Menu

Pesquisar
Close this search box.

Baixo índice de internações por Covid-19 assegurou avanço do Acre para a Bandeira Amarela

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dentre os sete indicadores analisados para determinar a situação da pandemia da Covid-19 no Acre, o índice de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos são um dos mais importantes. E foi justamente este que permitiu maior confiabilidade para que o Acre avançasse para a Bandeira Amarela (atenção) em relação à contaminação local.


A apresentação da nova classificação de risco, realizada nessa quarta-feira, 5, mostrou que o Estado se encontra numa situação confortável no que diz respeito ao índice de pacientes internados com coronavírus. Conforme o boletim epidemiológico mais recente, as taxas de ocupação em UTI de Covid-19 estão em 44% em todo o Acre. Já as taxas de ocupação de leitos clínicos estão em 42%.

Anúncios


De acordo com o Grupo de Apoio ao Pacto Acre sem Covid, o Acre está numa posição de folga em relação ao atual cenário do sistema de saúde pública, ao atingir uma taxa de internação inferior a 50%. A secretaria de Estado de Saúde (Seacre) também salienta o fato de ter zerado a fila de exames, após chegar a mais de mil amostras em espera de resultado em momento crítico da Bandeira Laranja (alerta).


O governo do Acre comemora a melhora na estrutura assistencial da saúde com a implementação de 90 leitos de UTI e 352 leitos clínicos destinados aos pacientes infectados por Covid-19. Apesar de focar na retomada gradual da economia em meio à pandemia do vírus, Gladson Cameli observou que a população deve se manter atenta aos cuidados de higiene e distanciamento para evitar que o vírus continue com força. “Muitos dos cuidados precisam ser mantidos, como o distanciamento social, uso de máscaras, a limpeza das mãos e a desinfecção de roupas, objetos e alimentos”.


Além da taxa de internação em UTI e leitos clínicos, também são mensurados: isolamento social; notificações por síndrome gripal; novas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave; novos casos por síndrome gripal Covid-19 e novos óbitos por Covid-19


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido