Menu

Pesquisar
Close this search box.

Na fase laranja, Ilderlei permite reabertura dos serviços considerados não essenciais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na fase laranja, do pacto “Acre Sem Covid”, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (Progressistas) publicou nesta sexta-feira, 10, decreto nº 236/2020, que trata sobre a reabertura dos serviços considerados não essenciais.


Todas as atividades que são permitidas no decreto deverá o comerciante e o consumidor o uso obrigatório de máscaras. As empresas deverão disponibilizar álcool gel ou pia na entrada do estabelecimento.

Anúncios


No decreto, ficam permitidas ou liberadas as atividades devendo ser observadas as seguintes regras:


Supermercados e material de construção: funcionarão com controle de entrada, limitando a uma pessoa por família, exceto quando for idoso e portador de necessidade especial que necessite de acompanhante.


Empresas do setor de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e similares: funcionarão com 30% de capacidade, limitando a entrada de uma pessoa por família, exceto quando for idoso e portador de necessidade especial que necessite de acompanhante.


Já o setor de serviços escritórios, agências de turismo e similares: funcionará com controle de entrada, limitando a entrada de pessoas. O setor de oficinas, borracharias e similares: funcionará com limitação de atendimento de forma não causar aglomeração.


A construção civil funcionará normalmente sendo obrigatório a disponibilização de pia e ou álcool gel para colaboradores.


O transporte coletivo, táxis, carro de aplicativo e moto táxis deverão limitar o quantitativo aos bancos disponíveis no veículo e realizar limpeza para desinfectar veículo após cada viagem


As igrejas irão funcionar a partir do dia 11 de julho com 30% da capacidade, limitando as pessoas nos bancos garantindo pelo menos 2 metros de distância entre os fiéis.


As academias funcionará com limitação por horário e tempo, a partir de 12 de julho. O tempo máximo de permanência na academia será de 1 hora, na prática de exercícios.


Já o Shopping Copacabana poderá funcionar das 11h às 22h, mas o empreendimento deverá ter controle de entrada e álcool gel. Proibido a permanência de pessoas em passeio. Não será autorizada a abertura da loja de brinquedos infantil. A praça de alimentação será autorizada a permanência de pessoas especificamente no uso de alimentação e 2 metros de distância.


Um dos tradicionais pontos da cidade, o Mercado João Melo será autorizado a funcionar com controle dos clientes nas portas de entrada, das quais devem ser reduzidas para 4 portas. O atendimento por loja será de uma pessoa por vez, devendo o lojista realizar controle das pessoas. Horário de funcionamento das 07h às 15h.


Hotéis e motéis poderão reabrir a partir deste sábado, 11, utilizando os cuidados de higienização. Cumprir todas as normas da vigilância sanitária.


Já restaurantes, lanchonetes, padaria, confeitarias, sorveterias e similares poderão funcionar das 07h às 22h, mas clientes devem ter distância mínima de 2 metros. Os camelôs deverão funcionar mantendo distanciamento de dois metros entre as barracas, e com uso de máscaras nas das barracas.


O prefeito alertou que as empresas que não se adequarem às normas poderão ter o seu alvará de funcionamento cassado, enquanto perdurar o estado de calamidade pública gerado pela Covid-19.

Anúncios


Ilderlei afirmou que os bares e balneários de acesso ao público serão contemplados com a reabertura de suas atividades tão logo a situação de Cruzeiro do Sul, após análise do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, reclassificar para a fase de bandeira “amarela”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido