Menu

Governo do Acre institucionaliza ensino à distância com programa “Escola em Casa”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre lançou na manhã desta segunda-feira, 22, o programa “Escola em Casa”. O projeto consiste no fornecimento de Educação Básica gratuita com videoaulas, audioaulas, e acesso a plataforma digital para alcançar todos os alunos do estado do Acre, durante o período da pandemia. A solenidade de lançamento ocorreu por meio de uma live na página do governo do Acre no facebook e contou com a presença do secretário de Educação, Mauro Sérgio, a Secretário de Comunicação, Silvânia Pinheiro, e tendo a mediação do jornalista Jairo Carioca.


O gestor da educação, Mauro Sérgio, afirmou que o governo do Acre cumpre o famoso principio da educação brasileira que é a equidade. “Estamos dando um passo importante. Nós vivemos um momento de exceção. Queremos mostrar para os alunos que os professores, diretores e técnicos estão com eles mesmo em casa. Queremos que nossos alunos recebam um material muito rico, muito profundo. O que nós queremos é atingir a todos os mais de 150 mil alunos por meio de uma programa de governo”, disse o secretário reforçando que esse método valerá enquanto os efeitos da pandemia de covid-19 persistirem.

Publicidade

Para Silvânia, a comunicação com o aluno é um pilar da universalização do direito a ser bem informado e educado. “Se o governo pretende alcançar mais pessoas, ele precisa investir no mundo digital. Vejo isso como um importante passo inovador e histórico. Estamos fazenda a diferença na vida de milhares de estudantes”, disse.


A transmissão das aulas serão feitas pelo canal Amazon Sat e rádios Aldeia e Difusora Acreana, além da plataforma educ.see.ac.gov.br, com o objetivo de alcançar os estudantes nos locais mais longínquos do estado. Em Cruzeiro do Sul, as audioaulas serão transmitas também pela rádio FM Verdes Florestas 95,7, uma parceria da SEE com a Diocese.


As três ferramentas reforçarão as atividades remotas desenvolvidas pelas escolas desde o mês de abril e têm como base o currículo único utilizado na rede de ensino do estado.


As aulas são produzidas por professores da rede estadual de ensino com conteúdos atualizados e avaliações qualitativas. Quanto às avaliações somativas, serão feitas no retorno das aulas presenciais.


As videoaulas serão direcionadas para os estudantes que moram em áreas urbanas e têm possibilidade de acesso à internet, enquanto as audioaulas, veiculadas pelas rádios, têm como público-alvo alunos da zona rural.


Os canais do Amazon Sat no estado são os seguintes: Assis Brasil – canal 6, Brasileia – canal 12, Cruzeiro do Sul – canal 19, Feijó – canal 13, Mâncio Lima – canal 7, Manoel Urbano – canal 10, Rio Branco – canal 31.1, Senador Guiomard – canal 31.1 Tarauacá – canal 22, Xapuri – canal 3 e Sena Madureira – canal 25.


A programação na TV terá duração de três horas pela manhã das 8 horas as 11 horas e duas horas e meia pela tarde, das 14 horas as 16h30min. Já as rádios transmitirão as aulas nos três turnos, duas horas por turno.


Os alunos que por algum motivo, não conseguiram assistir as vídeoaulas, poderão ter acesso ao material veiculado na TV por meio da plataforma https://www.educ.see.ac.gov.br/ logo em seguida a sua exibição.


As equipes gestoras e os professores estão sendo orientados a assistirem às videoaulas e ouvirem as audioaulas, para terem conhecimento do material disponibilizado aos estudantes.


A SEE preparou um cronograma com os horários das aulas para as turmas tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio.

Publicidade

Acesse aqui os horários das exibições das vídeoaulas e das audioaulas.


Assista ao vídeo:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido