Conecte-se agora

Mailza e pastores destacam ao governador o papel das igrejas durante a pandemia

Publicado

em

Pastores evangélicos do Acre por meio da senadora Mailza Gomes (Progressistas-Acre) conversaram nesta quarta-feira, 01, com o governador do estado, Gladson Cameli, sobre a pandemia do coronavírus na região, destacaram o papel das igrejas neste momento e também pediram uma análise técnica para reabertura das igrejas evangélicas. A reunião aconteceu por meio de videoconferência e teve a presença de várias lideranças religiosas. Na semana passada, a senadora defendeu a reabertura dos templos religiosos seguindo todas as recomendações sanitárias.

Durante a reunião virtual, a senadora Mailza e os pastores destacaram que neste momento de pandemia é importante que as igrejas deem suporte aos fiéis num momento em que cresce o número de depressão e problemas ligados ao isolamento social, como demonstrou um levantamento realizado nos estados brasileiros feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com o hospital New Haven, da universidade norte-americana Yale, uma das mais prestigiadas do mundo; de acordo com a pesquisa os casos de depressão aumentaram 90% no intervalo de pouco menos de mês, ‘em meio às medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus’. “O intuito da reabertura dos templos é para salvar vida. Somos Pró-Vida”, destacaram os pastores.

Para o governador Cameli, é preciso encontrar uma solução para que os templos religiosos reabram no Acre, e que nesta quinta-feira,02, vai se reunir com a área técnica para estudar a possibilidade de mudança no decreto e realizar a flexibilização da reabertura das igrejas seguindo os critérios definidos pela OMS para combater à Covid-19. Segundo o último censo do IBGE, a capital do Acre é a mais evangélica do país.

Anúncios

Cidades

Prefeitura de Sena Madureira inicia recuperação de ruas no bairro Eugênio Areal

Publicado

em

A secretaria de Obras da prefeitura de Sena Madureira começou nesta segunda-feira, 2, a dar prosseguimento ao projeto de recuperação e revitalização de ruas na cidade. Desta vez, o bairro contemplado é o Eugênio Areal. A ação é uma determinação do prefeito Mazinho Serafim (MDB). Nessa primeira fase, receberão os serviços as ruas: Abacaxi, Travessa Maria Francisco e a Travessa Cupuaçu.

De acordo com o gestor da secretaria de Obra, o secretário municipal Édson Cameli, os serviços começaram com a terraplanagem, colocação de bueiros e drenagens. “Posteriormente será feita a pavimentação com asfalto. Essa é mais uma etapa do Cronograma de Obras, previsto para esse verão, que visa beneficiar os moradores dos mais diversos bairros do nosso município”, afirma.

Outras ruas e bairros também serão beneficiados ainda neste verão, segundo o prefeito Mazinho. A ordem é que os trabalhos avancem cada vez mais, melhorando a qualidade de vida da população e o tráfego nas ruas do município.

Sena Madureira tem se tornado referência em relação às obras. A atuação do Poder Público Municipal em várias frentes de serviços na cidade, sobretudo nesse período de estiagem, tem possibilitado um trabalho mais eficaz e ágil.

Continuar lendo

Cidades

“Antes só tinha nome de ramal”, diz morador após prefeitura de Brasiléia concluir 1ª etapa do ramal do km 59

Publicado

em

Após mais de 50 dias de trabalhos intensos, equipe determinada e grande logística de obras no ramal do quilômetro 59 tem sua primeira etapa concluída. Já são mais de 60 quilômetros beneficiados que antecedem a ponte sobre o rio Xapuri. 

Trabalho realizado pela Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria de Obras que realizaram limpeza, piçarramento nos pontos críticos e patrolamento da via. Sendo 38 km no ramal principal e outros 22 no ramal da Pinda, indo até às margens do rio. 

Morador desde criança do ramal da Pinda o produtor José Rodrigues, fala sobre a obra, “antes era um ramal que só tinha nome de ramal. Agora está bem melhor, o ramal está bem feito”, diz o morador.

Mais à frente, quase no final da via, o morador, José Marçal, desabafa após ver os benefícios no ramal. “Antigamente, eu cansei de fazer montantes de produtos a beira do ramal e não ter carro para escoar o produto. Agora tô achando que vai ter condições da gente trabalhar”, relata Marçal.

Trabalho realizado com recursos próprios, torna melhor a acessibilidade dos moradores e transporte dos produtos. A obra muda a realidade dos moradores e produtores da região.

“Estamos chegando no final do km 59, e nosso piçarramento chegando na ponte do rio Xapuri. Atravessamos os tratores para o outro lado do rio para dar seguimento nas obras”, destaca o secretário de Obras, Francisco Lima.

Construção da Ponte

Ao mesmo tempo que as obras avançam na recuperação do ramal, outra equipe da gestão trabalha há mais de dois meses na construção da nova ponte sobre o rio Xapuri.

A obra avança cada dia mais, com apoio do Bate Estaca do Governo do Acre. Mais de 50% da obra já está concluída, faltando apenas três colunas e o assoalhamento.

Continuar lendo

Cidades

Prefeitura de Cruzeiro do Sul alerta a população sobre combate a dengue

Publicado

em

O arrastão de educação e saúde tem como principal intuito conscientizar para eliminação de possíveis criadouros do mosquito

A prefeitura de Cruzeiro do Sul por meio do Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 3, o arrastão de educação e saúde de combate e prevenção a dengue. As equipes estão visitando cada residência, dialogando e vistoriando possíveis criadouros da doença. O Prefeito Ilderlei Cordeiro junto com a Secretária Municipal de Saúde realizam a abertura da ação junto com os agentes que vão atuar diretamente no combate.

Através de um estudo epidemiológico, foram destacados os bairros que estão com maior índice de casos, por isso é importante que todos estejam verificando seus quintais, como endossou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

“Nossas ações não tem parado, mas precisamos da ajuda da população, porque nossos agentes estão fazendo sua parte, mas precisamos também da parceria da população. Para nós é triste saber que mesmo nessa época os números não são tão favoráveis, por isso além da ação constante das nossas equipes é essencial a ajuda de toda sociedade”, disse.

Por meio do cronograma, nos próximos dias as equipes da saúde estarão passando por outros bairros como Cruzeirinho, Formoso, Cruzeirão, Arthur Maia e Cohab. Após a visita dos agentes, as equipes de limpeza também vão realizar a retirada de entulhos.

A secretária municipal de Saúde Juliana Pereira explicou que o vírus foi registrado pela primeira vez em Cruzeiro do Sul em 2014, com registro de mais de 20 mil pessoas infectadas. Durante o ano de 2019, o Município teve um outro surto, porém com todas as ações integradas os números foram reduzidos, e esse ano mesmo com o Coronavírus, o cuidado e prevenção quanto a dengue estão sendo desenvolvidas.

“Estamos sempre tentando prevenir, por isso precisamos unir forças da prefeitura e também da população, nessa única ação que é combater a dengue. A mesma ação que usamos no ano passado, quando conseguimos evitar uma epidemia como em 2014, começam a ser desenvolvidas a partir de hoje”, pontou a secretária de saúde.

Marlis da Costa, moradora do bairro, contou que essa ação é fundamental e demonstra o cuidado referente saúde das pessoas e que todos tem que fazer sua parte para combater à dengue. “Eles passam constantemente aqui, verificam o quintal, olham se está tudo limpo, sem água acumulada. Eu considero muito importante, porque mesmo que eu esteja fazendo tudo certo, algum vizinho pode não fazer do mesmo jeito”, iterou a moradora.

O supervisor das ações endêmicas, Pedro Madson, enfatizou que o mutirão é uma forma de intensificar as ações já realizadas rotineiramente pelas equipes. “Já fazemos rotineiramente esse tipo de serviço, pedindo que cuidem de seus quintais, dos depósitos de água, e já ajuda bastante”, falou.

A saúde orienta que as pessoas devem sempre procurar as unidades de básicas, caso sintam qualquer sintoma da dengue. A gerente de atenção básica, Maria Fernanda, enfatizou que o atendimento médico é soberano nessas situações.

“Orientamos a população que ao apresentar algum dos sintomas, como febre, dor no corpo, dor ao redor dos olhos, mancha no corpo, deve procurar uma unidade, pois a avaliação clínica e médica é muito importante. A avaliação dos sintomas faz o médico diferenciar o que se trata, então pode solicitar o hemograma, que indicará algum sinal de alarme”, finalizou.

Continuar lendo

Cidades

Hospital de Mâncio Lima recebe respirador portátil da Secretaria de Saúde

Publicado

em

Com a interiorização da Covid-19 o desafio do governo é desafogar as unidades de saúde que concentram o maior número de pacientes como é o caso de Rio Branco na região do Baixo e Alto Acre e Cruzeiro do Sul que recebe os pacientes do Juruá.

Para que isso aconteça é necessário equipar as unidades de saúde no interior. É o que acontece em Mâncio Lima, onde nesta segunda-feira, 3, o Hospital Dr. Abel Pinheiro recebeu um respirador portátil.

O equipamento serve, caso seja necessário, para a transferência de pacientes com Covid-19 para o Hospital Regional do Juruá, referência no tratamento da doença na região.

A Coordenação Regional de Saúde do Juruá encaminhou esse equipamento para unidades hospitalares de Tarauacá, Feijó, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A coordenadora da Regional de Saúde do Juruá, Catiana da Silva, disse que toda a regional já recebeu este equipamento que auxilia no atendimento e na transferência de pacientes dos municípios para o Hospital Regional do Juruá.

“Com a entrega para o Hospital Dr. Abel já conseguimos atender praticamente todas as unidades hospitalares com ventilação mecânica para transporte móvel. O governador tem feito um esforço enorme para que em poucos dias possamos disponibilizar o mesmo aparelho para o único município que ainda não atendemos, Rodrigues Alves”, enfatizou.

Além da entrega do respirador, a Coordenadora de Saúde do Juruá, Raquel Batista, aproveitou a visita a Mâncio Lima para vistoriar as obras de reforma e ampliação do hospital que estão em pleno andamento. Vale ressaltar que o bloco B foi totalmente ampliado e deverá ficar pronto nos 30 dias. Após a construção do bloco B iniciará a reforma do bloco A com previsão para término em dezembro.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas