Menu

Pesquisar
Close this search box.

Xapuri tem aumento de óbitos e internações por Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com duas mortes registradas nas últimas 24 horas, em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus, o município de Xapuri chegou a um acumulado de 10 óbitos de um total de 657 casos registrados desde o início da pandemia na cidade, que começou a partir do dia 27 de abril.


A média móvel de novos casos no município nos últimos 7 dias é de 14 confirmações diárias. Nesta quinta-feira, 13, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde acrescentou mais 30 novos casos à estatística municipal. Foram exatos 100 novos casos diagnosticados apenas nos últimos quatro dias.

Anúncios


O aumento no número diário de casos em Xapuri se acentuou a partir do início de agosto afetando de maneira direta o contingente das redes estadual e municipal de saúde. São muitos os afastamentos por contaminação de enfermeiros, técnicos, médicos e outros profissionais da área.


Por conta da situação desconfortável imposta pelos números, na última quarta-feira, 12, a prefeitura se reuniu com representantes de instituições locais, Poder Judiciário, Ministério Público e órgãos da Segurança Pública para debater e traçar um novo plano conjunto de enfrentamento à pandemia no município.


O encaminhamento do encontro foi de que o plano fosse construído até esta sexta-feira, 14, para ser posto em prática já a partir de segunda-feira, 17. A prefeitura manifestou preocupação com o aumento de casos entre as pessoas situadas nos chamados grupos de risco, especialmente os idosos.


Ficou claro na reunião que um dos principais focos da nova estratégia de ação é o comportamento da população que há muito tempo abandonou o isolamento social e as medidas mais importantes de prevenção contra o vírus. A rotina da cidade tem sido marcada por festas clandestinas e aglomerações.


De acordo com o último Boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Xapuri é o quinto município do Acre em incidência de covid-19, com 3.167,2 casos por 100 mil habitantes, atrás apenas de Assis Brasil (5.662,7), Brasiléia (3485,8) , Bujari (3.399,6) e Cruzeiro do Sul (3305,2).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido