Conecte-se agora

Guia reúne orientações para o retorno às escolas durante a pandemia

Publicado

em

Documento é disponibilizado gratuitamente para todos os públicos

Com a retomada parcial das aulas em alguns municípios brasileiros, professores e pais de alunos demonstram preocupação. Visando orientar na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes durante a pandemia da covid-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, na última semana, o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência

O documento que tem acesso liberado a todos os públicos está dividido em três seções, com orientações para potencializar a busca ativa e enfrentar a crise, e orientações para o acolhimento e o cuidado dentro das escolas, divididos por etapa escolar da educação básica

Dentre os objetivos do guia, está o de ajudar as escolas no seu planejamento de reabertura ou de readequação de ações. “Não há como definir uma data única de volta às aulas presenciais no país, que tem de ser decidida de acordo com a situação epidemiológica de cada estado e município. Mas a preparação das redes escolares para a reabertura de maneira segura deve ser prioridade absoluta em todo o país, assim como a busca ativa de quem não está conseguindo aprender com as escolas fechadas”, afirmou a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, à Agência Brasil.

*Com informações da Agência Brasil 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil.

 

Anúncios

Acre 01

Governador do Acre recebe maior honraria do Corpo de Bombeiros de Rondônia

Publicado

em

Fotos: Sérgio Vale - ac24horas.com

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 5, o governador Gladson Cameli recebeu a maior honraria do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, a Medalha Imperador Dom Pedro II – Grau I – Grã-Cruz, sendo essa a mais alta comanda de ambas as corporações.

Ao lado do vice-governador Major Rocha e dos demais membros da cúpula da Segurança Pública, Cameli recebeu a medalha das mãos do comandante-geral do Corpo de Bombeiro de Rondônia, coronel Demargili da Costa Farias.

De acordo com o mandatário dos bombeiros, a medalha é uma forma de reconhecimento aos serviços prestados a corporação.

O comandante dos Bombeiros do Acre, Carlos Batista também recebeu das mãos do governador a mesma honraria. Os coronéis Charles Santos e Coutinho receberam a honraria grau cavaleiro.

O comandante dos bombeiros de Rondônia recebeu também a medalha Dom Pedro ll, do Corpo de Bombeiros do Acre.

“Me sinto bastante honrado com o reconhecimento. Desde que assumimos o governo, priorizamos a segurança e tivemos todo o carinho com nossos bombeiros e fica muito grato com a honraria e reconhecimento da corporação do nosso Estado irmão, Rondônia”, disse o governador, emocionado.

O comandante Demargil ressaltou o reconhecimento ao trabalho de Cameli. “Eu destaco que hoje é um dia importante, somos Estados Unidos e seremos ainda mais com a ponte do rio Madeira. O governador é merecedor desse reconhecimento. É notório que as corporações do Acre e Rondônia reconhecem isso e nada mais justo de um homem de honra receber a medalha”, disse o chefe dos bombeiros de Rondônia.

Fotos: Sérgio Vale – ac24horas.com

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Cotidiano

Moradores do Quixadá ficam sem energia após árvore cair em rede elétrica

Publicado

em

Moradores de algumas regiões da Estrada do Quixadá, em Rio Branco, ficaram sem energia elétrica por quase 10 horas nessa terça-feira, 4. A interrupção do fornecimento de energia aconteceu pela manhã e, à noite, ainda não havia sido normalizada.

“Meu pai ficou sem energia desde manhã cedo e a gente ligava para a Energisa e eles falavam que já estavam designando uma viatura para arrumar a energia, mas não chegavam”, enviou uma moradora ao ac24horas.

Alguns moradores que possuem comércio na região reclamaram da possibilidade de perde mercadoria por conta do imprevisto. “A conta de luz chega cara e a gente paga, mas na hora de eles fazerem a parte deles eles não fazem”, reclamou a moradora.

O que diz a Energisa

Em ao enviada ao ac24hoas, a distribuidora de energia elétrica Energisa afirmou que a interrupção de energia elétrica no ramal do Limoeiro foi causada pela derrubada de árvores por terceiros sobre a rede de distribuição de energia elétrica.

“As equipes de manutenção foram direcionadas para o atendimento para normalizar o fornecimento de energia elétrica. A necessidade de deslocamento em mais de 50km dentro do ramal, a remoção das árvores e reparo dos estragos causados demanda um tempo maior no reestabelecimento do serviço. A empresa pede desculpas pelos transtornos causados aos seus clientes”, explicou a empresa.

Continuar lendo

Cidades

Novenário de Nossa Senhora da Glória começa hoje em Cruzeiro do Sul de forma inédita

Publicado

em

FOTO: DIVULGAÇÃO

A maior festa religiosa do Acre, realizada há 102 anos em Cruzeiro do Sul, o Novenário de Nossa Senhora da Glória, começa nesta quarta-feira, 5, de forma inédita por causa da pandemia de coronavírus: transmitido pelas redes sociais e rádio da Diocese da cidade. No lugar da procissão, que reúne cerca de 40 mil pessoas, haverá uma carreata com a imagem da santa padroeira da cidade.

A transmissão começa nesta quarta, 5 com celebração às 19 horas na Catedral Nossa Senhora da Glória, liderada pelo bispo Flávio Giovanele, com o vigário Francisco Nepomuceno e o Padre Ronaldo. Após a celebração haverá o hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora da Glória e live com Banda 61 Bis às 21 horas.

As missas e novenas do Novenário começam nesta quinta em três horários: 6h, 9h da manhã, meio-dia e às 15h. Às 19 horas a novena e em seguida Santa Missa. Segundo o bispo Flávio Giovanele, se houver mudança da cidade para a faixa amarela, após nova avaliação da secretaria estadual de Saúde em combate à pandemia da Covid-19, poderá haver atividades com participação presencial dos devotos da Santa padroeira de Cruzeiro do Sul a partir do dia 9, domingo.

“Estamos em um ano especial, então vamos cuidar de uma forma especial do Novenário que está na sua 102.ª edição e será transmitido pelas redes sociais e demais meios de comunicação, de maneira que os fiéis irão participar de casa. Qualquer mudança avisaremos”, afirma.

Mesmo sem a celebração presencial, a igreja estará aberta para orações pessoais durante todo o dia e as confissões podem ser feitas das oito às 11 da manhã. Todos devem usar máscaras e álcool em gel.

O tema deste ano do Novenário é Maria Mãe de Esperança. Além da live de abertura com a Banda de Música do 61 BIS, mais 2 lives estão programadas: uma em homenagem aos pais, no dia 09, e a última no dia e 15 de agosto, encerramento do Novenário. Todas serão transmitidas às 21h.

A cada dia, nas celebrações de 4 novenas, uma categoria será homenageada. No dia 6, profissionais de saúde, no dia 7, militares e profissionais de segurança, no dia 8 os doentes, dia 9 as famílias e pelos pais. Na segunda semana, explica o bispo, haverá outras categorias. “Esse vai ser um Novenário especial por que a pandemia assim exige, mas vai ser também especial pela nossa garra e pelo nosso amor”, conclui o bispo.

Continuar lendo

Na rede

TRE marca julgamento de Ilderlei para a próxima semana

Publicado

em

Está mercada para às 13 horas do próximo dia 10 de agosto a sessão virtual do julgamento do recurso do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, contra a cassação do mandato, determinada pelo juiz Erick Farhat em julho de 2019. Farhat, juiz eleitoral substituto da 4ª Zona de Cruzeiro do Sul, cassou o mandato de Ilderlei, que recorreu da decisão, no exercício do cargo. Agora, caberá ao pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmar ou negar a cassação.

A acusação é de corrupção eleitoral pela tentativa de compra de votos e desistência da candidatura do candidato a vereador Clebisson Silva Freire, do PSDB, durante as eleições de 2016. Toda a ação contou com a presença do então prefeito Vagner Sales, que estava no local e segundo os autos, teria ofertado R$5 mil mais dois empregos para o então candidato a vereador tucano.

O episódio, na sede da secretaria de Assistência Social, reuniu os dois candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul no pleito de novembro deste ano. Ilderlei Cordeiro chegou ao local acompanhando de Fagner Sales, filho de Vagner. Ilderelei repete que confia em Deus e na justiça e espera levar o mandato até o final. “Eu só passei pelo local e o próprio pretenso candidato confirmou isso. Não tentei comprar ninguém”.

Sessão virtual

A sessão será virtual e poderá ser acompanhada por meio da rede mundial de computadores, no canal do TRE-AC no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCufTvCKIKUESDGMTpg6NTKQ. Segundo a juíza Mirla Regina, as sustentações orais, se cabíveis, devem ocorrer por videoconferência, por meio da plataforma Zoom Video Communications.

Está habilitado a realizar sustentação oral por videoconferência o advogado devidamente constituído no processo, obedecidas, quanto à sua habilitação, as mesmas normas aplicáveis à sustentação oral realizada em sessão presencial. O pedido de sustentação oral deverá ser formulado até 24 (vinte e quatro) horas do início da sessão, por meio de petição eletrônica, nos próprios autos do processo a ser julgado, ou, sendo o processo ainda físico, por envio ao e-mail informado pela secretaria do Tribunal.

Nos bastidores do processo, as informações são de que os advogados do prefeito Ilderlei Cordeiro teriam tentado ao máximo protelar o julgamento. Já a defesa de Vagner Sales, mesmo ele sendo acusado de compra de votos, tem feito de tudo para acelerar o julgamento do Pleno do TRE.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas