Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sesacre rebate Neném Almeida e diz que denúncia não tem “nenhum fundamento”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As declarações do deputado Neném Almeida (sem partido) na manhã desta terça-feira, 16, dando conta que existe um grupo que dentro da secretaria de saúde que realiza cirurgias em troca de favores políticos visando as eleições, desencadeou uma nota pública da Sesacre na tarde de hoje.


No comunicado, o Complexo Regulador Estadual da Secretaria de Saúde esclarece que são sem nenhum fundamento as denúncias do deputado quanto à realização de cirurgias eletivas e informa ainda que a Secretaria acatou recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) orientando a suspensão das cirurgias eletivas, como medida de segurança para pacientes e profissionais de saúde e diante do alto risco de contaminação pela Covid-19.

Anúncios


“A Sesacre ressalta também que as cirurgias de urgência nunca deixaram de ser realizadas. Elas dizem respeito a pacientes em fase aguda que dão entrada nas unidades de urgência do estado. Outras cirurgias que também não foram interrompidas são aquelas relativas a traumas e a pacientes oncológicos, que requerem cuidados emergenciais”, aponta trecho do esclarecimento.


A nota enfatiza que a Secretaria de Estado de Saúde do Acre poderá disponibilizar, tanto para o deputado Neném Almeida, quanto para a sociedade em geral, o mapa cirúrgico que é produzido com base na fila de pacientes originários da Central de Cirurgias, se assim requisitarem e enfatiza que estabelece como critérios únicos para que as pessoas sejam colocadas na fila aqueles que são clínicos, e, portanto, restritos à classificação médica, sem promover quaisquer topos de privilégios a quem quer que seja.


“Por fim, informa que o Complexo Regulador Estadual, responsável pela Central de Regulação de Cirurgias, é o órgão responsável que atua sob orientações técnicas e princípios do Sistema Único de Saúde, com transparência em seus processos e merecedor do respeito do parlamentar que o ataca de forma tão vil e desnecessária”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido