Menu

Gladson Cameli e Erick Venâncio recebem títulos de personalidades do ano por relações bilaterais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Gladson Cameli e o presidente da OAB/AC, Erick Venâncio, foram homenageados na tarde desta segunda-feira, 10, no Instituto Sociocultural Brasil-China, em São Paulo, com as honrarias que os colocaram como destaques das relações bilaterais entre Brasil-China.


Enquanto Cameli recebeu a tradicional medalha sino-brasileira Cruzado Mérito Soberana da Ordem Fraterna, Venâncio recebeu o título de Personalidade do Ano nas Relações Bilaterais Brasil-China. O mesmo título também foi dado ao governador do Acre.

Publicidade

Em seu discurso, o governador Gladson Cameli agradeceu o convite e disse estar honrado em celebrar a aproximação entre o estado do Acre e a China, enfatizando que o Acre é o estado do Brasil mais próximo da China pela rodovia Interoceânica.



“Dizem que as diferenças nos enriquecem. E eu não tenho dúvidas disso. Certamente a cultura chinesa tem muito a contribuir e acrescentar ao Brasil e, sobretudo, ao Acre. Partilhamos características semelhantes como a felicidade, o trabalho e o orgulho por histórias. No Acre, além do povo acolhedor, todos os nossos parceiros encontrarão um leque de oportunidades, já que o Acre é a porta de entrada para a toda a região andina com potencial de consumo acima da média nacional”, exemplificou o governador.



A homenagem a advocacia deve-se ao fato de a OAB/AC ter sido uma das precursoras na criação da Coordenadoria das Relações bilaterais Brasil-China, cujo objetivo principal é a aproximação econômica, social, cultural e jurídica no âmbito das relações sinobrasileiras. No Acre, a coordenação terá à frente os advogados Alessandro Calil e Renato Leite, também homenageados na tarde de hoje no IBRACHINA.


A convite do presidente da OAB/AC, e do IBRACHINA, o governador Gladson Cameli participou da solenidade em São Paulo, recebendo a comenda das mãos do presidente do Instituto, Thomas Law.


Na mesma oportunidade, a comunidade chinesa ofertou ao Acre equipamentos de proteção individual para o combate ao coronavírus.


Também presente à solenidade, o deputado federal Alan Rick, que compõe a FrenCOMEX – Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e Investimentos, ressaltou a importância e necessidade do estreitamento das relações entre as duas comunidades, notadamente diante da posição estratégica ocupada pelo Acre no acesso ao Pacífico e ao mercado Chinês.



Sóstenes Marchezine, Vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China do Conselho Federal da OAB, parabenizou a OAB/AC, enaltecendo seu papel de vanguarda em estreitar os laços das comunidades a fim de proporcionar uma efetiva ligação sóciocultural e de negócios entre a China e o Acre.

Publicidade

Prestigiaram ainda do evento o conselheiro Nacional de Justiça Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, que também foi homenageado no ato, o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, o presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk, e o deputado federal Evair Vieira de Melo, Vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados e Presidente da FrenCOMEX.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido