Conecte-se agora

Comércio na fronteira do Acre com a Bolívia começa a reabrir com restrições sanitárias

Publicado

em

Após 152 dias do fechamento da fronteira do Brasil com a Bolívia através do Acre, o diretório da Zona Franca de Pando – Zofra aprovou a Resolução nº 09/2020, que permite dinamizar a economia na fronteira, implementando novas regras para a importação de produtos e mercadorias do Brasil e Peru. A partir desta sexta-feira, 21, será oficialmente aberta a fronteira Brasil-Bolívia

O diretor de Zofra/Cobija, Rodolfo Añez, destacou que “qualquer cidadão pode importar até $2500 dólares americanos mensal em produtos e alimentos, desde que toda a mercadoria seja legal”, afirmou. Há ainda novas regras na Zona Franca de Cobija, com dois tipos de usuários dentro do regulamento:

1.- Um usuário comercial ou industrial, este sim deve ser usuário de zona franca, os requisitos são de fácil acesso e só pagará $B50 bolivianos por ano, e poderá entrar mercadoria até $2500 dólares por mês.

2.- O usuário natural ou jurídico, mas para uso ou consumo, tem uma restrição de $5000 dólares por ano.

O usuário pode digitar sua mercadoria com uma fatura comercial e uma declaração de ingresso, que será revista no posto de controle do nosso país. O ingresso de mercadoria desde o vizinho país do Peru, para o comerciante, terá um valor de até $3500 dólares mensal explicou Añez.

O órgão federal que fiscaliza (Senasag) vai autorizar o ingresso dessa mercadoria, com os protocolos de higiene alimentar, até o comércio onde será exposto para o consumo da população, realizando um restrito controle de saúde e segurança.

Fonte: O Alto Acre

Anúncios

Cotidiano

No Acre, mulher é condenada a 8 anos de prisão por estuprar adolescente de 13 anos

Publicado

em

A Polícia Civil de Mâncio Lima prendeu na manhã desta terça-feira, 22, no Ramal da Buritirana, zona rural da cidade, Ana Cristina Souza de Lima, 25 anos. Ela é acusada de ter estuprado uma adolescente de 13 anos no ano de 2014.

A família denunciou o caso, que foi investigado pela Polícia e a mulher foi condenada pela justiça a 8 anos de prisão, sendo o mandado cumprido hoje.

O delegado José Obetânio disse ao ac24horas que, na época, a menor foi submetida a exame de conjunção carnal, que constatou o estupro. Foi o primeiro caso desta natureza em que ele atuou.

“A menor relatou o sexo oral e o estupro. Eu nunca tinha visto um caso de estupro entre mulheres, mas foi tudo confirmado por exame e agora a condenada vai para o presídio de Cruzeiro do Sul”, afirma.

Continuar lendo

Cotidiano

Postura de Célio Gadelha é alvo de críticas de colegas vereadores e de internautas

Publicado

em

Os vereadores João Marcos Luz (MDB), Antônio Morais (PSB), N. Lima (Progressistas) e Rodrigo Forneck (PT) e os internautas que acompanhavam a sessão online desta terça-feira, 22, no YouTube, criticaram a conduta e a postura do vereador Célio Gadelha (MDB).

Em vários momentos, Célio interrompeu a fala dos seus colegas e foi visto várias vezes rindo na hora em que os seus colegas discursavam.

O vereador Luz (MDB) afirmou que a conduta de Célio não é a do seu partido, o MDB, e pediu respeito do colega aos vereadores e também a Casa Legislativa.

O presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Morais (PSB), afirmou que foi ao privado de Célio e o repreendeu por sua conduta.

“Chamei atenção e falei com o vereador pessoalmente e pedi que ele se comportasse como um vereador que foi eleito pelo povo. Ele tem que ler o regime interno e saber se comportar como um vereador”, afirmou.

O internauta Franco da Silva, no chat do YouTube, repreendeu atitude de Célio e afirmou que “Sessão não é lugar para MOLECAGEM!”.

Continuar lendo

Cotidiano

Vereadores criticam decisão de Gladson em transferir saneamento para municípios

Publicado

em

Os vereadores Rodrigo Forneck (PT) e Eduardo Farias (PCdoB) criticaram na sessão desta terça-feira, 22, a decisão do governador Gladson Cameli (Progressistas) de repassar a responsabilidade dos serviços de água e esgoto às prefeituras acreanas.

Forneck afirmou que essa postura de Cameli demonstra total falta de compromisso com a saúde do Estado.

“No lugar de empurrar o problema para outro responsável, o governo tem que ajudar a resolver. Me preocupo se Rio Branco tem condição de receber mais essa demanda. A próxima gestão vai ter que lidar com uma séria crise no sistema de saneamento”, afirmou.

O vereador Eduardo Farias (PCdoB) corroborou a fala do colega e destacou que a decisão de repassar de volta os serviços de água e esgoto aos municípios trata-se de um plano de fundo para justificar a privatização.

“O plano de fundo é tornar o sistema de saneamento e distribuição de água ineficientes, para que se justifique a privatização”, afirmou.

Continuar lendo

Cotidiano

Homem é encontrado morto sem sinais de violência em rua do bairro Nova Esperança

Publicado

em

Cleomildo Conceição da Silva, de 39 anos, foi encontrado morto em via pública na madrugada desta quinta-feira, 22, na rua 7 de Setembro, no bairro Nova Esperança, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Cleomildo foi encontrado por populares que, inicialmente, pensavam que a vítima estava embriagada. Porém, quando se aproximaram, viram que o homem estava sem vida.

O corpo não apresentava sinais de violência e a polícia acredita que Silva tenha sofrido um mal súbito. Familiares chegaram a relatar à polícia que Cleomildo era usuário de drogas e fazia uso excessivo de bebidas alcoólicas.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para o exame cadavérico que deve confirmar a causa da morte.

Familiares registraram o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Flagrantes (Defla) e aguardam a liberação do corpo de Cleomildo para sepultamento.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas