Menu

Apenas 5,1% dos acreanos fizeram teste contra Covid-19 até julho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segundo o IBGE, 5,1% da população fizeram exame contra Covid-19 no Acre no mês de julho. Desses, 2,2% testaram positivo. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (20).


A Unidade da Federação com o maior percentual de testes realizados foi o Distrito Federal, com 16,7% de exames realizados.

Publicidade

Em seguida vem o Amapá, com 11,0%, e Piauí (10,5%). Por outro lado, Pernambuco registrou o menor percentual (4,1%), seguido por Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (os três com 4,5%).


Considerando o tipo do teste, das 13,3 milhões de pessoas que fizeram algum teste, 4,7 milhões de pessoas fizeram o SWAB e 25,5% testou positivo; 6,4 milhões fizeram o teste rápido com coleta de sangue através do furo no dedo e 15,9% testou positivo; enquanto 4,0 milhões fizeram o teste de coleta de sangue através da veia no braço, sendo 24,6% com Covid confirmada.


Quanto maior o nível de escolaridade, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste. Entre as pessoas sem instrução ao fundamental incompleto, 3,1% e, entre aqueles com superior completo ou pós-graduação, 14,2%.


E quanto maior a classe de rendimento domiciliar per capita, maior o percentual de pessoas que realizaram algum teste para Covid-19, chegando a 14,2% para as pessoas pertencentes ao décimo mais elevado, e abaixo de 4,0% nos dois primeiros décimos.


O contingente de pessoas que apresentaram sintomas gripais caiu entre maio e julho, saindo de 3,9% para 2,0% – o segundo mais alto do país em julho, igualando-se com Amapá e perdendo para Roraima, onde 2,3% declararam ter sentido algum sintoma de síndrome gripal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido