Menu

Ufac diz que Disque Coronavírus apenas orienta pessoas conforme protocolo do Estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após críticas de diversos moradores ao atendimento online do Disque Coronavírus, a Universidade Federal do Acre (Ufac) emitiu uma nota de esclarecimento informando que o serviço não se trata de uma teleconsulta, mas “de um tira-dúvidas, orientando as pessoas conforme o protocolo amplamente discutido pela classe médica e validado pelos órgãos representativos e gestores do Estado”, afirma a instituição.


O Disque Coronavírus é um projeto de extensão realizado em parceria com o Núcleo Telessaúde Acre neste período de pandemia da Covid-19. “Os alunos respondem dúvidas sobre coronavírus e, em caso de sintomas, orientam quanto à gravidade, risco e qual é o fluxo mais adequado”.

Publicidade

Para a Ufac, esse é um serviço altamente importante, sendo uma das primeiras respostas das instituições para o enfrentamento à pandemia. “Já atendeu a mais de sete mil ligações. Tem contribuído de maneira importante no enfrentamento desta pandemia, com o esforço voluntário de professores e alunos”, destaca.


Entenda


Uma denúncia feita por usuários do Disque Coronavírus aponta para falta de garantia no tratamento sugerido pelos atendentes, internos de Medicina do último ano, supervisionados por professores. Pessoas afirmam que a superlotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser decorrente da falta de tratamento ideal contra o vírus. “Estão receitando somente dipirona para um paciente que, clinicamente, claramente está com Covid-19. E, pior, a recomendação é “só procure as unidades de saúde em caso de falta de ar””, escreveu um dos reclamantes.


Na conversa em questão, o atendente orienta o uso apenas de dipirona ou paracetamol, uma vez que o possível paciente só apresentava febre e tosse. “O tratamento inicial para Covid-19 é feito com uso de medicamentos sintomáticos, então ele pode tomar no momento dipirona ou paracetamol se dor e febre”, sugeriu um profissional da área, ressaltando a importância da hidratação, alimentação e isolamento de 14 dias.


A pessoa que procurou o serviço questionou a orientação ao final da conversa: “muito eficiente sua ajuda, essas indicações aí até leio sabe”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido