Menu

Governo do Acre pagará R$ 341 mil de subsídios da borracha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre confirmou na tarde desta quarta-feira (19) que irá pagar contas atrasadas do subsídio da borracha com extrativistas do Alto Acre. Com a mudança de governo, centenas de extrativistas que venderam produção ao governo ficaram sem o pagamento porque o convênio com a Cooperacre e outras cooperativas representantes dos produtores estava vencido.


Esses convênios venceram em 2018, portanto, impossibilitando honrar a continuidade do pagamento junto às conveniadas. Contudo, a Lei do Subsídio da Borracha e de Outras Culturas garante o direito ao pagamento dos extrativistas que “atendam os requisitos necessários”.

Publicidade

A maioria desses extrativistas vivem em reservas de Xapuri e Epitaciolândia. Eles entregaram 53 toneladas de borracha para o Estado, que processou e manufaturou -mas não pagou por “questões técnicas que ocasionaram a falta de renovação dos convênios”, segundo o governo.


O valor total da dívida é de R$ 341.836,16. A operacionalização dos pagamentos deverá acontecer via cooperativas, pois a lei já regulamenta que os cooperados disponham de segurança e comodidade ao se utilizarem dos organismos que legalmente os representam.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido