Menu

Paciente tem princípio de AVC ao receber medicação errada no Barral

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um caso grave na saúde pública de Rio Branco aconteceu com a estudante de odontologia Andressa Alessandra Perez Mendoza, de 24 anos. Diagnosticada com colesterol alto e diabetes, ela se dirigiu no último dia 10 de agosto até farmácia da Policlínica Barral y Barral com uma receita em mãos. No entanto, descobriu que havia recebido a medicação errada quando começou a sentir um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Ela conta que recebeu a medicação diferente da que havia sido prescrita pelo médico e iniciou o tratamento. De acordo com a paciente, ela só percebeu que estava tomando o medicamento errado ao sentir sintomas do princípio de AVC. “Essa medicação que me deram errada era justamente para baixar meus triglicerídeos nos quais se encontram em 800 e o normal é 150, e só descobri que estava errada porque tive início de derrame. Eu confiei no posto porque nunca imaginei isso, tomei os comprimidos até que, ontem, percebi, pesquisei e descobri que se trata de um antibiótico”, diz.

Publicidade

O remédio que foi entregue errado para Andressa é o Cloridrato de Ciprofloxacino, indicado para o tratamento de vários tipos de infecções, como bronquite, sinusite, prostatite, por exemplo. A própria paciente foi até a Policlínica Barral y Barral e comprovou o grave erro da unidade de saúde.


A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, procurada pelo ac24horas, emitiu uma nota onde admite a falha e afirma que o servidor público responsável pelo erro foi afastado da farmácia e passará por um processo de reciclagem.


NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada nesta data, 18/08, pela senhora Andressa Alessandra Perez Mendoza, que relatou ter apresentado no dia 10 de agosto, receita para aquisição de medicamentos para tratamento de diabetes e colesterol, não havendo percebido, naquele momento, que estava adquirindo remédio diferente do prescrevido pelo médico.


A senhora apresentou a receita e comprovou que a retirada aconteceu na Policlínica Barral y Barral, sendo possível identificar o servidor que cometeu o erro na entrega do medicamento.


De pronto, a direção da Policlínica Barral y Barral providenciou o recolhimento do medicamento entregue errado à paciente, assim como entregou aquele prescrito pelo médico.


A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferta aos seus servidores treinamento para um atendimento com qualidade e eficiência aos munícipes, e, neste caso específico, o servidor público foi afastado da farmácia e passará por uma reciclagem, para que não ocorra nova falha.


Rio Branco, 18 de agosto de 2018


Ana Cristina Silveira
Diretora de Comunicação PMRB


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido