Menu

Pesquisar
Close this search box.

Portes cria auditoria para investigar gestão de Henrique Maciel

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O novo delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Josemar Portes, resolveu instituir uma comissão especial de auditoria interna dentro da PC para investigar atos administrativos do delegado Henrique Maciel, ex-chefe de polícia exonerado na semana passada acusado de praticar “rachadinha’. A portaria que cria a comissão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 29.


De acordo com a publicação, a comissão será presidida pelo agente de polícia civil Rennan Biths, braço direito do delegado e ex-secretário de segurança nos governos do PT, Emylson Farias, e pelos servidores Maria Aparecida Costa e Silva, Nara Júlia de Lima Camelo e Ludiana de Oliveira Nogueira Sales.

Anúncios


Caberá a comissão realizar auditoria fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial da Polícia Civil e verificar a autenticidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais que forem requisitados, além de verificar a regularidade da contratação de bens e serviços porventura prestados à Polícia Civil e também realizar diagnóstico sobre a situação atual da gestão administrativa da Polícia Civil, assessorando o Delegado-Geral quanto às medidas necessárias ao saneamento de eventuais irregularidades. A portaria ainda dá poderes para a comissão requisitar documentos ou informações a qualquer dos setores da gestão da Polícia Civil, bem como de suas unidades administrativas e operacionais, ficando os respectivos responsáveis obrigados a franquear ou fornecer as informações ou documentos porventura requisitados pela Comissão, bem como a franquear o acesso às dependências dos setores correspondentes.


Para garantir a eficácia e efetividade dos trabalhos realizados pela Comissão, o Delegado-Geral da Polícia Civil poderá, de ofício ou a requerimento do presidente, realizar o remanejamento de servidores de quaisquer dos setores sob investigação.


A auditoria tem como justificativa, segundo disponibilizado na portaria, que o início de uma gestão institucional requer a realização de diagnóstico da atual situação financeira, orçamentária, contábil, patrimonial e operacional, bem como da regularidade das contas, contratos e despesas da Polícia Civil, mediante auditoria interna, composta por comissão instituída para especificamente para esse fim.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido