Conecte-se agora

Xapuri pode ter morte de criança de 2 anos por Covid-19

Publicado

em

O município de Xapuri registrou nas últimas 24 horas uma morte confirmada e outra suspeita de covid-19. O óbito que ainda não tem confirmação oficial é de uma criança de 2 anos, um menino, que tinha problemas respiratórios e cardíacos congênitos.

A criança foi encaminhada para Rio Branco na manhã deste domingo, 16, mas seu estado, que já era crítico, evoluiu para óbito logo após chegar à capital. De acordo com a coordenação da Unidade de Referência para a Covid-19 de Xapuri, o caso está sob investigação epidemiológica.

Uma fonte no hospital Epaminondas Jácome informou que a unidade recebeu informação de Rio Branco dando ciência de que a criança estava positivada para o novo coronavírus. A confirmação poderá sair no próximo Boletim Sesacre.

Se for confirmada a contaminação da criança, ela será a vítima mais jovem do novo coronavírus no município. Até o momento, o paciente mais novo a não resistir as complicações da doença causada pela covid-19 em Xapuri tinha 41 anos.

Primeiro translado de óbito por covid-19

A outra morte confirmada no fim de semana é de uma paciente que lutava contra a doença há mais de um mês em uma das UTIs da capital acreana. Laélia Santana de Freitas, de idade não informada, era moradora do bairro Sibéria.

A família informou que o corpo será sepultado em Xapuri nesta segunda-feira, 17. Será o primeiro translado intermunicipal para a cidade de uma vítima fatal da doença, após o transporte por via terrestre passar a ser permitido pelas autoridades de saúde.

Portaria recente da Sesacre autoriza o translado intermunicipal de corpos por morte confirmada ou suspeita de Covid-19. Porém, devem ser respeitadas todas as determinações dos órgãos competentes e dentro do prazo de 24 horas, entre o óbito e o sepultamento.

Agosto negro

O mês de agosto tem sido o mais difícil para o enfrentamento à pandemia em Xapuri. Enquanto os óbitos no Acre caíram 67%, segundo os últimos dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), no município as mortes dobraram nos 16 primeiros dias do mês, indo de 6 a 12 nesse período.

Agosto também tem sido o mês dos recordes diários de casos e de um aumento no acumulado de infecções que levou o município a superar Cruzeiro do Sul, neste fim de semana, e assumir o quarto lugar do estado em incidência da covid-19 com 3.369,0 casos por grupo de 100 mil habitantes.

Até a última atualização do Boletim Municipal, Xapuri tinha 679 casos positivos de covid-19, com 645 pessoas monitoradas pelo serviço de saúde, 30 casos em análise, 445 altas médicas, 10 internações e 11 óbitos. 214 pacientes seguiam com o vírus ativo, em isolamento e tratamento domiciliar.

Outro dado relevante do último boletim demonstrava a penetração do coronavírus no interior do município. Os casos de covid-19 já chegaram a 30 localidades rurais, inclusive algumas das mais distantes da sede municipal, como o seringal Espalha. O número de contaminações na zona rural somava 119, o que corresponde a 17% do total de 679 casos positivos.

Anúncios

Cidades

Dois são presos por fazer tiroteio no meio da rua em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite desse sábado, 26, dois homens acusados de promover disparos de arma de fogo em plena via pública de Cruzeiro do Sul.

A detenção ocorreu após a PM receber denúncias de que dois indivíduos estariam fazendo disparos de arma de fogo em frente a uma residência, no bairro João Alves.

As guarnições foram até o local, conversaram com os denunciantes e saíram em busca dos suspeitos, os quais foram localizados escondidos em uma oficina nas proximidades. “No local foi dada voz de prisão aos infratores e conduzidos a delegacia para as demais fases do flagrante, juntamente com os indivíduos foi apreendido um revólver calibre 38”, informou o 6°BPM.

Continuar lendo

Cidades

Xapuri é o município com maior acúmulo de queimadas no Acre em 48 horas

Publicado

em

De acordo com as imagens apenas do satélite de referência AQUA Tarde, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o município acreano de Xapuri foi o primeiro do estado e o terceiro do país a registrar mais focos de queimadas nos últimos dois dias – foram 51 detecções nesse período.

A presença do fogo pôde ser observada em áreas próximas à zona urbana, como nas imediações do bairro Sibéria, no lado oposto do Rio Acre, na última sexta-feira, 25, onde uma extensão de vegetação foi incendiada propositalmente, segundo moradores que relataram risco a propriedades, animais e residências.

De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros no município, o fogo foi controlado no período da tarde e novamente provocado à noite. A tenente Marcela Sopchaki informou que uma guarnição retornou ao local, com o apoio de policiais militares, para retomar o combate ao fogo.

O Acre já registrou, em 2020, 7.295 focos de queimadas, 17% a mais do que no ano passado, quando o estado teve 6.218 ocorrências no mesmo período, segundo o banco de dados do Programa Queimadas. O acúmulo é o maior desde o incêndio histórico que atingiu a Reserva Extrativista Chico Mendes em 2005.

Os municípios acreanos com o maior número de focos de queimadas desde 1º de janeiro são: Feijó, com 1.486 (20,4% do total do estado), Tarauacá, com 972 (13,3%), Sena Madureira, com 843 (11,6%), Rio Branco, com 570 (7,8%) e Manoel Urbano, que acumula 419 focos (5,7%).

Continuar lendo

Cidades

Parada há quase 2 anos, balsa de travessia no Rio Juruá passará 90 dias em reforma

Publicado

em

A balsa Comandante Deodato, que realiza a travessia de moradores entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, ancorada no Rio Juruá, está com os serviços parados para passar por uma manutenção. A embarcação será entregue reformada em aproximadamente 90 dias, na mesma data em que será inaugurada a via de acesso ao porto de Rodrigues Alves.

Hoje, está ancorada na margem esquerda do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. Segundo o gerente do Deracre-Juruá, Luciano Oliveira, a balsa está parada desde o governo passado e outra embarcação a substituí, promovendo a travessia da população nos dois sentidos do rio Juruá.

A recuperação da balsa Comandante Deodato deve oferecer economia ao Estado, pois a que está em uso atualmente tem um custo bastante elevado.

Continuar lendo

Cidades

Moradores fecham estrada de acesso ao aeroporto de Cruzeiro do Sul por abertura de ruas

Publicado

em

Moradores fecharam no início da manhã desta sexta-feira, 25, a rodovia AC-405, que dá acesso ao Aeroporto de Cruzeiro do Sul e ao Balneário Igarapé Preto. Os manifestantes reivindicam a abertura de ruas do Bairro Nossa Senhora das Graças.

Representantes do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Acre (Deracre) estão no local conversando com o grupo, bem como a Polícia Militar. O secretário de Obras de Cruzeiro do Sul, Amauri Barbosa , que assumiu a pasta há pouco mais de um mês, disse que não tinha conhecimento da demanda dos moradores da localidade, mas que vai verificar a situação.

A AC-405 é a rodovia que será duplicada pelo governo do Estado com apoio de emenda de R$15 milhões do senador Márcio Bittar. O tema será tratado hoje na cidade com a presença do governador Gladson Cameli e ministros. O evento tratará da ligação do Brasil com o Peru, via BR- 364.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas