Conecte-se agora

Dirigente de clube testa positivo para Covid-19 na volta do Campeonato Acreano

Publicado

em

Um dirigente do Sport Clube Humaitá testou positivo para coronavírus ao passar por teste rápido nesse domingo, 17, antes de o time entrar em campo. Ele foi o único a apresentar resultado positivo para a Covid-19 entre os 162 testes feitos pelo Departamento de Vigilância Sanitária no Estádio da Federação de Futebol do Acre, Florestão, em Rio Branco.

A testagem em massa ocorreu devido ao retorno das atividades do Campeonato Acreano. Atletas, comissão técnica, arbitragem, todos foram examinados, bem como policiais, bombeiros e servidores da Federação envolvidos no evento.

Os testes obedecem ao protocolo exigido pela prefeitura de Rio Branco para realização de atividades esportivas nesse momento de pandemia. A competição voltou a ocorrer com portões fechados e já teve dois jogos pelo segundo turno do Campeonato Acreano de Futebol.

O Campeonato terá rodada também nessa quarta-feira, 19, na Arena da Floresta, com os mesmos protocolos.

Anúncios

Cotidiano

Dia do Farmacêutico: papel de extrema importância no combate à Covid-19

Publicado

em

A pandemia da Covid-19 vai ficar marcada para sempre na vida dos profissionais da saúde que combateram e combatem o vírus que mudou a rotina do mundo. Alguns na linha de frente, como médicos, enfermeiros e auxiliares, e outros que também possuem papel essencial na luta contra a pandemia. Um deles é o farmacêutico. Dia 25 de setembro é o dia em que homenageia esse profissional que está presente em mais de 130 especialidades.

No Acre, existem atualmente 550 farmacêuticos ativos inscritos no Conselho Regional de Farmácia atuando na gestão pública, Drogarias, Farmácias de Manipulação, Hospitais e Clínicas, no Judiciário, entre outros. As especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Recentemente foram incluídas, através de Resoluções, Floralterapia, Perfusão Sanguínea, Saúde Estética e Vacinação.

O farmacêutico que pode trabalhar com pesquisa, manipulação, microbiologia, atuar nas Forças Armadas, Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura e Pecuária, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, e Ministério da Saúde possui relevância profissional e tem a sua importância na equipe de saúde, pois promove qualidade nos serviços.

Esses profissionais atuaram bravamente nas farmácias hospitalares, drogarias, laboratório e na pesquisa. Em um momento de incertezas, entre ivermectinas, hidroxicloroquinas, oseltamivir, dexametasonas, estava o farmacêutico orientando os pacientes e levando os cuidados necessários para evitar reações adversas, interações medicamentosas, subdoses, intoxicações.

Infelizmente, nem tudo é motivo de comemoração. De acordo com Isabela Sobrinho, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Acre, a luta dos profissionais é por valorização. “Estamos em negociação com o Sindicato do Comércio e Varejista para aprovar o Piso Salarial do Farmacêutico, através de Convenção Coletiva, pois o valor pago atualmente não condiz com as responsabilidades e demandas inerentes a profissão. Além disso, também estamos buscando melhorias salariais na Gestão Pública, através do Plano de Cargos e Carreiras. Somos um profissional versátil q possui amplo conhecimento em diversas áreas, porém pouco valorizados”, afirma.

Continuar lendo

Cotidiano

Profissionais de rádio comemoram reinvenção em meio às novas tecnologias 

Publicado

em

Internet tornou-se aliada do rádio na propagação de informações 

Hoje, 25 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Rádio. Essa data é comemorada para lembrar o nascimento de Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. O rádio se reinventou ao longo dos anos e tem, atualmente, a internet como aliada. Ao contrário do que se acreditava, o veículo não foi extinto com a popularização de novas tecnologias. 

Um aparelho muitas vezes pequeno, mas que carrega consigo vozes, músicas e histórias enormes e é, também, uma das mais antigas formas de propagar informação. O rádio é um meio de comunicação que, mesmo ao longo dos anos, com as inovadoras tecnologias e com as novas formas de se comunicar, sempre se manteve vivo como um dos maiores veículos de comunicação em massa. 

Entre os meios de comunicação atuais, o rádio se adapta e atinge grandes audiências sendo ferramenta de apoio na comunicação, nos debates e na promoção cultural. “O rádio tem a característica de ser companheiro do ouvinte, estimula a criatividade, a imaginação e isso se torna um hábito. Já tive a experiência de encontrar alguém e saber que ela me ouvia desde criança e isso é extremamente gratificante para o profissional do rádio”, conta o radialista e jornalista Jefferson Beltrão. 

Se engana quem acha que o rádio perdeu seu espaço perante as novas tecnologias como a internet. “A gente, hoje, está no ar, mas convergindo o tempo todo com as demais plataformas. De fato, você hoje precisa estar na internet também, mas o rádio ainda tem um “Q” de magia que seduz as pessoas”, opina Beltrão. 

O radialista que conta com mais de 42 anos de carreira e passagens por diversas emissoras de rádio, viu o meio de comunicação que ganhou seu coração se adequar às mudanças e inovações tecnológicas ao longo dos anos, mas não vê a extinção do rádio e, sim, a unificação com a internet. “Eu não acredito no fim do rádio enquanto um veículo que utiliza o áudio para se comunicar. Pode ser que até por questões de custos altos com aparatos tecnológicos ou para manter o transmissor funcionando, no futuro, a médio e longo prazo, o rádio seja só digital. Fazer uma rádio web é mais em conta, pois qualquer um pode ter uma rádio transmitida na internet”, conclui Jefferson. 

A forma de consumir produtos que antes só podiam ser vistos nas transmissões radiofônicas mudaram com a popularização da internet, que traz, a cada dia, a evolução dos meios de comunicação. Com o rádio não seria diferente e a internet é uma grande aliada.

O amapaense Chico Terra viu na rádio web um meio de propagar informação. Com o auxílio de um computador antigo, nascia o www.chicoterra.com.br, site onde está hospedada há vinte anos a Amazônia Brasil Rádio Web. O veículo de comunicação dá voz a manifestações indígenas, músicos locais e diversas intervenções culturais. “A independência e a ética são os maiores desafios da área, é preciso ser parceiro da sociedade”, revela Chico. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Cotidiano

Bando armado invade chácara, faz família refém e rouba três veículos no Calafate

Publicado

em

Uma família viveu momentos de terror na noite desta sexta-feira, 25. Seis homens fortemente armados invadiram uma chácara localizada no Ramal do Pólo na região do Calafate, renderam toda família e fizeram um verdadeiro limpa na chácara.

De acordo com informações da Polícia, era por volta das 21h30min quando duas mulheres membros da família estavam chegando em casa e foram rendidas no portão da chácara pelos criminosos armados, encapuzados, com roupas pretas, que adentraram a casa, renderam um outro filho e os amarraram. Quando o proprietário da casa, um empresário, chegou, na residência, um dos criminosos saiu da casa com a arma apontada para a cabeça do filho e pediu que ele adentrasse na casa e não reagisse. O empresário foi colocado juntamente com sua família amarrados no banheiro.

Segundo a polícia, as vítimas foram ameaçadas de morte a todo momento por cerca de 4 horas e só conseguiram pedir ajuda pela madrugada. Os bandidos pegaram TVs, notebooks, celulares, joias, motosserra, impressora, caixas de som, uma quantia de R$ 2.800 reais e vários outros pertences da família e colocaram dentro dos veículos pertencentes à família que estavam no local, sendo: uma Toyota Corolla, de cor prata, placa QLY-9749; uma caminhonete Hilux de cor preta, placa NAA-5000 e um Fiat Palio de cor prata, placa QLU-8910. Os objetos e os três veículos foram levados pelo bando, bem como, uma arma de fogo legalizada, do empresário.

A Polícia Militar foi acionada, colheu as características dos bandidos, fizeram patrulhamento na região, mas ninguém foi preso. Pela manhã o veículo Fiat Pálio foi encontrado abandonado na região do município do Bujari.

As vítimas foram encaminhadas à Delegacia de Flagrantes (Defla) e registraram o boletim de ocorrência. O caso segue sob investigação da Polícia Civil. A família pede para quem encontrar os veículos entrar em contato com o número 190 da Polícia Militar.

Continuar lendo

Cotidiano

PF incinera quase meia tonelada de maconha apreendida em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na tarde de quinta-feira, 24, a Polícia Federal de Cruzeiro do Sul incinerou quase meia tonelada de maconha que havia sido aprendida de madrugada em operação conjunta da PF, Polícias Civil e Militar e Grupamento Especial de Fronteira (GEFRON).

Geralmente as drogas apreendidas são queimadas ao final dos inquéritos, mas segundo a assessoria de Comunicação da Polícia Federal, a celeridade na incineração foi possível graças à decisão do poder Judiciário e Ministério Público de Cruzeiro do Sul/AC.

A droga foi incinerada em uma cerâmica local sob coordenação do delegado da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, Fabrício Silva, com a presença de representante do Ministério Público.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas