Menu

Com comércio parcialmente aberto, Xapuri decidirá nesta terça se prolonga isolamento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com mais 11 casos de covid-19 confirmados nesta segunda-feira, 29, atingindo 236 no total, com 4 mortes causadas por complicações da doença, Xapuri deverá editar nas próximas horas um novo decreto tratando das próximas medidas relacionadas à pandemia do novo coronavírus.


Com o objetivo de ouvir sugestões da população, a prefeitura realizou uma audiência pública virtual, ainda na tarde da segunda-feira. Na reunião, foram discutidos os efeitos das medidas tomadas até agora e as possíveis novas ações para depois do período de isolamento em vigor, que expira nesta terça-feira, 30.

Publicidade

Na prática, as novas medidas não mudarão muita coisa. Basta uma rápida passagem pelo pequeno comércio local para se notar que quase todos os estabelecimentos estão funcionando, seja normalmente, seja à “meia porta”, com exceção dos restaurantes e lanchonetes, essas últimas atendendo por serviço de “delivery”.


Outra constatação fácil em Xapuri é a de que o isolamento foi quase que completamente esquecido. A movimentação pelas ruas da cidade acontece de maneira normal e a uso de máscaras faciais, obrigatório por decreto em espaços públicos, não tem sido seguido à risca e muito menos tem havido fiscalização.


Na pista de pouso da cidade, usada nos fins de tarde pela população para a prática de caminhadas, são poucas as pessoas que praticam a atividade física fazendo o uso das máscaras. O município prevê multa de R$ 100 para o descumprimento, que podem majoradas 50% nos casos de reincidência.


A respeito da curva de contaminação no município, o enfermeiro-coordenador da Unidade de Referência à Covid-19 em Xapuri, Francisco Andrade, acredita que o pior já passou, apesar do registro dos 11 novos casos desta segunda-feira. Segundo ele, o número alto foi consequência do chamado represamento de exames nos laboratórios Mérieux e Lacen.


“Há muitos exames retidos, à espera de resultados, que hoje totalizam 44. Nos casos positivos de ontem, há exames que foram coletados na segunda-feira da semana passada. Tivemos um pico de 25 casos no último dia 10 de junho e depois disso houve uma queda, principalmente na demanda por testes rápidos. Até o movimento na unidade está bem menor”, explicou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido