Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rejeição atropela filho e deputado Antônio Pedro anuncia esposa à prefeitura de Xapuri pelo PP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Antônio Pedro (DEM) anunciou na manhã desta quarta-feira, 24, na sessão remota da Assembleia Legislativa, que sua esposa, Carla Veloso Tavares, funcionária do Tribunal de Justiça do Acre, será candidata à prefeitura de Xapuri, na eleição deste ano, pelo partido do governador Gladson Cameli (Progressistas).


A notícia deve reacender as discussões acerca da conjuntura eleitoral no município, que arrefeceu após a chegada da pandemia de covid-19 ao Acre. No entanto, mais relevante do que o anúncio da entrada do nome da mulher do deputado democrata na disputa local é a confirmação de que o filho do parlamentar, Aílson Mendonça, não reeditará a candidatura à prefeitura.

Anúncios


Mendonça foi derrotado, nas eleições passadas, pelo atual prefeito, Ubiracy Vasconcelos, mas teve uma votação considerada muito boa. Com 3.061 votos (32,87%), ele ficou atrás de Vasconcelos, que teve 3.854 (41,39%), por uma diferença de 793 votos. Saiu da eleição com densidade eleitoral para, em 2020, novamente ser candidato com chances reais de eleição.


No entanto, a eleição do governador Gladson Cameli não fez bem para a família Mendonça no campo político. A concentração dos principais cargos comissionados do governo no município, em detrimento de partidos aliados, como o MDB, do pré-candidato Carlos Venícius, começou a jogar por terra a pretensão do jovem empresário em ser prefeito de seu município.


Sem acordo para a unificação de uma chapa da oposição em Xapuri, o pré-candidato do MDB se estabeleceu como o principal nome para dualizar com o atual prefeito, apontado como favorito em diferentes levantamentos internos, ao passo que Aílson mergulhou em um altíssimo nível de recusa ao seu nome, como indicam as mesmas consultas de consumo interno às quais a reportagem teve acesso.


Por mais que o deputado tenha afirmado em seu pronunciamento que a razão da desistência do filho é motivada pela necessidade de se dedicar às suas empresas, é patente que o real motivo não é esse, mas o entendimento, baseado em leitura serena da atual conjuntura, de que a sua pré-candidatura, que sequer chegou a ser lançada oficialmente, foi atropelada por um caminhão chamado rejeição.


Concretizando-se, a pré-candidatura de Carla Veloso comprovará também que as conversas ocorridas recentemente no sentido de haver uma coalizão entre Dem, PSD e MDB não surtiram qualquer efeito. O vereador Gessi Capelão, recém-chegado ao partido do senador Sérgio Petecão, têm mantido o seu nome como uma das três opções da posição no município.


Com o PP entrando na jogada por meio da esposa de Antônio Pedro, resta saber para onde vai pender o fiel da balança chamado Gladson Cameli, que já vive uma crise com o seu partido por conta do declarado à reeleição de Socorro Neri, na capital. Aparenta que as emoções no campo eleitoral não aguardarão o fim da pandemia para se fazerem presentes no cenário acreano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido