Menu

Cidades do Juruá receberão recursos para melhoria de ramais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O investimento do governo do Estado para a recuperação dos ramais do Acre este ano é de R$ 10 milhões. As prefeituras deverão estar com as prestações de contas em dia para receber recursos e trabalhar nas vias vicinais.


Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que têm as maiores malhas viárias do Estado, receberão valores específicos ainda não divulgados. Para cidades de difícil acesso como Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, serão destinados R$ 500 mil além de investimentos extras nos aeródromos – pistas de pouso e decolagem dos aviões.

Publicidade

O restante do dinheiro será rateado entre os demais municípios de acordo com a proporcionalidade populacional.


Em Cruzeiro do Sul são 595 quilômetros de ramais e o Departamento de Estradas e Rodagens  (Deracre) tem 14 equipamentos para trabalhar. O governo adquire 109 novos equipamentos e parte deve ir para o município, mas uma das empresas participantes da licitação recorreu à justiça e nem todas serão entregues de imediato. As máquinas novas só devem chegar ao Juruá, segundo o gerente do Deracre de Cruzeiro do Sul, em 40 a 50 dias.


O presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Cruzeiro do Sul, Francisco Chagas Rodrigues, disse que no ano passado foi feito apenas o serviço de terraplanagem em cerca de 200 quilômetros de ramais e que é necessário abrir as vias rurais. “Este ano a situação é bem pior e é necessário abrir ramais e fazer e melhorar pontes. Só terraplanagem não resolverá o problema”, afirma a liderança rural, citando que menos de 5 patrulhas completas não resolve o problema.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido