Conecte-se agora

Período de inscrições para o Sisu do 2º Semestre abre nesta terça-feira, 7

Publicado

em

Vagas do Prouni também foram divulgadas pelo Ministério da Educação

Os estudantes interessados em se candidatar para uma vaga nas universidades federais poderão realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira, 7. Até a próxima sexta-feira, 10, mais de 50 mil vagas em instituições de ensino superior do país estarão disponíveis. Pela primeira vez, o Sisu também vai oferecer vagas na modalidade a distância (EAD).

O Sisu é um programa do governo federal que garante o acesso aos cursos de graduação nas instituições públicas do Brasil. A seleção é feita on-line, através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de edições anteriores. Para ter acesso à vaga, o candidato não pode ter zerado a prova de redação.

Confira abaixo o cronograma do Sisu 2020.2

Abertura das inscrições: 7 de julho

Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)

Divulgação dos resultados: 14 de julho 

Abertura das matrículas: 16 de julho

Encerramento de matrículas: 21 de julho
Período para se inscrever na lista de espera: 14 a 21 de julho (até 23h59)

Consulta de vagas do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) também vai divulgar as vagas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) nesta terça-feira, 7. O Prouni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas.Para concorrer às vagas, o candidato deve obedecer aos critérios de qualificação: desempenho no Enem e avaliação da renda familiar.

Cronograma do Prouni 2020.2

Divulgação das vagas: 7 de julho
Período de inscrições: 14 de julho até 17 de julho
Primeira chamada: 21 de julho
Segunda chamada: 4 de agosto
Lista de espera: 24 de agosto

Inscrições do Fies abrem no dia 21 de julho

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) tem previsão de abertura para o dia 21 de julho. O Fies é uma iniciativa do governo federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas.

Atualmente, o programa possui duas modalidades:

Categoria I – juros zero, direcionada à estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos;

Categoria II – P-Fies, voltada aos estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Calendário do 2º semestre do Fies 2020

Abertura de inscrições: 21 de julho

Encerramento das inscrições: 24 de julho

Resultados: 28 de julho

Período para contratar financiamento: entre 28 e 30 de julho

Pré-seleção da lista de espera: do dia 28 ao dia 31 de julho

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

Anúncios

Cotidiano

Supremo Tribunal Federal mantém decisão de ministro e proíbe cortes no Bolsa Família

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve decisão do ministro Marco Aurélio Mello que proibiu cortes no Bolsa Família. Em março, o ministro havia decidido de forma provisória em favor de sete estados (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), que entraram com uma ação questionando a redução dos repasses da União para o programa.

Na época da decisão preliminar, o Ministério da Cidadania já havia se posicionado informando a suspensão dos bloqueios e cancelamentos do Bolsa Família por 120 dias, além de prever que incluiria mais 1,2 milhão de famílias no programa.

O questionamento dos estados ao STF se deu porque o Governo Federal, de acordo com os governadores, suspendeu 158 mil bolsas do programa em março, das quais 61% foram no Nordeste. Além disso, apontam que, em 2019, os novos benefícios ficaram concentrados no Sul e no Sudeste (cerca de 75%).

Fonte: Brasil 61

Continuar lendo

Destaque 3

Caixa abre 5 agências no Acre neste sábado para pagamento do auxílio e FGTS emergencial

Publicado

em

A CAIXA abrirá 5 agências no Acre neste sábado (08), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. Em todo o país, 770 agências estarão abertas. As pessoas nascidas de janeiro a abril poderão realizar o saque em espécie do Auxílio Emergencial. Já os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro poderão sacar o FGTS Emergencial, conforme calendário criado para evitar aglomerações em agências e unidades lotéricas.

As agências que estarão abertas são as três de Rio Branco, localizadas no Bosque, Centro e Estação Experimental, e as unidades de Brasileia e Cruzeiro do Sul.

A CAIXA reforça que não é preciso madrugar nas filas à espera de atendimento. Todas as pessoas que comparecerem às agências que abrirão neste sábado (8), das 8h às 12h, serão atendidas no mesmo dia. A mesma orientação é válida para o atendimento realizado de segunda a sexta, entre 8h e 14h, em todas as agências do banco.

Pagamento do Auxílio Emergencial:

A partir deste sábado, 3,8 milhões de beneficiários nascidos em abril e mais de 300 mil nascidos de janeiro a abril da nova leva de elegíveis, que tiveram o pedido liberado na última segunda-feira (3), poderão sacar o benefício nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, além de transferir valores para contas da CAIXA ou de outros bancos.

Os ciclos de crédito em conta e saques em espécie seguem até dezembro para o pagamento das cinco parcelas definidas pelo Governo Federal para o público do CadÚnico e para quem se cadastrou pelo App CAIXA | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Saque Emergencial do FGTS:

Também a partir deste sábado (08), os trabalhadores nascidos em fevereiro que tiveram o crédito do Saque Emergencial do FGTS e que não movimentaram a conta Poupança Social Digital ou que tenham saldo remanescente já poderão sacar o benefício em dinheiro. Também será possível transferir os valores, via aplicativo CAIXA Tem, para outra conta, da CAIXA ou de outras instituições financeiras.

Para realizar o saque, é preciso fazer o login no App, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. O código deve ser utilizado nos caixas eletrônicos da CAIXA, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.

Continua disponível ao trabalhador a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.

Continuar lendo

Blog do Crica

Uma campanha sem favorito 

Publicado

em

Dentro da lógica da estrutura que cada um terá na campanha, e até mesmo por não serem novatos em eleição, no chamado pelotão de largada teremos quatro nomes fortes disputando a prefeitura de Rio Branco, entre os onze que já se manifestaram como postulantes ao cargo de prefeito. Um é a prefeita Socorro Neri (PSB), que tem ao seu favor uma boa gestão e o apoio do governador Gladson Cameli. Outro o Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), com um eleitorado cativo, que disputou campanhas majoritárias com a cara e a coragem, por pouco não se elegeu governador, e desta feita tem aliados fortes na capital, como o senador Sérgio Petecão (PSD) e o deputado José Bestene (PROGRESSISTAS). O MDB virá com o deputado Roberto Duarte (MDB), o mais votado para a Assembléia Legislativa, em Rio Branco. E o professor Minoru Kinpara (MDB), que teve excelente votação para o Senado num partido nanico,  neste cenário está num partido estruturado e ancorado no apoio dos irmãos, deputada federal Mara Rocha (PSD) e o vice-governador Major Rocha (PSL). Seria fazer uma ilação apontar um dos quatros com lugar cativo no segundo turno. A campanha para valer começará na segunda metade de setembro, quando estarão definidas as chapas com os seus vices nas convenções municipais. Não tem amador nesta disputa. Esta é uma eleição que poderá ser decidida por detalhes. Não creio em nenhuma zebra fora destes quatro nomes.

EMBORA EXISTAM

Muito embora em campanhas políticas vez por outra as zebras costumam mostrar as caras.

MUITO NATURAL

O senador Petecão (PSD) disse ontem ao BLOG que, caso só um candidato do PSD-MDB-PSDB-PSL chegue ao segundo turno na disputa da prefeitura da capital, uma união entre quem não for para o turno final é tão natural, que não precisa nem ser combinado entre suas lideranças.

NÃO AGRESSÃO

Um pacto de não agressão durante a campanha foi firmado entre os líderes destas siglas.

ESTAVA DEFINIDA

Para o senador Sérgio Petecão (PSD) a candidatura do Tião Bocalom (PROGRESSISTAS) a prefeito de Rio Branco estava definida, mesmo antes do Gladson Cameli se afastar da sigla.

VEM FLECHADA

Corre uma investigação acerca dos números da Covid-19, no Acre. Vem flechada a caminho.

CABEÇA POR CABEÇA

Pesquisa feita por um dos institutos  mais respeitados do estado, para consumo interno do poder, mostrou três candidatos cabeça com cabeça disputando a PMRB.

A EMPATIA DECIDE

Numa disputa majoritária um leque de apoio ajuda muito, mas não é decisivo para eleger um candidato. O que decide na verdade, é a empatia que o candidato conseguirá com o eleitor.

AVISO AOS NAVEGANTES

Ninguém se entusiasme com pesquisa eleitoral neste momento, sem a campanha ter começado, porque boa parte da população não conhece ainda nem os nomes dos candidatos.

NÃO EMPLACOU

Quem não emplacou no PROGRESSISTAS foi o ex-deputado Ney Amorim. Foi lembrado no ardor das discussões como candidato à PMRB, depois a vice, e não conseguiu se viabilizar.

PEDRA CANTADA

Comentário de um experiente político de Cruzeiro do Sul ao BLOG: – caso a cassação do prefeito Ilderlei Cordeiro seja mantida na sessão do TRE-AC da próxima segunda-feira, e for mantido no cargo, mesmo sem puder ser candidato, vai impor o nome do Tio Rudiley Estrela.

NÃO NECESSARIAMENTE

Como o Gladson Cameli se afastou do PROGRESSISTAS, não necessariamente terá que apoiar um candidato que for lançado pelo partido para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul.

JUSTIÇA É JUSTIÇA

Ninguém sabe o que passa pela cabeça de um magistrado de uma corte da justiça, mas pelo que tenho ouvido de advogados da área eleitoral, a cassação do Ilderlei Cordeiro é provável.

CARGA PESADA

Passou da hora de privatizar o DEPASA, uma carga pesada que o governo carrega nos ombros.

O JOGO SERÁ BRUTO

A campanha para a prefeitura da capital será dolorida para os candidatos. Com o fim da importância da imprensa escrita, que tinha uma pauta mais ética, o campo de batalha será nas redes sociais, onde ninguém tem o controle de ninguém. O Facebook é uma terra sem dono. 

PAUTA DE CAMPANHA

O governador Gladson e a prefeita Socorro tiveram a primeira reunião de pauta de campanha.

PRAZO CORRENDO

Até agora não foi escolhido o nome do vice na chapa da prefeita Socorro Neri, mas o prazo está correndo, a escolha terá de ocorrer até 31 deste mês, quando se iniciam as convenções.

DADO NOVO

O PCdoB tem um dado novo na mesa. Com a oficialização do apoio do Gladson Cameli à candidatura da prefeita Socorro Neri, se optar por lhe apoiar, terá o governador de aliado.

PARA CHAMAR DE SUA

Virou moda, cada grupo que tem um candidato a prefeito, monta uma enquete para chamar de sua, manipula os dados e joga nas redes sociais, para induzir falsamente a opinião pública.

GOLPE NA LAVA JATO

Impressionante! Quando se vê ministros da côrte mais alta do país tomando posições que podem implicar no enfraquecimento da lava jato, é de se lembrar a célebre frase do estadista francês De Gaulle: “o Brasil não é um país sério”. E fazem isso sem nenhum pudor.

VIROU RELIGIÃO

O senador Márcio Bittar (MDB) comenta sempre que vai trabalhar para ser o coordenador da candidatura do presidente Jair Bolsonaro, no Acre. O bolsonarismo virou religião para o Bittar.

ÍDOLO DE CABECEIRA

O ídolo de cabeceira do senador Márcio Bittar (MDB) é o ministro da Economia, Paulo Guedes.

MULHERES CHEGANDO

Pelo menos oito mulheres da lista de candidatas a vereadora de Rio Branco são muito competitivas. Seja porque já são vereadoras, ou porque terão boa estrutura de campanha.

NOMES NO FOCO

O PCdoB vai focar em reeleger o vereador Eduardo Farias (PCdoB) e o PT, na reeleição do vereador Rodrigo Forneck (PT). Diga-se: ambos cumprem mandatos participativos.

CAMPANHA NA RUA

Pele movimentação das notícias nas redes sociais os candidatos a prefeito de Rio Branco, Minoru Kinpara (PSDB), Tião Bocalom (PROGRESSISTAS) e Roberto Duarte (MDB), já estão no mundo pedindo votos e amarrando apoios. Esta campanha será uma das mais renhidas.

 MOVIMENTAÇÃO BRECADA

A pandemia brecou a participação presencial do presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo, nas articulações da pré-campanha à prefeitura da capital. Isolado na sua chácara, Flaviano deu carta branca ao candidato à PMRB, Roberto Duarte, para fazer alianças.

PESQUISAS MONITORAM

Flaviano Melo monitora o quadro de cada candidatura do MDB a prefeito nos municípios, através de pesquisas periódicas. Flaviano, sabe ler, como poucos, pesquisas nas entrelinhas.

COMENTÁRIO ABALIZADO

O que torna o presidente Jair Bolsonaro como apto a disputar a reeleição, não é a faixa de 30% que tem no eleitorado, mas por não ter aqui um adversário forte. O comentário, com o qual concordo, foi feito ontem na GLOBO NEWS, pela jornalista Eliane Catanhêde. 

FRASE MARCANTE

“A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem”.  Nelson Rodrigues, jornalista e dramaturgo.  

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia fecha ‘boca de fumo’ e prende traficante com drogas, no Esperança

Publicado

em

Uma ação dos Policiais Militares do Tático, do 1°Batalhão, resultou na prisão um jovem de 23 anos e na apreensão de entorpecentes, na noite desta quinta-feira (6). A prisão aconteceu na rua Maria das Dores, no bairro Esperança, em Rio Branco.

A polícia recebeu uma denúncia de que havia uma casa que estava servindo como ponto de venda de drogas. A guarnição policial se deslocou até ao local e, quando o jovem viu a polícia, ainda tentou fugir, mas foi abordado. Foi feito um vistoria dentro da casa e os policiais encontraram 20 trouxinhas de skunk, 3 tabletes de maconha, 12 trouxinhas de cocaína, 10 gramas de merla, material para embalo da droga, um simulacro, balança de precisão e um caderno com anotações do tráfico de drogas.

Diante dos fatos foi dada foi de prisão e o traficante foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos. A polícia pede a população que ajude no combate ao tráfico de drogas fazendo as denúncias através dos números 180 ou 181.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas