Conecte-se agora

Governo do Acre prepara plano para retorno do funcionalismo público

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que um a cada quatro servidores públicos está trabalhando de casa. Já no setor privado, o percentual é de apenas 8%. Os dados são referentes ao último mês de junho.

Ao todo, são três milhões de pessoas ocupadas no setor público trabalhando remotamente, o que representa 200 mil a mais do que em maio. Na iniciativa privada, são 5,7 milhões de pessoas trabalhando de casa. São 224 mil a menos do que no mês anterior.

A pesquisa mostra também que a maioria das pessoas em trabalho remoto têm de 30 a 39 anos, é mulher, predominantemente da cor branca e com nível superior. De acordo com o levantamento, cerca de 50,7% do total de ocupados no setor público têm potencial para realizar o teletrabalho. Já no setor privado, o quantitativo corresponderia a 18,6%, cerca de 15 milhões de pessoas.

No Acre, o governo do estado declarou que ainda não há uma data definida para a volta dos servidores ao trabalho de forma presencial, mas que o assunto já é objeto de estudo por parte da gestão. “Há um plano de retorno sendo trabalhado pela SEPLAG. Irá para análise do comitê e em seguida será divulgado”, afirmou a porta-voz do governo acreano, Mirla Miranda.

Anúncios

Cotidiano

Funai e Embrapa assinam acordo para apoio técnico ao povo Poyanawa e Yawanawá

Publicado

em

Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) formalizaram nesta terça-feira (29) um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento das cadeias produtivas e conservação da biodiversidade nas Terras Indígenas no Acre, Roraima, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

No Acre são contempladas as Terras Indígenas Rio Gregório e Poyanáwa, que poderão capacitar agricultores indígenas em Sistemas Agroflorestais (SAFs), realizar o levantamento de solos e recursos genéticos locais de uso alimentar e medicinal; oficinas de boas práticas de produção de farinha; mecanismos de conservação de recursos genéticos.

O acordo vai viabilizar a realização de ações conjuntas voltadas para a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas e dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

As ações propostas pelo ACT já haviam sido realizadas de maneira pioneira por algumas unidades regionais da Funai em parceria com unidades da Embrapa.

“Da parte da Embrapa, vamos disponibilizar equipes técnicas, com especialidade em diferentes áreas do conhecimento, as estruturas laboratoriais para promover pesquisas a partir de demandas de cada comunidade, compartilhar conhecimentos e soluções tecnológicas adaptadas à cada realidade, com o objetivo de garantir a segurança alimentar, fortalecer cultura e potencializar as iniciativas produtivas ali encontradas”, explicou Eufran Amaral, chefe-geral da Embrapa Acre.

Com prazo de vigência de cinco anos, e renovação por igual período, o ACT possibilita a adesão de novas unidades da Funai e da Embrapa durante a vigência, com a elaboração de Planos de Trabalho específicos, conforme as demandas dos povos indígenas junto às instituições parceiras.

Continuar lendo

Cotidiano

Homologado resultado do processo seletivo da Educação Escolar Indígena

Publicado

em

Já estão publicadas as respostas aos recursos e homologado o resultado do processo seletivo para contratação temporária de professores da Educação Escolar Indígena. O edital está disponível no Diário Oficial desta quarta, 30.

Os professores contratados irão trabalhar com os anos iniciais ou finais do ensino fundamental e ensino médio pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Os candidatos poderão obter outras informações por meio do telefone (68) 3213-2331 ou ainda pelo do endereço eletrônico concursos.seplag@ac.gov.br.

Continuar lendo

Cotidiano

Viatura do Samu ficará de prontidão na Policlínica do Tucumã a partir desta quinta

Publicado

em

A Policlínica do Tucumã irá contar com socorro imediato e com mais precisão a partir desta quinta-feira, dia 1°, tendo em vista que uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) 192 ficará baseada na unidade.

A viatura de suporte básico ficará em funcionamento 24 horas para atender a necessidade de ampliar o serviço após aumento nas ligações registradas este ano por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Samu resolveu remanejar a ambulância que servia como suporte técnico do para operar em tempo integral no Tucumã. No total, o Samu conta com 30 ambulâncias, sendo quatro de suporte avançado (UTIs móveis) em operação em todo o estado.

Dessas, três destinadas ao transporte de pacientes graves ficam em Rio Branco, o que possibilitou, no último ano, o atendimento de 42.491 ocorrências.

Continuar lendo

Cotidiano

FCCV realiza serviços de manutenção na UBS Geosete Coelho, no bairro Cruzeirinho

Publicado

em

A Fundação FCCV iniciou nesta terça-feira (29) serviços de melhorias e manutenção na Unidade Básica de Saúde (UBS) Geosete Coelho Mariano, no bairro Cruzeirinho, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O objetivo da ação é promover ações de recuperação na estrutura da unidade com o objetivo de garantir melhor atendimento para a população.

Entre os serviços realizados estão manutenção em lâmpadas e bocais, conserto de pias, banheiros e trincos das portas, além de recuperação das calçadas. Também foi realizado um faxinaço com o objetivo combater focos de mosquitos transmissores de doenças e promover uma limpeza geral dos locais.

A expectativa é que os serviços sejam concluídos nesta quarta-feira (30). Estas ações integram o Projeto Saúde em Foco, desenvolvido em parceria entre a FCCV e a Prefeitura com o objetivo melhorar o atendimento à saúde da população de Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas