Conecte-se agora

Obedecendo decreto parcialmente, Ilderlei libera comércio e igrejas a partir do dia 11 em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O comércio e as igrejas de Cruzeiro do Sul serão reabertos no próximo sábado, 11, com percentual de 30% de ocupação, regras rígidas de distanciamento e uso de máscaras e álcool para os consumidores e fiéis. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 7, no auditório da Escola Flodoardo Cabral pelo prefeito Ilderlei Cordeiro, em reunião com representantes do Ministério Público, comércio, líderes religiosos, taxistas e outras categorias.

A reabertura será possível, segundo o prefeito, porque além da reclassificação pelo comitê Covid-19, do nível vermelho para o laranja, o Hospital de Campanha de Cruzeiro, será inaugurado no sábado, 10. “O comércio e igrejas deverão seguir as regras de 30 por cento e vamos fiscalizar para que as normas sejam obedecidas e nós possamos avançar na flexibilização”, explica o gestor.

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha, afirmou que o comércio está preparado para atender à todas as regras estabelecidas pelo poder público municipal. “O comércio é o mais interessado em se adequar às regras estabelecidas, seja de distanciamento, percentual e de higiene”, assegurou.

A necessidade da abertura gradual do comércio e demais atividades é ressaltada pelo promotor Ocimar Júnior, que esteve na reunião. “Tudo deve ser feito de forma gradual e segura”, lembra ele.

Igrejas vão reabrir com 30% de uso do espaço

As 5 cidades do Vale do Juruá e Tarauacá, foram desclassificadas do nível vermelho- de emergência, para o laranja – de alerta, o que segundo o Comitê não prevê a reabertura de igrejas, mas o prefeito Ilderlei Cordeiro, autorizou a reabertura das igrejas com percentual de ocupação de 30 por cento do espaço físico das instituições religiosas por considerá-las essenciais. “Considero que as igrejas são essenciais porque são hospitais espirituais para as pessoas”, explica.

As atividades da igreja católica, segundo o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovanele, serão reiniciadas no final de semana seguinte do início da flexibilização , dias 18 e 19. Ele cita que na prática, na Catedral Nossa Senhora da Glória, o percentual de ocupação será de 20%. “Na Catedral são mil lugares, mas só 200 serão ocupadas por temos que intercalar e usar um banco sim e outro não. Isso se aplicará também durante o Novenário de Nossa Senhora da Glória”, explica o bispo.

Anúncios

Cotidiano

Defensoria diz que mensagens tentadoras do Avancard ferem Código do Consumidor

Publicado

em

A nova empresa gestora dos empréstimos consignados dos servidores estaduais do Acre, a Fênix Soft, não terá dias fáceis pela frente.

Depois de duros ataques proferido por vários deputados na Assembleia Legislativa do Acre, a Defensoria Pública do Estado entrou na briga –e viu um motivo diferente para enquadrar a empresa: o uso do telefone para firmar empréstimos, modalidade que segundo o defensor Rodrigo Chaves, fere o Código de Defesa do Consumidor.

“Contratações por meio de ligações telefônicas infringem os princípios norteadores do CDC, pois muitos contratam sem a plena capacidade de conhecimento do que se está contratando e a consequência é o grande acúmulo de processos no Poder Judiciário, bem como o sofrimento do contratante em estar vinculado a prejuízos financeiros, que geram muito estresse e comprometem a sua saúde financeira”, diz Chaves ao recomendar que a Fênix pare de mandar mensagens aos servidores.

Ele observa ainda que “nas contratações de empréstimos consignados feitas por telefone é impossível à instituição financeira cumprir todos os requisitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, o que gera a vantagem, em favor da instituição, em função da idade e saúde do consumidor e consequentemente a invalidade dos contratos firmados por meio telefônico”.

Mensagens tem sido encaminhadas de modo insistente aos funcionários públicos com o seguinte teor: “Servidor inicie o mês com a Avancard, atualizamos o saldo, faça seu saque! Ligue e confira 4003 3924” ou “Servidor o Avancard tem benefícios exclusivos para você! ligue, consulte agora e faca seu saque! 4003 3924”.

Segundo o deputado Edvaldo Magalhães, a margem para uso do Avancard teria sido introduzida de modo fraudulento após a aprovação de uma lei que rege os consignados no Poder Executivo do Estado do Acre.

Com esse ato supostamente fraudulento elevou-se de 35% para 50% a possibilidade de endividamento dos servidores, uma vez que o cartão abre margem de 15%.

A reportagem não localizou meio de contato com a Fênix a não ser para tratar especificamente com servidor. O texto segue aberto às manifestações da empresa ou governo do Estado.

Continuar lendo

Acre 01

Após a cassação de Ilderlei, Bittar diz que Gladson irá apoiar chapa do MDB em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após a cassação da chapa de Ilderlei Cordeiro e do vice Zequinha Lima, ambos do Progressistas, o senador Márcio Bittar (MDB) afirmou que o governador Gladson Cameli (Progressistas) teria garantido apoio a chapa do MDB em Cruzeiro do Sul. O “apoio” foi anunciado em evento que formalizou aliança entre PTB e MDB para disputa a prefeitura de Rio Branco na manhã desta sexta-feira (14).

Segundo o senador, devido a celeuma com o PP, Gladson não poderia “inventar” uma candidatura da noite pro dia. “Se ele deixasse de nos apoiar para inventar uma candidatura da noite pro dia, seria uma birra”, afirmou o senador.

Na quarta-feira, 12, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) cassou os mandatos do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PP) e seu vice Zequinha Lima (PP) por tentar comprar a candidatura de um vereador da cidade durante as eleições de 2016.

A decisão foi unânime e determinou que o gestor e seu vice sejam afastados imediatamente do cargo e que determinou a posse ao presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues (PP), para ocupar o cargo de prefeito até a realização das eleições municipais de novembro deste ano.

Continuar lendo

Acre

Acre tem quase 200 novos casos e mais 2 mortes por Covid-19

Publicado

em

O mais novo boletim parcial da Covid-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) mostra que os registros de novos casos da doença seguem atingindo altos números. Nesta sexta-feira, 14, estão confirmados mais 193 pessoas contaminadas, passando de 22.242 para 22.435, o total no estado.

Mais 2 mortes foram confirmadas, ambas do sexo masculino: 1 de Porto Acre e 1 de Xapuri, com idades entre 64 e 95 anos, fazendo com que o total de óbitos suba de 574 para 576 em todo o estado.

A Sesacre não informou o motivo, mas disse não irá mais divulgar o número de óbitos durante o final de semana. As mortes que acontecerem no sábado e no domingo vão ser informadas no boletim de segunda-feira.

Continuar lendo

Na rede

Promotor de Cruzeiro do Sul quer suspensão de obra sobre igarapé

Publicado

em

Uma obra realizada sobre o Igarapé Boulevard em Cruzeiro do Sul, que ligaria as Avenidas Mâncio Lima e Copacabana, é alvo de ação do Ministério Público estadual. Trata-se de uma passarela para pedestres e estacionamento de clientes. Ocorre que a Promotoria de Justiça Ambiental e Urbanismo do Ministério Público no Juruá instaurou procedimento para averiguar a situação real da obra.

O promotor Iverson Bueno, que esteve no local, solicitou a suspensão do serviço e documentação como alvará de construção e licenças ao proprietário, Antônio Tomé de Melo Junior, que tem uma distribuidora no local com frente para a Avenida Copacabana.

O Ministério Público pede também explicações das Secretarias de Meio Ambiente e Obras da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Conselho Regional de Engenharia e Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC. Solicita que os órgãos façam vistoria da obra para eventual interdição e aplicação das multas administrativas correspondentes.

O promotor conta que na diligência feita pessoalmente por ele nessa quinta-feira, 13, encontrou no local várias irregularidades da construção ” em especial ausência de qualquer autorização dos órgãos municipais competentes, fato que também será apurado bem como a omissão destes órgãos fiscalizadores, infringindo eventuais regras do plano diretor de Cruzeiro do Sul”.

Bueno não aceita o argumento de que obras na Avenida Mâncio Lima sejam de responsabilidade do Estado. “Nem ninguém, nem a prefeitura podem alegar isso já que a avenida está dentro da cidade. Com respeito ao plano diretor da cidade, qualquer obra somente deve ser iniciada execução depois de devidamente autorizada por todos os órgãos, inclusive com licenciamento ambiental nos casos que são exigidos, sob pena de interdição, multa e crime ambiental a depender de cada caso concreto”, disse, ressaltando que o proprietário acolheu de imediato a recomendação de suspensão da obra, feita de forma informal ainda durante a diligência.

O dono da distribuidora, Júnior Melo, disse por telefone que estaria na prefeitura de Cruzeiro do Sul e que em seguida enviaria documentação da obra para o ac24horas. O chefe do escritório do Imac de Cruzeiro do Sul, Levi Bezerra disse que não pode se pronunciar ainda sobre o caso por que não foi notificado pelo Ministério Público. “Até agora não fomos notificados sobre essa situação, fiquei sabendo dessa situação ontem à noite. Recebi a informação de que o proprietário iria ao IMAC hoje”.

Como a cidade está sem prefeito por causa da cassação de Ilderelei Cordeiro pelo Tribunal Regional Eleitoral na última quarta feira, 12, não há secretários municipais para comentar o fato.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas