Conecte-se agora

Samu explica porque não atendeu a chamado de grávida em Brasiléia

Publicado

em

O ac24horas divulgou em primeira mão, neste domingo, 21, um vídeo que mostra policiais militares do 5º Batalhão do Alto Acre socorrendo um bebê momentos após o nascimento, que ocorreu em casa, depois de, segundo a mãe, não ter tido o chamado por uma ambulância atendido quando entrou em trabalho de parto.

O caso aconteceu no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia, onde uma guarnição da PM foi acionada, quando passava nas proximidades da residência onde a criança nasceu. Segundo a major Ana Cássia, comandante do batalhão, o bebê já havia nascido quando os policiais chegaram.

Na guarnição estava um policial militar que é acadêmico de medicina, segundo as informações que a reportagem apurou. É ele quem aparece no vídeo fazendo os procedimentos para cortar o cordão umbilical. Mãe e filho, que são indígenas da etnia Jaminawa, foram levados para o hospital de Brasiléia e passam bem.

Informado do ocorrido pela reportagem, o diretor estadual do Samu, o médico Pedro Pascoal afirmou que a única razão pela qual o chamado da grávida poderia não ter sido atendido seria a ausência da única ambulância disponível no município, que havia se deslocado para Rio Branco, na mesma manhã, com um paciente em estado grave.

A hipótese levantada pelo médico foi confirmada pela técnica do Samu em Brasiléia, Luzinete dos Santos, que telefonou para o ac24horas e disse que o chamado não foi recebido porque não havia ninguém na base do serviço no município, pois a equipe havia se deslocado para a capital por volta das 8h30 da manhã, segundo a informação adiantada pelo diretor.

Luzinete explicou que nos fins de semana são os próprios socorristas que atendem os telefonemas. Nos dias úteis, as chamadas para o 192 são atendidas por funcionários do hospital. Quando conversava com a reportagem, por volta das 19 horas deste domingo, a técnica e sua equipe haviam acabado de chegar de Rio Branco e já estavam de saída novamente, com outro paciente.

Nos últimos dias, as duas cidades da fronteira com a Bolívia, Brasiléia e Epitaciolândia, estão sendo atendidas por apenas uma ambulância do Samu. A do primeiro município passa por manutenção. O diretor Pedro Pascoal adiantou que até o fim deste mês de junho, anunciará novidades sobre o melhoramento do Serviço Móvel de Urgência na regional do Alto Acre.

A polêmica do transporte intermunicipal de pacientes

Em entrevista concedida à rádio Aldeia FM de Xapuri no dia 30 de janeiro deste ano, o médico Pedro Pascoal afirmou que as unidades do Samu não deveriam fazer o transporte intermunicipal de pacientes. Ele classificou essa situação como um desvio de finalidade que ocasiona dois problemas sérios: o desgaste precoce dos veículos e o desguarnecimento da cidade pela cobertura de uma unidade de atendimento.

Pedro Pascoal disse também que em 2019 foram feitas 245 transferências de pacientes de Xapuri para Rio Branco. De Brasiléia foram 495 translados de pacientes para o Pronto Socorro da capital. Ele explicou que esses deslocamentos das unidades do Samu poderiam ser evitados se as prefeituras assumirem a sua função e adquirissem as ambulâncias de transporte do tipo A para fazer a transferência de pacientes.

O diretor estadual do Samu asseverou que o Ministério da Saúde orienta, por meio da Portaria 2.214, os municípios a fazerem essas aquisições, restando apenas a boa vontade dos gestores municipais para fazê-lo. À época, o secretário municipal de saúde de Xapuri, Wagner Menezes, se contrapôs a afirmação do médico.

“Pacientes que estão hospitalizados e precisam de transferência para a capital são de responsabilidade do estado. Não é responsabilidade nossa lidar com pacientes de média e alta complexidade, uma vez que se trata, nesses casos, de pessoas que estão em estado grave, inclusive com risco de morte”, disse.

Em Nota Técnica, o Ministério da Saúde diz que que a aquisição dos veículos de que trata a portaria citada pelo médico se destinam, conforme definição apresentada pela própria normativa, para o transporte de pacientes que não apresentem risco de vida.

Anúncios

Acre

Saúde do Acre deixa de emitir boletins aos sábados e domingos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) anunciou nesta sexta-feira (14) que a lista de mortes por Covid-19 passará a ser divulgada de segunda-feira a sexta-feira.

“Os óbitos do final de semana serão informados no boletim de segunda-feira”, anunciou a Sesacre, que não apresentou os motivos que levaram a essa decisão.

O Acre, até o momento, registra 54.246 notificações de infecção pelo coronavírus, sendo que 31.772 casos foram descartados. Ainda, 39 testes de RT-PCR seguem aguardando análise nos laboratórios Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e Charles Mérieux. Pelo menos 15.505 pessoas já receberam alta médica da Covid-19, enquanto 157 seguem hospitalizados.

Continuar lendo

Acre

Bittar diz que Gladson irá apoiar chapa do MDB em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após a cassação da chapa de Ilderlei Cordeiro e do vice Zequinha Lima, ambos do Progressistas, o senador Márcio Bittar (MDB) afirmou que o governador Gladson Cameli (Progressistas) teria garantido apoio a chapa do MDB em Cruzeiro do Sul. O “apoio” foi anunciado em evento que formalizou aliança entre PTB e MDB para disputa a prefeitura de Rio Branco na manhã desta sexta-feira (14).

Segundo o senador, devido a celeuma com o PP, Gladson não poderia “inventar” uma candidatura da noite pro dia. “Se ele deixasse de nos apoiar para inventar uma candidatura da noite pro dia, seria uma birra”, afirmou o senador.

Na quarta-feira, 12, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) cassou os mandatos do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PP) e seu vice Zequinha Lima (PP) por tentar comprar a candidatura de um vereador da cidade durante as eleições de 2016.

A decisão foi unânime e determinou que o gestor e seu vice sejam afastados imediatamente do cargo e que determinou a posse ao presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues (PP), para ocupar o cargo de prefeito até a realização das eleições municipais de novembro deste ano.

Continuar lendo

Acre

Acre tem quase 200 novos casos e mais 2 mortes por Covid-19

Publicado

em

O mais novo boletim parcial da Covid-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) mostra que os registros de novos casos da doença seguem atingindo altos números. Nesta sexta-feira, 14, estão confirmados mais 193 pessoas contaminadas, passando de 22.242 para 22.435, o total no estado.

Mais 2 mortes foram confirmadas, ambas do sexo masculino: 1 de Porto Acre e 1 de Xapuri, com idades entre 64 e 95 anos, fazendo com que o total de óbitos suba de 574 para 576 em todo o estado.

A Sesacre não informou o motivo, mas disse não irá mais divulgar o número de óbitos durante o final de semana. As mortes que acontecerem no sábado e no domingo vão ser informadas no boletim de segunda-feira.

Continuar lendo

Acre

PTB oficializa apoio a pré-candidatura de Duarte à prefeitura

Publicado

em

Na sede do MDB, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) oficializou apoio a pré-candidatura do deputado estadual Roberto Duarte à Prefeitura de Rio Branco. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, e contou com a presença da presidente estadual do PTB, Charlene Lima, do senador Márcio Bittar e do vereador Emerson Jarude, ambos do MDB.

Antes isolado, agora, Roberto Duarte caminha com os trabalhistas e aproveitou para rasgar elogios ao PTB e a cúpula do MDB por montar pré-candidaturas a prefeitos e vereadores dos 22 municípios do Acre.

“O PTB é um partido bem organizado e, é uma honra podermos caminhar ao lado desse partido. O PTB tem uma chapa competitiva e tem tempo de televisão! É uma alegria ter um partido que se alinha ao presidente Jair Bolsonaro na nossa aliança”, pontuou.

“Quero dizer a vocês que a nossa pré-candidatura foi um convite do MDB, após nossa desenvoltura no mandato de deputado e vereador. Conversei com a família, eleitores e amigos, e depois de ouvir todos, aceitei esse desafio dessa pré-candidatura”, afirmou.

A presidente do PTB, Charlene Lima, afirmou que a união dos dois partidos é uma aliança antiga e reforçou o fato do PTB apoiar um candidato não favorito, ao lembrar do apoio a candidatura de senador Márcio Bittar nas eleições de 2018.

“Estamos começando uma caminhada que em nada será fácil, principalmente, para nós! Acreditamos que possamos contribuir para que nossa população tenha dias melhores. Apostamos no projeto do senador Bittar e, agora, apostaremos na sua pré-candidatura. Aqui em Rio Branco iremos com você (Roberto) até o final. Temos 15 pré-candidatos que estão aqui, os outros não puderam vir porque estão trabalhando. É uma questão de tempo para estarmos todos do seu lado”, afirmou.

“Estive analisando o seu mandato e tive mais certeza que você tem buscado aproximação com a população e conhece as necessidades do nosso povo carente. Aqui, eu tenho certeza que vai funcionar e vai dar certo. Precisamos sair daqui, acreditando que já deu certo”, destacou.

Em sua fala, Bittar se diz honrado e orgulhoso com aliança PTB e MDB. Ele aproveitou para externar sua gratidão por Charlene e sua família.

“Minha gratidão a você Charlene e a sua família pelo o que fizeram por mim na campanha. O único partido que resistiu e que ficou do meu lado foi o PTB da Charlene, mesmo numa situação difícil, ela não me negou legenda. É uma felicidade muito grande ser seu amigo, e eu fico muito honrado com essa aliança do PTB com MDB”.

Bittar defendeu que Roberto Duarte é o mais preparado para assumir a Prefeitura de Rio Branco e que sua candidatura representa a continuidade no combate às ideologias e forma de governar do PT.

“A candidatura de Roberto tem um sabor diferente: primeiro porque o Roberto tá preparado para esse desafio. O Roberto tem um conhecimento da cidade e isso é necessário para assumir Rio Branco. O desafio do próximo prefeito é levar água e esgoto de qualidade. Além disso é preciso acabar com essa política que tá querendo transformar crianças em militantes políticos. Estamos com jovens entrando na faculdade com analfabetismo funcional e onde que isso começa? Lá na alfabetização! O Roberto tá preparado para assumir a educação municipal e fazer com que as nossas crianças tenham uma educação infantil muito melhor do que essa de hoje”, defendeu.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas