Menu

Começa no Acre 3ª etapa da pesquisa de velocidade de contágio da Covid-19

Teste da vacina contra a doença de coronavírus (COVID-19) na Tailândia
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Começou neste domingo (21) e vai até terça-feira (23) a 3ª fase da pesquisa nacional e dos testes rápidos de Covid-19 em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A pesquisa é realizada pela Universidade Federal de Pelotas e o Ibope.


Para o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos.

Publicidade

Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local.


Até a 2ª etapa, 1.000 acreanos foram testados e o resultados mostram que a doença continua avançando no Estado com milhares de acreanos apresentando anticorpos do vírus.


O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR) é o maior levantamento populacional do mundo a estimar a prevalência de Covid-19. A segunda etapa da pesquisa apresentou evidências inéditas sobre a velocidade de expansão do coronavírus em dezenas de cidades do País.


“É fundamental que a população aceite participar da pesquisa. Em cada cidade, por exemplo, é preciso realizar pelo menos duzentos testes, para que possamos apresentar estimativas sobre a real dimensão da Covid-19. Além de contribuir com o esforço coletivo de enfrentamento da pandemia, o participante tem a oportunidade de realizar o exame e saber o resultado na hora”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, integrante da coordenação do estudo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido