos na eleição de 2022 estará colada no cenário político da ocasião. O Gladson Cameli sairá para o Senado ou disputará a reeleição? Quantos prefeitos o PT elegerá nesta eleição municipal? Como estará a imagem do governo? Sem saber isso, será fazer ilações.


A POLÍTICA ENSINA


O presidente Bolsonaro conseguiu uma vitória na Câmara Federal ao manter o seu veto que impede novos reajustes salariais. Só conseguiu isso depois que perdeu a empáfia que podia governar só, se juntou ao famigerado, mas necessário “Centrão,” que lhe deu governabilidade.


NÃO ADIANTA, É O JOGO


Ninguém governa dando murro na mesa no atual regime político brasileiro. É só lembrar o que aconteceu com a Dilma e o Fernando Collor, que por falta de base parlamentar foram apeados dos mandatos. A troca de cargos no governo federal por votos no Congresso continua a tônica.


MALDIÇÃO DO MANDATO


A política tem uma maldição. Quando um detentor de mandato perde uma eleição, e emenda uma série de derrotas até para cargo menor do que o que ocupava, é melhor sair da política porque não se reelege mais. Poderia citar vários no Acre, que não escaparam da maldição.


CIRANDA COM O PT


O grupo do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) vai apoiar a candidatura do ex-prefeito Burica (PT) a prefeito de Rodrigues Alves. Mas antes, o jurídico do MDB vai tentar reverter a rejeição das contas do Burica na Câmara Municipal, que não lhe deram o direito de defesa, o que enseja nulidade.


COMO FICA, CESÁRIO?


Sem candidato próprio a prefeito de Cruzeiro do Sul, para que lado vai pender o grupo do PT, na eleição deste ano naquele município? A palavra fica para o presidente do PT, Cesário Braga.


MULHERES NA LUTA


Socorro Neri (PSB), em Rio Branco; Fernanda Hassem (PT), em Brasiléia; Leila Galvão (MDB), também em Brasiléia; Neidinha (PT), em Epitaciolândia; Branca Menezes (PSDB), em Senador Guiomard, Rosana Gomes (PROGRESSISTAS), em Senador Guiomard; Joana Darc (PSL), em Plácido de Castro e Toinha Vieira (PSDB), em Sena Madureira, são algumas das mulheres candidatas a prefeita. Alegra-me ver as mulheres buscando seus espaços na política.


NEGÓCIO DE LOUCO


Na quarta-feira estava um sol de rachar a cabeça, na quinta-feira um frio de lascar. O clima no Acre é um negócio de louco, que só o Friale é mesmo quem entende e pode explicar.


ATAQUES CONDENÁVEIS


O candidato a prefeito de Tarauacá, o Chiquinho R7, vez por outra sofre ataques gratuitos nas redes sociais, ataques estes que não têm nada a ver com a política. Deixe o rapaz tocar a sua candidatura em paz, todo mundo tem o direito de ser candidato, e as urnas que decidam.


CONTABILIDADE PRÁTICA


Pelo menos oito dos atuais vereadores da capital têm muita chance de serem reeleitos.


UM MOMENTO DE POESIA


“A terra é uma dançarina no foco da lua, dança a noite inteira a espera do sol. E nesse encontro, o amanhecer será o lençol de luz na neblina. Em contraste, a primavera em chamas, a mata arde nesta estação”. Milton Maia Filho.


FRASE MARCANTE


“A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem”. Nelson Rodrigues, dramaturgo.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.