Menu

Pesquisar
Close this search box.

Histórica, banda de música Dona Júlia Gonçalves Passarinho é reativada em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dos maiores patrimônios da cultura xapuriense, a banda de música Dona Júlia Gonçalves Passarinho foi reativada na manhã desta sexta-feira, 14, em ato solene realizado pela prefeitura, depois de longos anos de inatividade.


Revitalizada, com a aquisição de instrumentos novos e restauração de sua sede, além de rebatizada como “Banda Escola de Música”, a velha “Dona Júlia” poderá não apenas voltar a animar a cidade, como fez no passado, mas a formar músicos para o futuro.

Anúncios


A histórica e tradicional banda de Xapuri completará 48 anos de fundação no dia 20 de janeiro de 2021. O seu nome homenageia a genitora de um xapuriense ilustre, o ex-senador, ex-ministro da república e ex-governador do estado do Pará, Jarbas Passarinho.


Testemunha fiel dos mais importantes momentos da história da cidade desde que foi criada, no ano de 1973, através de decreto baixado pelo ex-prefeito Édson Dias Dantas, a banda animou gerações e formou grandes músicos acreanos.


Seja nas arquibancadas do velho estádio Góes e Castro, depois transformado em Álvaro Felício Abrahão, seja no coreto da praça Getúlio Vargas, os dobrados da Dona Júlia Gonçalves Passarinho se tornaram parte da identidade xapuriense.


“Tudo novo. Alteramos o nome para Banda Escola de Música. Compramos novos instrumentos, valorizamos os músicos e a história de nossa banda, e ainda revitalizamos a sua sede. Um marco a nossa gestão”, disse Bira Vasconcelos, prefeito da cidade, durante o ato.


Um pouco da história

A banda de música Dona Júlia Gonçalves Passarinho iniciou seus primeiros trabalhos de matrículas e ensaios, contando com 25 músicos e 1 arquivista, sob a regência do saudoso maestro Ruy Francisco de Melo, falecido no dia 6 de dezembro do ano de 1985.



Sua primeira tocata oficial aconteceu no dia 20 de janeiro do ano de 1973, em uma alvorada em louvor ao santo padroeiro de Xapuri, São Sebastião, e ainda no mesmo dia acompanhou a tradicional procissão.


Já no dia 22 de março do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário de Xapuri, a banda foi batizada pelo então vigário da paróquia local, Frei José Carneiro de Lima.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido