Menu

Acre é o único que dispõe boletim com dados gerais dos pacientes

AME474. LIMA (PERÚ), 16/05/2020.- Fotografía fechada el 15 de mayo de 2020 que muestra una zonas habilitadas para tratamiento de pacientes, en la Villa Panamericana, habilitada para alojar a casos positivos de coronavirus, en Lima (Perú). Por fuera son unos edificios más en la masificada Lima, pero dentro albergan el gran centro de aislamiento de COVID-19 en Perú. EFE/ Sergi Rugrand
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre é o único Estado brasileiro que agrega dados gerais sobre idade, raça/cor, comorbidade e sexo nas informações de pacientes acometidos pela Covid-19. De acordo com o artigo “Insuficiência de dados demográficos dificulta controle da pandemia em grupos mais vulneráveis”, de autoria da jornalista Daniela Soares, da Rede Covid19BR, o Amazonas é o 2° Estado em apresentação desses dados.


As análises epidemiológicas sobre o curso de uma pandemia são imprescindíveis para o seu controle. Entretanto, têm faltado informações precisas sobre os casos, óbitos e hospitalizações relacionadas à Covid-19 no Brasil, principalmente relacionadas à raça/cor. Esta é uma das descobertas da nota técnica “Informação sobre gênero, raça/etnia e posição social para o controle da Pandemia de Covid-19 no Brasil”, publicada pela Rede CoVida –base para o artigo de Daniela.

Publicidade

A nota analisa as formas como os dados sobre a Covid-19 vêm sendo produzidos e divulgados pelos Estados, Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde. O documento examina o grau de desagregação das informações oficiais, segundo características sociodemográficas (sexo, raça/etnia, idade, ocupação e escolaridade), e traz recomendações aos gestores de saúde para aprimoramento do processo de produção e divulgação de informações para orientar a tomada de decisões.


A nota aponta ainda que falta um padrão na apresentação dos dados pelos estados e Distrito Federal. Segundo a pesquisa, a maioria deles publica painéis de monitoramento (16), boletins (5), informes epidemiológicos (3) e dados epidemiológicos (1). Em cinco estados, mais de uma forma é usada para apresentar os dados, o que pode resultar em informações diferentes ou complementares.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido