Conecte-se agora

Acre contabiliza 387 mortos por Covid-19 e 14.112 contaminados

Publicado

em

Sem o resultado dos testes rápidos incluídos no boletim epidemiológico desta sexta-feira, 3, a secretaria de Estado de Saúde divulgou que o Acre teve apenas 64 novos casos de contaminação pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o número total de infectados chegou a 14.112. De ontem para hoje, também foram registradas mais 9 mortes decorrentes da doença, com isso, o total de óbitos agora é de 387.

Os resultados de testes rápidos das últimas 24 horas que não foram incluídos no boletim desta sexta devem constar no boletim deste sábado, dia 4, informou a Sesacre. Das novas mortes ocorridas no estado, 4 pessoas são do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idades entre 52 e 89 anos.

Três vítimas fatais deste boletim são de Rio Branco, 1 de Cruzeiro do Sul, 1 de Plácido de Castro, 1 de Porto Acre, 1 de Mâncio Lima, 1 de Xapuri, e 1 de Feijó. Mais informações sobre os óbitos e outros dados serão divulgadas no boletim completo, a partir das 16 horas.

Anúncios

Acre

Grupo de venezuelanos no Acre está ameaçado de deportação

Publicado

em

Um novo grupo de migrantes cruzou a fronteira do Peru com o Acre e entrou no Brasil no sábado passado, 8 de agosto, e demandou mais uma ação judicial da Defensoria Pública da União contra sua deportação.

Pelo menos 8 venezuelanos, sendo 6 crianças e adolescentes com idades entre 3 e 17 anos, entrou em solo brasileiro atravessando a ponte de Assis Brasil após trilhar vários quilômetros por 15 dias em alguns momentos conseguindo carona desde Lima, Peru.

Em suas declarações à Polícia Federal os migrantes contaram que quando ingressaram pela ponte não foram abordados ou parados por qualquer membro do Exército ou força policial. Pegaram, então, um táxi em Assis Brasil e pagaram R$70 por pessoa até Rio Branco.

“À PF disseram que não foram informadas de nenhum impedimento de entrar no Brasil em decorrência de fechamento das fronteiras, tanto que compareceram hoje, 10/08/2020, na Delegacia de Imigração da Polícia Federal em Rio Branco para regularizar sua situação migratória e, somente nesse momento, souberam do fechamento das fronteiras e de que teriam de ser deportados imediatamente. O grupo, composto por uma mulher com seus dois filhos crianças e outra mulher, com dois filhos, nora e neta, tem por destino final a cidade de Porto Velho”, diz a peça da DPU.

Os defensores Matheus Alves do Nascimento, Gustavo Zortéa da Silva, João Freitas de Castro Chaves e Ana Luisa Zago de Moraes pedem que a Justiça suste a possibilidade de deportação e que o poder público os acolha até que tenham documentação para seguir viagem.

Continuar lendo

Destaque 2

Após queda de 14% na média de mortes por Covid-19, comitê segue pedindo cautela: “é preciso muito cuidado”

Publicado

em

O coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 em Rio Branco, Osvaldo Leal, avaliou nesta segunda-feira, 10, o começo da terceira semana pós-flexibilização das regras sanitárias na capital do Acre. “O cenário é de estabilidade. É preciso muito cuidado”, disse Osvaldo Leal.

A flexibilização em Rio Branco começou no dia 20 de julho com a mudança de vermelho para laranja no nível de risco da Covid-19. No último dia 5, a capital avançou à fase amarela e dezenas de atividades não essenciais puderam ser reabertas ou tiveram a abertura ampliada.

Nesta segunda, a média móvel de mortes no Acre registrou nova queda (-14%) vinte dias depois do início da reabertura econômica. Foram registrados 32 casos e três mortes neste dia 10 de agosto.

Continuar lendo

Cotidiano

Homem é ferido a facada ao tentar separar briga de casal no Centro de Rio Branco

Publicado

em

Vanivaldo Ferreira da Silva, de 39 anos, foi ferido com um golpe de faca em via pública durante uma bebedeira na manhã desta segunda-feira (10). O crime aconteceu em frente ao mercado Elias Mansour, próximo ao Terminal Urbano, no Centro de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Vanivaldo estava bebendo com vários ‘amigos’ quando um casal, que também estava no meio da bebedeira, começou a discutir. A vítima tentou impedir a briga do casal e o agressor, com uma faca, desferiu um golpe que atingiu Vanivaldo no braço esquerdo.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, que prestou os primeiros atendimentos e conduziu a vítima ao pronto-socorro de Rio Branco. Segundo os paramédicos do Samu, o corte atingiu uma artéria do paciente, mas seu estado de saúde é estável.

A Polícia Militar esteve no local, colheu as características do acusado e em seguida fez patrulhamento na região em busca de prendê-lo, mas ele não foi encontrado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Cotidiano

Rio Branco quer iniciar turismo rural em propriedade do Polo Agroflorestal Benfica

Publicado

em

A propriedade de 12 hectares do produtor rural Valdomiro Bento é um caso de sucesso no Polo Agroflorestal Benfica, localizado no bairro Vila Acre, em Rio Branco.

“Eu produzia feno aqui, mas não deu certo. Foi quando recebi um médico veterinário da Universidade Federal do Acre (Ufac) que me desafiou a investir na bacia leiteira. Eu tinha uma caminhonete, vendi e investi tudo em vacas e equipamento para dar suporte”, disse o produtor.

A propriedade de Valdomiro se tornou referência na cadeia leiteira da capital, tanto que ele foi um dos produtores que fez parte das discussões da Prefeitura de Rio Branco para criação e implementação do Plano Municipal da Agricultura Familiar. A prefeitura quer aproveitar a experiência de sucesso para começar a desenvolver o turismo rural na capital acreana.

“Nós estamos nos preparando para investir no Turismo Rural. Essa é uma aposta da prefeita Socorro Neri que acredita no potencial dos nossos produtores. O Valdomiro tem aqui uma experiência de sucesso, pois além de ter uma excelente produção de leite e derivados, ele desenvolve o manejo sustentável da atividade”, explicou o secretário Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), Paulo Braña.

Atualmente, são produzidos 100 litros de leite por dia. Ele tem 22 vacas e cada uma produz em média 6,5 litros, sendo que a média do estado é 3,8. “Aqui nós ajudamos a alimentação dos animais, ajudamos no controle leiteiro, com pesagem, avaliação técnica, de forma que temos o histórico de todos os animais”, explicou o médico veterinário, da Ufac, Eduardo Mitke.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os animais comem uma mistura do capim napiê com ureia, que representa proteína e energia. O curral é limpo, silencioso e proporciona aos animais um ambiente tranquilo para ordenha, fator que é muito importante na produção do leite. Os bezerros e as vacas só tomam água de poço semiartesiano, com captação de reservas mais profundas e de melhor qualidade.

Valdomiro também produz cerca de 10 queijos por semana, todos já com venda garantida. Além disso, Valdomiro reaproveitou dois hectares de terra e plantou macaxeira.

“A ideia é que as famílias possam vir aqui, tomar um café da manhã regional, com produtos diretos da fazenda, possam ter a oportunidade saber como é feita a ordenha, como são produzidos os queijos, e possam ter um contato maior com a natureza. É isso que nós queremos proporcionar. Além disso, poderá ser mais uma fonte de renda para o produtor”, enfatizou Braña.

O turismo rural já é uma realidade no Brasil, principalmente no Sul do país, onde todos os anos milhares de turistas visitam polos produtores de uva para fabricação de vinho, principalmente.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas