Conecte-se agora

Feirinhas de bairro retomam atividades em Rio Branco neste sábado com medidas sanitárias

Publicado

em

Após o estado do Acre mudar para a faixa laranja em relação à pandemia da Covid-19, a prefeitura de Rio Branco autorizou a retomada das atividades da Feiras Livres com a comercialização de gêneros alimentícios de produção rural em alguns bairros da capital. No entanto, das 44 feiras de bairro, apenas metade dos feirantes deve voltar às atividades neste final de semana, para evitar maior aglomeração de pessoas.

Foram os próprios produtores e feirantes que selecionaram quem voltaria nesta primeira fase da liberação. Neste sábado, 25, e domingo, 26, metade dos feirantes de duas importantes feiras da cidade: do Polo Geraldo Fleming e bairro Alto Alegre, retomam as atividades.

A prefeitura segue orientando para que os feirantes estejam equipados com máscara, luva, touca, avental e ter em todas as barracas álcool em gel. Além da higienização das frutas, verduras e hortaliças.

As demais feiras deverão voltar aos poucos a partir da próxima semana, como as dos bairros Cidade Nova, Castelo Branco, Vila Betel, entre outros. A retomada das feirinhas de bairro deverá seguir os protocolos sanitários e distanciamento seguro entre as barracas. Além disso, os comerciantes também poderão atender com delivery, drive-thru e pague e leve.

Anúncios

Destaque 4

Pedido de revogação de prisão de Tião Fonseca está nas mãos do desembargador Pedro Ranzi

Publicado

em

O desembargador Pedro Ranzi, do Tribunal de Justiça do Acre, deverá decidir nas próximas horas sobre o Habeas Corpus impetrado pelos advogados Rodrigo Aiache e Keldheky Maia pedindo a revogação da prisão temporária decretada pela 4ª Vara Criminal de Rio Branco que prendeu nesta segunda-feira, 3, o ex-diretor-presidente do Depasa, Tião Fonseca.

“Tivemos acesso aos autos do inquérito e nele não há nenhuma irregularidade que justifique a prisão cautelar. Continuamos afirmando que os requisitos para a prisão temporária não estão preenchidos. Tal ilegalidade está sendo combatida via HC no TJ/AC”, informou a defesa do casal.

A investigação teve início a partir de uma auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado do Acre, que revelou uma série de irregularidades, entre as quais, emissão de empenhos posteriores à emissão de notas fiscais, pagamento em desacordo com as cláusulas contratuais e despacho jurídico e inconsistências na autorização de ordens de serviço e fornecimento de material.

O ac24horas apurou que a prisão temporária tem validade por cinco dias, sendo possível a polícia civil ou o Ministério Público, pedir a prorrogação da detenção de Fonseca que está detido na Delegacia da Baixada da Sobral.

Os advogados informaram que solicitaram junto ao juiz Cloves Augusto, da 4ª Vara Criminal, responsável por autorizar a Operação Policial “Toque de Caixa”, que a esposa de Fonseca, a empresária Delba Nunes Bucar, dona da empresa Bucar Engenharia, a ficar em prisão domiciliar, já que ela está fazendo um tratamento contra um câncer em Brasília.

A empresa é acusada de receber mais de R$ 560 mil de forma irregular. O pagamento teria sido feito por Fonseca logo que ele foi nomeado para comandar a autarquia, segundo investigações da Polícia Civil.

Continuar lendo

Destaque 4

Alan Rick cobra Inep para que edital do Revalida 2020 seja lançado até 11 de agosto

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick (DEM-AC), que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Médicos Brasileiros Formados no Exterior e da Revalidação (FMBR), exigiu um posicionamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) quanto à publicação do edital do Revalida 2020, que mesmo após ofício enviado por ele em 31 de julho deste ano, ainda não recebeu nenhuma resposta concreta sobre a realização das provas, nem sobre o lançamento do cronograma.

“Estamos requerendo uma resposta do Inep quanto à publicação do edital do Revalida 2020. É imprescindível que o órgão e o MEC venham a público informar definitivamente as datas para a realização da prova, pois há somente uma previsão para 11 de outubro”, explica o parlamentar.

Rick quer uma resposta definitiva e urgente do Inep sobre o edital. Inicialmente, foi anunciado pelo MEC que a prova seria aplicada em 11 de outubro deste ano, com o edital previsto para julho de 2020. No entanto, até o momento, não foi lançado o edital.

“O edital deve ser lançado com uma antecedência mínima de 60 dias antes da realização da primeira fase do certame. Neste caso, para mantermos o cronograma inicialmente apresentado, a data máxima para o anúncio do edital seria 11 de agosto de 2020 , daqui a 11 dias”, destaca o deputado.

Ele quer que o edital do Revalida seja lançado o mais rápido possível, “sendo mantido o atual cronograma, com a aplicação da prova na data de 11 de outubro”. Alan Rick solicitou ainda que seja cumprida a Lei n° 13.99, de 18 de dezembro de 2019. A lei determina que o Revalida seja realizado semestralmente, “de forma que seja possível termos um exame de revalidação justo, célere e periódico. O país precisa desse esforço médico imediatamente, não só para lutar contra a pandemia, mas para garantir o acesso à saúde aos municípios mais afastados”, finaliza.

Continuar lendo

Destaque 4

Por causa de tratamento de câncer, advogados de esposa de Fonseca requerem prisão domiciliar

Publicado

em

Dois dos mandados de prisão expedidos em razão da investigação que apura desvios de recursos públicos no Depasa, um não foi cumprido. Se trata do pedido de prisão de Delba Nunes Bucar, sócia da empresa Bucar Engenharia e Metrologia-Eireli, que teria recebido pagamento de mais de meio milhão de reais.

O motivo para não cumprimento do mandado de prisão é que Delba não está no Acre. A esposa de Tião Fonseca, que segue preso em Rio Branco, está em Brasília, em tratamento contra um câncer. A Polícia Civil do Acre já encaminhou o pedido de prisão para a polícia do Distrito Federal e aguarda o cumprimento do mandado.

Como Delba está em tratamento de saúde, seus advogados pedem na justiça que seja concedida o benefício da prisão domiciliar para que a empresária possa continuar fazendo seu tratamento de saúde.

A investigação teve início a partir de uma auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado do Acre, que revelou uma série de irregularidades, entre as quais, emissão de empenhos posteriores à emissão de notas fiscais, pagamento em desacordo com as cláusulas contratuais e despacho jurídico e inconsistências na autorização de ordens de serviço e fornecimento de material.

Continuar lendo

Destaque 4

Rio Branco diminui novos casos de Covid-19, mas eleva número de mortes pela doença

Publicado

em

FOTO: SECOM ACRE

O 14º Informe Epidemiológico da Covid-19 divulgado pela prefeitura de Rio Branco nesta segunda-feira, 3, mostra que a capital acreana reduziu o número de novos casos de infecção do coronavírus no período de uma semana, mas aponta ainda que os casos de mortes subiram nos últimos sete dias.

Conforme os dados coletados, em comparação à semana anterior, Rio Branco reduziu de 393 casos, para 127 a quantidade de novos casos. Já em relação aos óbitos por Covid-19, houve um aumento. Na última semana analisada, 10 pessoas morreram por complicações da doença, enquanto que na semana anterior foram sete pessoas. Nessa segunda, Rio Branco contabiliza 9.147 casos confirmados e 354 óbitos.

O gráfico aponta que as mulheres foram mais acometidas, representando 52% (4.740) e os homens 48% (4.307) das infecções pelo COVID-19.v Dentre os casos confirmados, 1.832 (20%) estão na faixa etária de 50 a 69 anos de idade, 490 (5%) na faixa etária de 70 anos e mais e a maior incidência é na faixa etária de 20 a 49, com 6.378 (71%) casos. Até o momento, os cinco bairros afetados são: Bosque (298), Belo Jardim (293), Floresta (242), Calafate (232) e Vila Acre (226). Já os menos afetados são: Triângulo Velho (42), Defesa Civil (43), Aviário (45), Abrãao Alab (45) e Palheiral (46).

Veja o boletim epidemiológico completo aqui.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas