Menu

Irmão de Chico Mendes está entubado no Into com Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Francisco de Assis Alves Mendes, 58 anos, irmão mais novo do líder sindical Chico Mendes, é um dos pacientes de Covid-19 entubados no hospital de campanha do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), em Rio Branco.

Assis, como é mais conhecido, é diabético, cardíaco e hipertenso, o que torna o seu quadro muito mais delicado. Submetido a tratamento com plasma convalescente, ele necessita de doação de sangue de qualquer tipo.

Anúncio

A família orienta aos interessados em ajudar que procurem o Hemoacre – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre. Os doadores precisam ter testado positivo para o novo coronavírus e estar sem sintomas por mais de 30 dias após a recuperação.

O ac24horas conversou com Deusamar Mendes, cunhada de Assis – ela é viúva de Zuza Mendes, que morreu em 2015 de problemas relacionados à diabetes. Zuza era o segundo mais velho dos 6 irmãos Mendes, mais novo apenas que Chico.

Em 4 de dezembro do ano passado, faleceu Celiza Mendes, de 56 anos, também diabética, uma das duas mulheres entre os irmãos. Os outros dois, Margarida e Lino, vivem, respectivamente, em Porto Velho e Guajará-Mirim, em Rondônia.

Deusamar informou que nas últimas horas foram muitas as pessoas que procuraram o Hemoacre para fazer doação de sangue em favor de Assis. Segundo ela, o médico responsável por ele chegou telefonar para a esposa informando do sucesso da campanha feita pela família e comunicando que o plasma ajudará também a outros pacientes.

“Graças a Deus, ontem fez fila para doar sangue para o Assis. O médico ligou para a esposa dele para agradecer, pois vai ajudar outras pessoas que estão precisando. Muito obrigado a todos que compartilharam. Ele ainda se encontra entubado grave, mas eu creio em Deus que ele vai sair dessa. Deus vai fazer um milagre”, disse.

De acordo com a última atualização do Boletim Informativo da Assistência à Saúde, o Acre tem hoje 246 de pacientes internados, dos quais 160 com resultado positivo para Covid-19. Destes, 51 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 195 em leitos (clínicos, obstétricos ou pediátricos). A média de internação geral dos últimos 7 dias foi de 241 pacientes, observando-se um aumento de 2,1%.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.