Menu

Acre passa para nível amarelo e restaurantes poderão abrir com capacidade de 50%

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 anunciou na tarde desta quarta-feira, 5, que todo o Acre passa a partir de agora para o nível amarelo da pandemia. Com isso, diversas atividades, como o funcionamento de restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias e similares vão poder voltar a funcionar nesta fase, com capacidade limitada de 50% do número de mesas, garantindo distanciamento mínimo de 2,5 metros entre os clientes.


Os números analisados são referentes ao período de 19 de julho a 1º de agosto. A mudança se deu principalmente pelos avanços na estruturação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, a taxa de ocupação dos 58 leitos em Rio Branco e mais 20 em Cruzeiro do Sul é de 44%. Já os leitos clínicos, a ocupação também é menos da metade, de 42%.

Publicidade

FOTO: MARCOS VICENTTI

Com esses dados, o Acre tem tranquilidade em relação à ocupação, já que o estado esteve próximo de decretar colapso no sistema de saúde. Na semana passada, foram registrados 24 óbitos. Eram casos que não atendiam a determinação do Ministério da Saúde. Eram óbitos dos meses de maio e junho. Ainda existem 53 mortes que estão suspeitas de terem como causa a Covid-19.


Uma comissão, formada de representantes da Sesacre e da Secretaria de Saúde de Rio Branco, vai analisar se as mortes devem ou não ser computadas tendo como causa a pandemia. Outro avanço foi nos exames laboratoriais. O Acre conseguiu zerar os exames que estavam represados no Laboratório Charles Mérieux e reduzir a liberação dos resultados para três a seis horas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido