Menu

Gladson fica sem partido, mas apoia Socorro Neri 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O filme teve o seu roteiro antecipado ontem por este BLOG, em primeira mão, e foi cumprido em todas as cenas ao pé da letra: foi o governador Gladson Cameli chegar a Rio Branco e anunciar que estava fora por tempo indeterminado do PROGRESSISTAS, e que não se filiaria ao PSDB, deixando este assunto para depois da eleição. E que vai apoiar a candidatura da prefeita Socorro Neri sem partido, mas trabalhando para trazer siglas aliadas à sua composição política. Para fugir de um desgaste que era inevitável se tentasse detonar a candidatura do professor Minoru Kinpara (PSDB), a decisão tomada foi perfeita. Já tinha tido no PROGRESSISTAS um confronto desnecessário, ao tentar impor ao partido um apoio à prefeita Socorro Neri e fazer do ex-deputado Ney Amorim (PROGRESSISTAS) o vice da chapa. Ficou então como o BLOG publicou ontem: o PROGRESSISTAS vai de Tião Bocalom a prefeito, e o PSDB de Minoru Kinpara. E fim da confusão. E o Gladson, sem partido, apoiando a Socorro a mais um mandato. Ponto.



SAIU DO VULCÃO


Um ponto é muito benéfico nesta confusão toda: o Gladson foi tirado do centro do vulcão, do disse e não disse, jogou no lixo uma pauta negativa à sua imagem, e pode agora num clima de paz traçar as metas para apoiar quem bem entender em todos os municípios para prefeito.


FUGINDO DO TOM


O que aconteceu no PROGRESSISTAS e no PSDB estava fugindo do perfil do governador, que é o de não se meter em confusão, de não agredir adversário político, estava entrando em discussões que não o levariam a lugar nenhum. Agora é cada qual no seu quadrado político.


REAÇÃO EM CADEIA


Como toda a ação motiva uma reação, ficou acordado entre seus dirigentes que no segundo turno, será formada uma frente partidária para derrotar a prefeita Socorro Neri, caso ela passe do primeiro turno.  A aliança seria formada pelo PSDB-MDB-PSL-PSD-PROGRESSISTAS. O candidato de um destes partidos que for ao segundo turno, teria o apoio dos demais.


UM ALERTA DURO


Por conta desta nova configuração de forças tudo é possível em 20220. O deputado José Bestene (PROGRESSISTAS) foi textual ontem no programa do Itaan Arruda, na TV-GAZETA, que por conta do apoio à prefeita Socorro Neri, o senador Sérgio Petecão (PSD), pode repensar a sua decisão de só disputar o governo se o Gladson não concorrer, e acabar saindo candidato ao governo em 2022, dentro de uma nova formatação política. 


FORA DE TEMPO


Perguntei ontem ao senador Petecão (PSD) sobre a hipótese de por conta deste novo quadro de composição de forças, ser candidato irreversível em 2022. Prudente, não quis comentar, disse que está apenas focado em levar o Tião Bocalom (PROGRESSISTAS) ao segundo turno. 


MÃE DE TODAS AS DISPUTAS


Pelo caldo de cultura que se formou entre os seus aliados com a decisão final do governador Gladson em oficializar o apoio à candidatura da prefeita Socorro Neri, a previsão que se tem é de se terá uma verdadeira guerra no segundo turno, uma espécie de mãe de todas as disputas.


FORTE CANDIDATA


Em qualquer cenário, seja no primeiro ou no segundo turno, a prefeita Socorro será competitiva e uma forte candidata. Tem a seu favor não fazer uma gestão medíocre. 


TENDEM ACOMPANHAR


Há uma tendência de que, dos partidos que estiveram no seu palanque na última eleição, o governador Gladson  levará para apoiar a Socorro Neri, o DEM do deputado federal Alan Rick; e, o SOLIDARIEDADE, da deputada federal Vanda Milani, sem candidatos próprios à PMRB.


A DERROTA DOS FALCÕES


A decisão tomada ontem pelo governador Gladson Cameli de não brigar mais para ficar no PROGRESSISTAS, e nem para entrar no PSDB, foi uma derrota dos falcões do seu governo, que foram seus conselheiros para brigar com o PROGRESSISTAS e queriam vê-lo bisar no PSDB.


VITÓRIA DA CONCILIAÇÃO


A invertida na conduta política de desgaste em cima de desgaste do governo no episódio do PROGRESSISTAS e agora do PSDB, aconteceu com o retorno do Ribamar Trindade à chefia do gabinete civil, como conciliador por natureza, Ribamar convenceu o Gladson a sair do furacão.


SEM BASE CIENTÍFICA


Tenho por linha do BLOG não publicar nenhum tipo de enquete sobre candidaturas a prefeito. Primeiro por este tipo de coleta de informações não ter base científica, e segundo, porque é manipulável. Basta um candidato arregimentar um monte de seguidores e mandar votar nele.


VELHO BOCA SOLTO


Quem mais deve ter comemorado a decisão do governador Gladson é o Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), que agora pode tocar a sua candidatura com a vice Marfisa Galvão (PSD), sem um sobressalto que o seu nome poderia ser retirado a qualquer momento do quadro.


FOCO NA ANTÔNIA LÚCIA


Conversei ontem com o “Velho Lobo”- deputado federal Flaviano Melo (MDB), acerca das  alianças do MDB  para disputar a prefeitura da capital. Um dos caminhos é convencer a ex-deputada federal Antônia Lúcia e seu grupo, a indicar o vice do deputado Roberto Duarte (MDB). Sobre a decisão do Gladson em apoiar a Socorro, citou: “Não entendi! Vamos à luta.”


ÚNICA CHAPA


A única chapa que está completa para disputar a prefeitura da capital é a da coligação PSD-PROGRESSISTAS, que tem Tião Bocalom a prefeito e Marfisa Galvão como sua vice. Minoru Kinpara (PSDB), Roberto Duarte (MDB) e Socorro Neri (PSB) não têm ainda os seus vices.


TEORIZAR NÃO RESOLVE


O ex-prefeito Marcus Alexandre continua longe do jogo político, mesmo sendo uma das maiores lideranças do PT. Almoçar, tomar um vinho na casa do ex-senador Jorge Viana, ficar teorizando sobre a lua cheia, não resolve o problema do PT. Tem que pegar seu candidato à PMRB, deputado Daniel Zen, e ir para a rua. Afinal, goza da simpatia de parte da população.


EM CONSTRUÇÃO


Perguntei ontem ao presidente do PT, Cesário Braga, quem seria o vice do candidato a prefeito Daniel Zen (PT) e, a resposta foi inócua: “estamos em construção”. Espera as alianças.


NADA COMO UM DIA ATRÁS DO OUTRO


Quando coloquei neste espaço de que nem o ex-governador Binho, nem o ex-senador Jorge Viana e, tampouco, o ex-prefeito Angelim, não seriam candidatos à PMRB, a direção do PT se espinhou. Confirmado o que o BLOG colocou a respeito.  Nada como um dia atrás do outro.


DATA MARCADA


O julgamento do recurso do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, contra a cassação do seu mandato está marcado para o próximo dia 10. Se o TRE-AC decidir pela manutenção da sua cassação, morre a sua candidatura à reeleição e terá que procurar um nome para apoiar.


SEM NOME FORTE


A questão básica é que no seu partido, o PROGRESSISTAS, fora o próprio Ilderlei Cordeiro e o deputado Nicolau Júnior – este não quer ir para a disputa – não tem outro nome com a mesma densidade eleitoral de ambos para disputar com chance a prefeitura de Cruzeiro do Sul.


FOCADA NA SAÚDE


Em meio a esta pandemia a senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) já alocou através de suas emendas parlamentares mais de R$ 31 milhões para os sistemas de saúde dos municípios. E tem apenas um ano e meio de mandato. Tem conseguido dar boa visibilidade às suas ações.


SEJA O QUE DEUS QUISER


Não sei em cima de quais critérios a comissão da SESACRE resolveu liberar todas as atividades comerciais. Aliás, este “fechamento” vinha sendo uma grande falácia, porque nem a prefeitura e nem o governo adotaram um fiscalização rígida para evitar burla às proibições dos decretos.


POUCOS SEGUIRAM


A verdade é que, poucos, muitos poucos comerciantes, seguiram à risca o fechamento de algumas atividades comerciais, bastava se andar pela cidade, principalmente, na periferia que tudo estava aberto. O poder público não usou a força coercitiva e virou uma farra de cabaré.


LUGAR CATIVO


O senador Márcio Bittar (MDB) conquistou um lugar cativo na CNN, quando se trata de defender pautas conservadores para a região amazônica, tidas como o terror pela esquerda. Ontem, Bittar voltou a dar uma entrevista e no seu estilo, e se saiu bem, sem desconforto.


PARA NÃO TER PROBLEMAS


Uma medida que o governador Gladson vai ter que tomar se não quiser ter problemas com o seu secretariado durante o período eleitoral é fazer uma reunião com todos é determinar que, o que for flagrado usando o poder para beneficiar candidato será demitido. 


NA MESMA LINHA


Este mesmo tipo de atitude a prefeita Socorro Neri adotou na PMRB, na campanha passada para o governo. É um tipo de determinação que, no mínimo, inibe o crime eleitoral.


FRASE MARCANTE


“O puxa saco aplaude, o idiota vaia, o sensato se cala, o sábio só ouve e se retira” Saul Bezerra.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.