Menu

Com faixa laranja, RBTrans anuncia volta dos ônibus de forma gradativa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A reclamação da demora dos ônibus que se intensificou ainda mais durante com a pandemia e com os decretos de distanciamento social pode ter um alívio a partir do anúncio do nível laranja na capital acreana.


A Superintendência Municipal de Transportes (RBTrans) anunciou que está criando novas Ordens de Serviço Operacional. Na prática, significa o aumento na frota de ônibus em circulação no transporte coletivo.

Publicidade

De acordo ainda com a RBtrans a volta dos ônibus será de forma gradativa, acompanhando a abertura do comércio e a necessidade do usuário. Informou ainda que as ordens de serviço podem sofrer alterações diariamente, conforme as necessidades forem aparecendo. A superintendência também destacou que devido à pandemia o Sistema Integrado de Transporte Urbano do Município de Rio Branco – Siturb, apresentou uma queda acentuada na demanda de passageiros, chegando a uma diminuição de 90% no primeiro semestre do ano.


“Com isso a oferta de transporte deve se guiar não só pela queda inicial, mas também pelas oscilações, que são responsáveis por influenciar a quantidade de veículos em circulação. Acabamos de passar para a cor laranja, não significa que o isolamento social acabou. De acordo com o decreto, as escolas ainda não voltam a funcionar e o comércio está reabrindo somente com 30% da sua capacidade, mas, devendo seguir todas as medidas de proteção, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento”, destacou Sawana Carvalho, superintendente da RBTrans.


A autarquia garante que os agentes de fiscalização de transportes estão acompanhando in loco se as empresas estão cumprindo as viagens conforme as ordens de serviço. “Devido à pandemia não podemos permitir que os veículos saiam lotados. Caso haja demanda superior à oferta de transporte as Empresas deverão providenciar a imediata entrada de carros em operação e avisar a RBTrans. No entanto, como medida de controle estaremos realizando diariamente o percentual de operações para os ajustes necessários”, disse Carvalho.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido