Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comércio na fronteira do Acre com a Bolívia começa a reabrir com restrições sanitárias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após 152 dias do fechamento da fronteira do Brasil com a Bolívia através do Acre, o diretório da Zona Franca de Pando – Zofra aprovou a Resolução nº 09/2020, que permite dinamizar a economia na fronteira, implementando novas regras para a importação de produtos e mercadorias do Brasil e Peru. A partir desta sexta-feira, 21, será oficialmente aberta a fronteira Brasil-Bolívia


O diretor de Zofra/Cobija, Rodolfo Añez, destacou que “qualquer cidadão pode importar até $2500 dólares americanos mensal em produtos e alimentos, desde que toda a mercadoria seja legal”, afirmou. Há ainda novas regras na Zona Franca de Cobija, com dois tipos de usuários dentro do regulamento:

Anúncios


1.- Um usuário comercial ou industrial, este sim deve ser usuário de zona franca, os requisitos são de fácil acesso e só pagará $B50 bolivianos por ano, e poderá entrar mercadoria até $2500 dólares por mês.


2.- O usuário natural ou jurídico, mas para uso ou consumo, tem uma restrição de $5000 dólares por ano.


O usuário pode digitar sua mercadoria com uma fatura comercial e uma declaração de ingresso, que será revista no posto de controle do nosso país. O ingresso de mercadoria desde o vizinho país do Peru, para o comerciante, terá um valor de até $3500 dólares mensal explicou Añez.


O órgão federal que fiscaliza (Senasag) vai autorizar o ingresso dessa mercadoria, com os protocolos de higiene alimentar, até o comércio onde será exposto para o consumo da população, realizando um restrito controle de saúde e segurança.


Fonte: O Alto Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido