Conecte-se agora

Gato atacado por abelhas morre e família ganha novo felino

Publicado

em

Um dos animais atacados por abelhas na manhã desse domingo, 12, na rua Marte, no conjunto Rui Lino, em Rio Branco, não resistiu aos ferimentos e morreu. Além de animais, vários moradores também foram atacados pelo enxame depois que um trator esbarrou numa colmeia. Foi o suficiente para que as abelhas se espalhassem e atacasse as pessoas que circulavam no local, além de gatos e cachorros.

Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros que atendeu a ação, o gatinho foi salvo das abelhas vivo, mas na clínica veterinária foi verificado que ele sofreu sequelas neurológicas e estava bastante debilitado devido a grande quantidade de ferrões com que ele foi ferido.

Após a notícia da morte do bichano, os militares resolveram doar um novo gato para a família que perdeu o animal. “Para amenizar o trauma deles conseguimos um gato para a família porque as crianças não param de chorar a morte do outro felino. Vamos entregar agora à tarde”, disse o porta-voz da instituição, Major Cláudio Falcão.

Pelo menos 10 residências foram atingidas pelo ataque das abelhas. Todas as pessoas que foram picadas procuraram atendimento médico.

Cinco pessoas que estavam em um comércio que fica ao lado de onde começou o ataque foram as mais atingidas. Alguns bombeiros também foram feridos. Os militares isolaram mais de 100 metros de área para controlar a situação.

Anúncios

Acre

Desperdício de água tratada no Acre é o 4º maior do país, diz pesquisa

Publicado

em

A mais recente Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o desperdício de água no Brasil é de 38,9%. Isso quer dizer que a cada 100 litros de água que entram no sistema de distribuição (reservatórios e rede), cerca de 40 litros não chegam ao consumidor final.

No Acre, 60,4% da água tratada não chega ao consumidor final. O desperdício dos acreanos é o 4º maior do país, perdendo apenas para o que se joga fora em Roraima, de 69,3%, e Amazonas, com 66,7% e Amapá, de 62,4%.

Entre as explicações para tamanho desperdício estão os vazamentos nos reservatórios que armazenam a água e durante o processo de distribuição, na própria rede, por exemplo. No entanto, os famosos “gatos” também contribuem para o Índice de Perdas na Distribuição (IDP).

É difícil separar a perda física da água que não chega ao domicílio ou estabelecimento das perdas que a gente chama de aparentes, que são aquelas devido às ligações clandestinas. Ou seja, você tem um desvio da água daquela rede que chega a algum lugar, mas não é contabilizada pelas entidades executoras.

Para se ter uma noção do tamanho do problema, são 16.713.292 metros cúbicos de água desperdiçados por dia, de acordo com o levantamento do IBGE. No Acre, o Depasa está sendo preparado para ser privatizado. Uma concessão público-privada deverá administrar o sistema de água e esgoto do Acre no futuro próximo.

 

Continuar lendo

Acre

Edvaldo critica omissão do governo ao comércio: “não pode ser um ‘guardador’ de livros”

Publicado

em

O deputado Edvaldo Magalhães criticou nesta quarta-feira, 5, no plenário virtual da Assembleia Legislativa do Acre, a falta de respostas claras para com a crise que se instalou no comércio em função da pandemia do novo coronavírus. “Nenhuma proposta foi apresentada pelo governo do Estado para o setor de comércio e serviços”, afirmou o parlamentar do PCdoB.

Segundo Magalhães, esses setores compõem os maiores geradores de emprego no Acre. O parlamentar elencou o panorama que poderia incrementar o fluxo econômico-financeiro antes da pandemia. “De lá para cá o setor amargou prejuízos um em cima do outro”, observou. Há também a questão do fisco estadual, que não atrasou nem um dia sequer as cobranças.

“Não houve também uma única proposta. Faço apelo à equipe econômica do governo, cuja postura não pode ser de guardador de livros”, disse. A postura do planejamento e fazendário deve ser de fomentar da economia, completou.

Continuar lendo

Acre

Governo decreta ponto facultativo na quinta e sexta-feira

Publicado

em

Vem folga prolongada por aí. O governo do estado decretou por meio do Diário Oficial que será ponto facultativo na quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de agosto.

A quinta já seria de descanso, já que que no dia 6 de agosto se comemora o início da Revolução Acreana. Com a ampliação do feriado, os órgãos da administração pública só voltam a funcionar na próxima segunda-feira, dia 10.

O ponto facultativo não se aplica aos atendimentos nas unidades de saúde e no Hospital das Clínicas, incluídos os serviços de Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, Setores de Internação, Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital-Dia.

Continuar lendo

Acre

De olho nas eleições, Marcus Alexandre rasga elogios à Zen

Publicado

em

O ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) usou o seu Instagram na manhã desta quarta-feira, 05, para compartilhar uma visita que recebeu do deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura pelo PT, Daniel Zen.

Na rede social, Marcus destacou a experiência de Zen na gestão pública e o seu currículo vitorioso como Secretário Estadual de Educação, Cultura e Esportes por quatro anos e ex-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, além da sua experiência como deputado na Aleac.

“Hoje tive a honra de receber aqui em casa, bem cedinho, o amigo Dep. Daniel Zen @danielzendoacre, nosso pré-candidato a prefeito de Rio Branco. Uma boa conversa sobre os desafios futuros, a atenção às famílias da nossa cidade e a retomada da economia, agendas de trabalho pós-pandemia do coronavírus”, afirmou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas