Menu

Recuperação das vendas no comércio varejista é de 9,8%

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A recuperação do volume de vendas no comércio varejista ampliado foi de 9,8% no Acre conforme divulgado recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar disso, a previsão de retração no volume das vendas no varejo ampliado em 2020 ficou em 9,2%. O assessor técnico do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, informou que no varejo restrito, que exclui os ramos automotivos e de materiais de construção, a projeção de queda também diminuiu para 6,3%.


As estimativas teriam como base os dados positivos da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de maio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Garó explicou que os dados acreanos indicam uma recuperação caso comparado aos meses de março e abril.

Publicidade

“Quando os índices retraíram -22% (março) e -10,3% (em abril). Contudo, no acumulado do ano, o indicador retraiu -11,1% entre janeiro e maio deste ano. Na receita nominal de vendas no comércio varejista, o Acre reagiu apresentando um índice de 7,7%, quando em abril esse índice foi de -9,7%, da mesma forma que no volume nominal de vendas, a receita nominal também acumulou uma retração de -7,9% de janeiro a maio deste ano”, informou.


De acordo com o assessor, tendo em vista que a receita nominal cresceu no mês de maio, no entanto, e considerado o pico da pandemia no Estado do Acre, também verificou-se que, para os meses seguintes, a previsão seria de uma ligeira e pequena recuperação. “No Acre, a opção pelo comércio eletrônico também se faz intensa, indicando haver uma utilização maior das plataformas tendo em vista a impossibilidade, tanto pelo isolamento social quanto pelo fechamento compulsório das empresas, das saídas e compras nos estabelecimentos instalados no Estado”, complementou.


Fonte: Ascom/Fecomércio


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido