Menu

Após ataques, OAB/AC defende advogados no Caso Jonhliane

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Não se pode confundir o direito de defesa com a prática criminosa em si”, argumenta


A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) se viu obrigada a emitir uma nota pública neste domingo, 16, devido aos ataques que os advogados atuantes na defesa dos envolvidos no atropelamento de Jonhliane Paiva vêm sofrendo desde o acontecido. O criminalista Sanderson Moura defende o principal suspeito de provocar o acidente e morte da mulher. Giliard Souza atua na defesa de Alan Lima, que aparece dirigindo um veículo ao lado da BMW conduzida por Ícaro, numa suposta prática de racha.

Publicidade

Na nota, a OAB/AC diz que todo crime deve ser punido e todo acusado deve ter seu direito de defesa preservado. “Porém, a regular persecução penal não existe sem o direito de defesa pleno, cujo exercício só se dá por meio da figura do advogado, que deve empreender todos os esforços na busca pelo devido processo legal”, explica.


A entidade relata que “não se pode confundir a busca pela preservação do direito de defesa com a prática criminosa em si, como maledicentemente alguns tentam incutir na sociedade”.


O objetivo da nota é ressaltar que quem criminaliza a advocacia não atenta apenas contra um determinado profissional, mas sim contra o estado de direito, que é o direito à Justiça. “A OAB/AC não permitirá que qualquer advogado, seja de defesa ou de acusação, venha a ser vilipendiado ou cerceado em sua atividade, para o que adotará todas as medidas necessárias ao livre exercício profissional”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido