Conecte-se agora

Enem 2020: MEC adotará novos protocolos de segurança

Publicado

em

Mudanças visam evitar disseminação de Covid-19

Os envolvidos na próxima edição da maior avaliação de acesso ao ensino superior do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terão que seguir uma série de cuidados durante a aplicação do exame. O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta semana, quais serão os protocolos que serão tomados para evitar a transmissão de Covid-19. 

Meses atrás, uma das medidas anunciadas foi a mudança da data de aplicação da prova. Antes previsto para ocorrer em novembro deste ano, a prova foi transferida para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (Enem impresso) e janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (Enem digital). Somadas as duas categorias, cerca de 5,7 milhões de brasileiros estão com participação confirmada no Enem 2020.

Além dessa mudança, os novos editais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, indicam como protocolos os seguintes passos:

–  Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção contra a Covid-19. Não podendo permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial;

– Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas;

– A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a Covid-19;

– O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020;

– A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverá respeitar os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel.


*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Cotidiano

Receita Federal abre nova turma de treinamento do ITR para municípios

Publicado

em

A Receita Federal do Brasil abriu nova turma do treinamento de fiscalização e cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) para Municípios conveniados.

Esta é a quarta edição do ano de 2020 e serão disponibilizadas 130 vagas exclusivas para os servidores municipais em efetivo exercício no cargo, que sejam aprovados em concurso público de provas ou provas e títulos e que sejam os que foram indicados na opção de adesão ao convênio entre o município e a RFB.

A capacitação acontecerá no período de 19 de outubro a 11 de dezembro e as inscrições começam na próxima terça-feira, 22 de setembro e vão até o dia 25 do mês. Para se inscrever, o interessado pode acessar o portal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O resultado preliminar das inscrições validadas será divulgado no dia 5 de outubro. Em caso de empate, o critério de desempate será por ordem cronológica de inscrição – levando em consideração a data e hora da efetivação da mesma.

O resultado final, após a análise dos recursos, será divulgado no dia 9 de outubro. A capacitação é importante para que o servidor municipal possa iniciar o trabalho de fiscalização e cobrança do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural. Para que o município comece a receber 100% do imposto, os respectivos servidores precisam estar devidamente treinados e habilitados ao sistema de fiscalização e cobrança do ITR.

Continuar lendo

Acre 01

Colegiado de vogais da Junta Comercial do Acre toma posse em Rio Branco

Publicado

em

O presidente da Junta Comercial do Estado do Acre (JUCEAC), Jurilande Aragão, deu posse nesta segunda-feira, 21, ao novo colegiado de vogais para o quadriênio 2020/2024. O evento ocorreu na sede da autarquia, na avenida Antônio da Rocha Viana, Vila Ivonete, em Rio Branco.

Na ocasião, a empresária e contadora Nayara Maria Honorato Souza do Nascimento foi empossada como vice-presidente da Junta Comercial do Acre.

Os dois compõem o colegiado de vogais, órgão colegiado consultivo e de deliberação superior da JUCEAC, que é composto ao todo por 10 representantes de entidades de classe e do Governo Acre, tendo cada instituição direito a titular.

O colegiado de vogais, órgão de deliberação superior da Junta Comercial, tem entre suas atribuições a de julgar processos de decisão colegiada, os recursos interpostos das decisões definitivas, decidir sobre o assentamento dos usos e práticas mercantis, deliberar sobre a tabela de preços dos serviços da Junta Comercial e aprovar o regimento interno da Autarquia, bem como suas alterações.

As entidades que têm representação no colegiado de vogais são:

ACISA: Jurilande Aragão (Presidente), DREI: Nayara Maria Honorato (Vice Presidente), FEDERACRE: João Batista Fecury e Pedro Ferreira da Silva, FIEAC: Francisco Nailton Feitosa, FAEAC: Maria Do Socorro Nobre, OAB/AC: Ferdinando Faria Araújo, CORECON: José Idalécio de Souza Galvão, CRA/AC: Denilson Angelim Alves e CRC/AC: Theoelita da Silva Quindere.

Continuar lendo

Cotidiano

Acre inicia semana com 27 novos casos e nenhuma morte por Covid-19

Publicado

em

A semana começa com uma boa notícia em relação à Covid-19 no Acre. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), não houve nenhuma morte causada pela doença nas últimas 24 horas. Com isso, o total de óbitos permanece em 649 vítimas fatais.

Já em relação aos novos casos, houve o registro de 27 novas pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no estado nesta segunda-feira, 21. Assim, o número de infectados subiu de 27.079 para 27.106, nas últimas 24 horas.

O Acre, até o momento, registra 69.199 notificações de contaminação pela doença, sendo que 42.093 casos foram descartados. Não há teste aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 24.370 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 77 seguem hospitalizadas.

Continuar lendo

Cotidiano

Esposa de Kinpara mostra publicação em que Duarte declarava apoio ao tucano

Publicado

em

A esposa do candidato a prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara (PSDB), Degmar Kinpara, decidiu revidar as cutucadas do também candidato Roberto Duarte (MDB), que volta e meia faz questão de lembrar o passado petista do professor universitário.

Degmar compartilhou a publicação no Facebook do ex-diretor do Iapen, Lucas Gomes, que disponibilizou uma matéria do ac24horas há 2 anos atrás, onde o emedebista declarava apoio ao ex-reitor da Ufac.

“Há dois anos Roberto Duarte queria o Professor Minoru como candidato a prefeitura pelo seu partido, o MDB. Como não conseguiu, passou a atacá-lo diariamente. Enfim, a hipocrisia”, disse Gomes. Na época, Duarte negava que seria candidato.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas